Como o branding tornará sua empresa uma líder no mercado?

20 de janeiro de 2023 Escrito por Diego Dias
Como o branding tornará sua empresa uma líder no mercado? - Socialmaker

O branding pode parecer um conceito novo, mas o que poucos sabem é que já na Idade Média acontecia a aplicação dessa técnica. Conhecido também como gestão de marca, ele é um processo fundamental para conseguir definir e manter a identidade de uma empresa.

Qual o significado de branding?

Branding é uma estratégia que ajuda a tornar a marca mais desejada no mercado e pelo público geral. Dessa forma, ele é um processo que busca mostrar positivamente a empresa, mas para isso envolve ações ligadas aos:

  • valores;
  • identidade;
  • cultura.

Para lembrar de uma marca é necessário que a estratégia gere um valor, crie conexões, bem como um posicionamento. Todos esses fatores dentro da gestão ajudam na hora de um cliente comprar ou não o serviço ou produto de uma organização.

Uma marca bem pensada, planejada e executada é potencializada dentro do mercado de negócios e para o consumidor. Assim, a sua gestão deve usar todos os recursos de branding para transformar a marca em um sucesso.

Branding: A imagem mostra uma pessoa criando estratégias de conteúdo em folha de papéis.

Várias ferramentas são usadas para criar o branding de uma empresa. Foto de domínio público em Pxhere.

Como fazer a gestão de marca?

Para fazer uma boa gestão de marca, é necessário então boas práticas, como fazer pesquisas de mercado, criar uma identidade visual e ter um bom marketing de conteúdo.

Todos esses recursos ajudam a fortalecer o nome da empresa, assim a torna uma referência e inspiração no assunto diante do mercado, além do público.

Os tipos de branding

Existem vários tipos de branding e cada um tem uma estratégia própria para conseguir atingir diferentes públicos dentro do mercado, por exemplo:

  • pessoal;
  • online;
  • de produto;
  • offline;
  • serviço;
  • de varejo;
  • corporativo;
  • sazonal;
  • cultural.

Por que investir em branding?

Empresas que investem em um bom branding se destacam na mente do público que desejam atingir. Além disso, aquelas que investem na estratégia conseguem trabalhar de forma mais integrada e direcionada nos mesmos objetivos.

Uma boa gestão de marca se torna um tipo de cartão de visita da empresa, ou seja, é uma porta de entrada. Isso faz com que novos clientes e outras marcas se interessem pelo produto ou serviço que é oferecido e a coloque no topo de preferências nas vendas online.

Branding: A imagem mostra pessoas usando smartphones

Ganhe destaque na mente do seu público-alvo com um branding de qualidade. Imagem de rawpixel.com no Pxhere

O momento certo para investir em gestão de marca

Não existe uma hora certa para começar a investir em um negócio, já que aplicar dinheiro e tempo na gestão de marca deve acontecer desde o início. Assim que uma empresa é criada, já se torna uma marca no mundo corporativo, portanto é necessário ser bem gerida.

Qual o valor da gestão de marca?

Os custos para um projeto de gestão de marca, de fato, podem variar com a complexidade da proposta. De acordo com a Tabela Referencial de Valores da ADEGRAF, a Associação dos Designers Gráficos, é possível encontrar valores entre R$ 3.200 a R$ 48.200.

Esses custos mudam com o tamanho da empresa e com a descrição do projeto a ser executado. Por fim, a criação de identidade visual, a elaboração de diagnósticos e a criação de campanhas são exemplos de propostas com valores diferentes entre si.