Whatsapp business: alavanque o seu negócio online com essa ferramenta

18 de setembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Whatsapp business: alavanque o seu negócio online com essa ferramenta - Socialmaker

O WhatsApp Business surgiu com foco em empresas e já tem mais de 5 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Dessa forma, ele se torna cada vez mais popular com suas várias funções extras. Então, passa a ser uma solução viável para trabalhar.

Como alavancar o negócio online com o WhatsApp Business?

Poder alavancar o seu negócio com essa ferramenta passa, antes de mais nada, pelo domínio de suas funções. A princípio, essa solução criada para fins comerciais e tem vários itens úteis, como:

  • Catálogo;
  • Etiquetas;
  • Respostas automáticas;
  • Status;
  • Estatísticas;
  • Sincronização;
  • Vendas online.

Depois de ver que ele possui esse arsenal de atributos, fica mais fácil usá-lo na prática. Portanto, é crucial saber como funciona cada uma dessas ferramentas dentro do mensageiro.

Essa versão é paga?

Assim como a versão padrão do serviço de mensagens, a comercial também é de graça. Ele foi criado no ano de 2018 com o intuito de suprir as necessidades de pequenas empresas.

3 pessoas em uma sala de reunião com um papel de parede azul de planta. Na mesa há diversos relatórios espalhados e na frente, há um homem escrevendo em um quadro branco com o símbolo do WhatsApp

Foto: O WhatsApp Business é uma versão do mensageiro com funções para empresas. 

Como funciona o Catálogo do WhatsApp Business?

Em geral, ele opera como se fosse uma vitrine do estabelecimento em formato online. Dessa forma, o cliente pode verificar quais produtos são vendidos antes de fazer contato.

Como criar um catálogo dentro do aplicativo?

A criação é simples e pode ser feita por meio das configurações. Depois, o usuário deve entrar na seção de Ferramentas Comerciais. Assim, a opção de Catálogo já deve aparecer para adicionar os itens.

O próximo passo, então, é adicionar as imagens e pode usar a galeria do smartphone. Lembre-se de que o limite máximo é 10 e para encerrar essa etapa, basta preencher alguns dados como:

  • Preço;
  • Link;
  • Código do produto;
  • Descrição.

Vale lembrar que alguns destes são opcionais para completar o catálogo. Por fim, é essencial lembrar de sempre manter sua “vitrine” atualizada com os itens mais recentes.

O WhatsApp Business e a função de Etiquetas

As etiquetas são úteis para que se possa fazer a organização das conversas e mensagens. Dessa forma, dá para optar por uma cor e até nomear da forma que quiser. Para criar uma, basta seguir estes passos:

  • Ache a seção “Conversas” nas configurações;
  • Entre na opção “Etiquetas”;
  • Adicione, digite o nome e toque no botão OK.

Em resumo, o usuário pode criar até 20 etiquetas dentro do seu mensageiro sem restrições. Além disso, é possível atribuir qualquer conversa a uma já criada pelo seu perfil.

Dicas de etiquetas

Caso tenha dúvida sobre como nomear, uma ideia é “Clientes Novos” ou “Clientes Recorrentes”. Dessa maneira, dá para acompanhar de forma organizada as compras feitas com o seu contato.

As respostas automáticas e sua utilidade

O WhatsApp Business tem como um de seus itens mais interessantes as respostas rápidas. Nesse sentido, elas tornam o contato ao cliente pelo aplicativo muito mais prático.

A melhor parte é que dá para configurar qualquer tipo de mensagem como automática. Por exemplo, você pode adicionar algo com tom de boas-vindas, de agradecimento ou até avisar sobre a demora no atendimento.

Como essa ferramenta ajuda a alavancar o seu negócio

Na prática, os efeitos do uso desse item facilitam muito a rotina da empresa. Antes de mais nada, ela dá ao cliente uma resposta rápida, que pode ajudar a pular algumas etapas na conversa.

Com isso, o usuário faz a gestão das janelas de forma mais eficiente. Do mesmo modo, as primeiras configurações são fáceis como as anteriores, por meio da seção Ferramentas Comerciais.

Como funcionam os status no WhatsApp Business

Quem usa a versão comum do WhatsApp já sabe o que é esse recurso. A princípio, trata-se de postar fotos e vídeos do dia a dia. Essas mídias não ficam no ar o tempo todo e expiram após 24h.

duas mulheres sentadas em um sofá. Uma delas está com um tablet na mão enquanto a outra, segura o símbolo do WhatsaApp

Foto: O WhatsApp Business permite fazer a gestão do negócio na palma da sua mão. 

Formas de usar os status em seu negócio

Em geral, basta ter um pouco de criatividade para mostrar novidades dos seus serviços. Além disso, outra forma útil de usar essa função é destacar algum produto ou promoção.

Um exemplo é para o setor alimentício, como lanchonetes ou restaurantes para mostrar o cardápio. Outra forma de fazer uso da função é atualizar sobre mudanças no horário de funcionamento ou avisar sobre imprevistos.

Acompanhe as estatísticas do seu negócio

O WhatsApp Business também gera estatísticas sobre o uso do aplicativo. Nesse sentido, a ideia é dar a chance do usuário acompanhar a comunicação com os clientes. Dessa forma, dá para obter dados sobre o número de mensagens:

  • Enviadas;
  • Lidas;
  • Entregues;
  • Recebidas pelos contatos.

Com isso, dá para notar que é uma ferramenta crucial na comunicação com o consumidor. Ou seja, ela ajuda a ver como está a experiência de cada usuário. Assim, ela ajuda a fazer uma análise de como você atende cada pessoa.

Onde conferir suas estatísticas

Para ver todas essas informações, basta acessar suas configurações e buscar pela seção Ferramentas Comerciais. Em seguida, toque em “Mais Opções” e ache o botão “Estatísticas” para conferir os dados.

Como o WhatsApp Business sincroniza com outras contas?

Essa versão do mensageiro pertence à Meta, que é a mesma dona do Facebook e do Instagram. Dessa maneira, dá para sincronizar sua conta com a das duas plataformas.

O resultado disso é que o ícone da conversa nas páginas dessas outras redes sociais. Assim, quando um cliente encontrar o seu perfil nas mídias, poderá ser redirecionado para a conversa com o seu negócio.

Link curto

Uma outra opção que dá para aproveitar é a de obter um link curto para o contato com a sua companhia. Portanto, é a alternativa ideal para as plataformas que não possuem sincronização com o WhatsApp disponível.

Faça vendas online direto pelo WhatsApp Business

Hoje em dia, já existe o Pix para transações de forma instantânea a custo zero. Entretanto, o próprio aplicativo de mensagens possui uma função que possibilita as vendas online.

A opção é muito prática e fácil, o que torna possível qualquer um aproveitá-la ao máximo. Do mesmo modo, dá para fazer o envio de comprovantes de pagamento e além disso, outros tipos de documentos com a ferramenta.

Como usar o aplicativo para vender de forma prática

O processo de vendas é o resultado do uso de todas as ferramentas. Então, quando estiver nessa etapa, basta fazer um bom atendimento ao cliente. Como resultado, ele vai comprar o seu produto ou serviço sem nenhuma burocracia.

Quais são as vantagens de usar o WhatsApp Business?

Com tantos itens à disposição, os benefícios desse aplicativo versão comercial ficam muito claros. Antes de mais nada, ele se destaca por permitir a adição de múltiplos usuários, porém, não é só isso. Por exemplo, suas vantagens são:

  • Melhor organização;
  • Contato com o cliente de forma rápida;
  • Pouca burocracia;
  • Chance de atender a todos os usuários;
  • Economia.

Lembre-se que isso ainda é só um pouco de como dá para alavancar o seu negócio com este aplicativo. Aliás, conforme a empresa cresce, as possibilidades também aumentam. Como resultado, a aplicação se torna algo cada vez mais útil para a rotina.

Tudo isso já são razões mais do que o suficiente para pensar em utilizar essa ferramenta. Afinal, é uma forma de separar os seus contatos e conversas pessoais da vida profissional.

homem com blusa social azul sentado em uma mesa com um laptop na sua frente. Eles está segurando um celular

Foto: O WhatsApp Business torna o contato com clientes muito mais rápido e prático. 

Mais do que uma versão diferente do WhatsApp

O WhatsApp Business oferece uma gama de funções adicionais muito interessantes para o meio corporativo. Dessa forma, ele se transforma em uma solução para quem quer gerir o seu negócio.

Esse mensageiro, então, é mais do que um derivado do aplicativo padrão da Meta. Pode-se dizer que é uma plataforma que facilita a interação com o cliente e impulsiona as vendas online.

Onde baixar a versão comercial

A disponibilidade do aplicativo é ampla, já que ele pode ser baixado em várias lojas de aplicações. Com isso, dá para utilizá-lo em seu celular, tablet ou até mesmo no seu computador.