Como o marketing de conteúdo pode ajudar o seu e-commerce?

18 de setembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Como o marketing de conteúdo pode ajudar o seu e-commerce? - Socialmaker

O marketing de conteúdo é uma boa forma de trazer o público ao seu e-commerce e pode ajudar de modo direto no seu faturamento. Assim, você pode aplicar no seu negócio, então confira dicas de como fazer da forma certa, para ter bons resultados em curto prazo.

O que é Marketing de conteúdo para e-commerce?

Esta é uma tática de marketing que pode ajudar o seu negócio por meio de técnicas simples. Dessa forma, traz pontos a favor da sua loja virtual, e você pode usar como meio de aumentar os lucros.

De modo geral, o custo para produzir valor por meio de posts é muito baixo. Portanto, investir no content marketing pode ser muito bom para a sua marca e para criar vínculo com as pessoas.

Prós do content marketing

A tática em si é muito boa para os pequenos negócios, pois é fácil de aparecer com ela. Com isso, basta usar um pouco de conhecimento nas redes para competir com com grandes marcas, além de:

  • Aumentar o tráfego;
  • Gerar brand awareness;
  • Educar o público.

Vale também destacar que esta forma de trabalhar pode ser usada em redes sociais. Além disso, em alguns casos é fácil de integrar com elas, para trazer mais pessoas para o seu site.

mulher loira de cabelo curto sentada em frente a um monitor com uma matéria jornalística sendo exposta na tela dele

Foto: O marketing de conteúdo atrai clientes para seu e-commerce e aumenta a conversão

Como ele impacta?

Usar o marketing de conteúdo traz um impacto muito bom ao seu e-commerce. Por isso, veja na lista a seguir mais algumas formas de melhorar a experiência do seu cliente na sua loja virtual:

  • Crie um canal de contato;
  • Use linguagem fácil, mas não informal.

É preciso ter cuidado para não abordar o seu público de uma forma que o afaste. Assim, você pode fazer uma parceria com alguém que saiba como fazer o serviço da maneira certa.

Vale lembrar que esta é uma das formas do Inbound Marketing. Dessa forma, torna os seus produtos mais visíveis, além de ter como foco principal os seguintes passos do funil de vendas:

  • Atrair;
  • Gerar interesse;
  • Converter.

Há também mais vantagens do content marketing como a relação com o público e a sua presença na mente deles. Desse modo, usar essas táticas pode levar a sua logo a outro nível.

Como divulgar?

O próprio fato de criar conteúdo de valor já ajuda a divulgar o seu e-commerce. Mas, caso prefira, você pode fazer links nos stories das suas redes ou aproveitar grupos ou listas de transmissão.

Posso usar para vender?

Você pode e deve usar o marketing de conteúdo no e-commerce para as vendas. Portanto, use a favor do seu negócio o fato do texto criar o desejo pelo produto e os exponha à quem procura.

É ideal também usar algumas frases de persuasão para melhorar a conversão. No entanto, não force muito a pressão, pois o melhor texto é o que não parece ter um apelo para as vendas.

Como vender mais com o marketing de conteúdo?

Use imagens no meio do texto e crie legendas com frases de efeito para atrair. Além disso, misture dados sobre o item ao longo do conteúdo, mas analise detalhes antes de postar, como:

  • Tamanho;
  • Erros de escrita.

Também crie alguns links ao longo do material, que leve o cliente ao produto que ele lê sobre. Com isso, você aumenta ainda mais a sua taxa de conversão, o que mantém o seu e-commerce vivo.

O marketing de conteúdo aumenta o tráfego?

Criar conteúdos para e-commerce traz sim mais tráfego de pessoas para o seu site. Portanto, deixe o seu ambiente pronto e o mais atrativo possível, de acordo com o tipo de produto que você vende.

Vale lembrar que não é só o fato de postar dados na sua loja online que vai trazer os leads. Desse modo, é preciso seguir alguns padrões para que o buscador entregue o seu material.

Como o marketing de conteúdo atrai o público?

O marketing de conteúdo no e-commerce atrai os clientes a partir da busca que estes vão fazer. Dessa forma, trabalhe o tema ao longo do texto e crie um padrão de perguntas e respostas, pois esta é uma das melhores formas de aparecer.

Use técnicas de SEO para ajudar seu e-commerce

Esta dica é sobre um conjunto de técnicas que vão melhorar a sua posição nos resultados. Assim, criar frases pequenas e com palavras-chave bem definidas vão levar o público ao seu produto.

Como criar posts de valor para ajudar sua loja?

Sempre busque sobre o que você quer vender e veja como esclarecer tudo sobre ele no seu texto. Com isso, é mais fácil criar conteúdo de valor, basta seu material atender todos os pontos sobre o assunto.

Outro detalhe que merece uma atenção especial é não criar links externos que vão cobrir a página do seu site. Desse modo, use sempre a opção de abrir esses possíveis atalhos em outra aba.

Faça o marketing de conteúdo para o seu público

É preciso conhecer bem o seu público alvo, para adequar a sua linguagem e seu tráfego. Mas, é ideal que você defina uma persona e trabalhe uma identidade visual, para ajudar nas vendas, além de:

  • Analisar as métricas;
  • Planejar ofertas;
  • Criar um cronograma de conteúdos para e-commerce.

Você pode usar alguns sites que permitam agendar as postagens, caso prefira. Assim, ainda ajuda o seu site a estar sempre atualizado, e isso traz mais e mais leads e mais atenção.

Deixe a sua marca forte com marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo ajuda na fidelização das pessoas à sua marca. Então, você usa ao seu favor o fato das pessoas optarem por comprar de empresas que já conhecem, pois isso as deixa mais seguras.

Mais vantagens

Há mais vantagens do marketing de conteúdo para a sua loja virtual, como a rapidez para compartilhar um dado. Desse modo, você ainda conta com a divulgação de cliente para cliente.

homem sentado de frente para um notebook com vários gráficos na tela

Foto: O Marketing de conteúdo é uma tática de baixo custo mas que ajuda no crescimento

Crie um FAQ

Esta é uma dica de ouro para quem precisa usar o marketing de conteúdo na loja virtual, porque é uma das maiores carências da internet. Portanto, use este quadro de perguntas frequentes para ajudar em pontos, como:

  • Entrega de resultados;
  • Atrair mais pessoas ainda;
  • Vender, mas a partir dos textos.

A maioria das pessoas pesquisa dúvidas na internet antes de comprar o produto ou contratar um serviço. Dessa forma, preencher essa lacuna ajuda de modo direto nos lucros da sua empresa.