Whatsapp Business mensagem automática: essa é mesmo uma técnica eficiente?

18 de outubro de 2022 Escrito por Diego Dias
Whatsapp Business mensagem automática: essa é mesmo uma técnica eficiente? - Socialmaker

Descubra como configurar o Whatsapp Business mensagem automática e entenda porque você deve usar este recurso no seu aplicativo. Além disso, veja alguns detalhes que vão fazer toda a diferença na hora de atender seu cliente para alavancar o seu negócio.

O que é o Whatsapp Business mensagem automática?

Este é um dos recursos do Whatsapp Business que vão te ajudar a vender ainda mais. Isso porque nele é possível incluir algumas mensagens automáticas para guiar o início dos atendimentos.

Quais são os recursos do Whatsapp Business mensagem automática?

Há algumas funções no aplicativo que vão ajudar no seu contato com o cliente. Então, veja a seguir quais são os recursos que irão auxiliar na hora de usar o seu Whatsapp para vendas:

  • Mensagens automáticas;
  • Catálogo online;
  • Horário que a empresa abre e fecha.

Vale destacar que é preciso inserir os dados da sua empresa antes de usar qualquer recurso. No entanto, você também pode divulgar este canal de contato em suas outras redes sociais para ter mais contatos.

Como funciona?

O Whatsapp Business mensagem automática dispara respostas em texto para o contato do cliente. Desse modo, é possível incluir alguns tipos de contato, como você pode ver a seguir:

  • Saudações;
  • Mensagens de ausência.

Estas mensagens serão exibidas em algumas situações. Da mesma forma, é você quem controla as respostas automáticas no Whatsapp, como os dias da semana que elas serão entregues.

Mão de pessoa com smartphone selecionando o aplicativo do whatsapp;

Legenda: Whatsapp Business mensagem automática é uma técnica eficiente para aumentar suas vendas. Imagem de Vectonauta em Freepik

É fácil de configurar?

Configurar é fácil de fazer e leva apenas alguns minutos. Mas, é preciso inserir alguns dados para melhorar o disparo de mensagens, como o horário que a sua empresa funciona para o público.

No caso da mensagem de ausência, é possível ainda informar os dias da semana que esta deve aparecer. Por isso é que é tão importante deixar todos os dados prontos, para o caso de o cliente não ver o seu perfil.

Passo a passo

De início, vá nas configurações da empresa e crie o seu perfil comercial. Então, inclua o horário de atendimento ao cliente, e vá na aba Conversas para personalizar o texto a ser exibido.

Para continuar, você deve escolher quais mensagens automáticas devem ser exibidas. Em seguida, é possível escolher o horário que as mesmas devem ser entregues ao seu público e quando você pode conversar de forma direta.

Mensagem automática de saudações

Ainda nas ferramentas comerciais, escolha a opção mensagem de saudação para ativar a função. Depois que o fizer, clique em destinatários para escolher para quem deve ser entregue o texto.

Vale destacar que para cada passo que você fizer, é preciso clicar no botão Salvar. Dessa forma, caso clique apenas em voltar os dados não serão configurados todo o trabalho será perdido.

Quando a mensagem aparece?

Esta mensagem que você pode usar no Whatsapp para vendas aparece no primeiro contato de uma empresa com seu número. No entanto, a mesma ainda é exibida se não houver interação em um prazo de 14 dias.

Mulher com smartphone na mão e sinais de notificação no whatsapp business mensagem automática.

Legenda: Whatsapp Business mensagem automática mantém o interesse do público no seu produto mesmo que você não possa atender na hora. Imagem de creativeart em Freepik

Whatsapp Business mensagem automática de ausência

A mensagem de ausência é uma das mais importantes para o seu negócio. Sempre que o cliente enviar algo em um horário que não há como interagir, ele não ficará sem uma resposta.

Passo a passo para ativar

É preciso ir nas ferramentas comerciais para ativar o recurso, como os demais. Do mesmo modo, escolha qual a mensagem que deve ser exibida e faça os seguintes ajustes para ativar:

  • Edite a mensagem;
  • Selecione o horário para exibição;
  • Filtre ou não os contatos que verão.

Depois desses ajustes, clique em Salvar para ativar estas respostas automáticas no Whatsapp. Mas, se tiver dúvidas na hora de escolher um bom texto, você pode ver alguns templates na internet e usar como base.

Vantagens deste recurso

O seu cliente vai se sentir mais à vontade para retomar o contato em um horário mais viável. Assim, deixar o mesmo sem resposta pode criar uma má imagem da sua marca na mente dele.

Por que usar o recurso do Whatsapp Business mensagem automática?

Usar recursos como a mensagem de saudação ou de ausência é uma forma de mostrar atenção com seus clientes. Além disso, é uma atitude de respeito com quem mostrou interesse pela sua marca.

Fique mais perto dos seus clientes

O recurso oferece a opção de você ficar perto do cliente mesmo sem falar com o mesmo. Então, a função ainda favorece uma boa relação mesmo que sua equipe de atendimento seja pequena.

https://www.youtube.com/watch?v=H4RNXfbKBA4

Como o Whatsapp Business mensagem automática pode aumentar suas vendas?

Usar este recurso ajuda a manter o interesse do cliente em seu produto ou serviço como uma técnica de vendas. Além disso, ele não se sentirá incomodado, pois mesmo que você não possa atendê-lo, ainda haverá retorno do contato.

Mais cuidado com seu público

Configure todos os dados que puder nos recursos do Whatsapp Business como forma de cuidado com seus clientes. Isso porque o mesmo não irá ficar na espera de um retorno quando sua empresa estiver fechada.