O que é lucro bruto?

7 de março de 2024 Escrito por Diego Dias
O que é lucro bruto? - Socialmaker

O lucro bruto é algo muito importante para o setor financeiro de uma empresa, acima de tudo, sobre o controle de gastos. Desse modo, saber como é feito o cálculo e como isso pode influenciar na receita dos negócios é essencial.

O que é lucro bruto?

O lucro bruto é a diferença entre a receita e os custos variáveis da empresa, sendo que esses custos são os investidos na produção. Além disso, estes gastos envolvem matéria-prima, comissões e outros insumos necessários para fazer o produto.

É importante saber esses valores para entender qual está sendo o lucro, como está a eficiência do produto e serviços. Ou seja, dá para ter uma avaliação de quais os gastos que a empresa está tendo apenas subtraindo a receita menos os custos para produzir.

O custo não é algo fixo, pois valores de matéria-prima e outros gastos podem mudar durante o tempo em pequenas empresas ou grandes. Além disso, pode ter aumento de produção que gera mais gastos, assim é preciso fazer a cada mês.

Saber a margem bruta

As informações calculadas da diferença entre a receita e os custos que variam na empresa permitem calcular a margem bruta e a eficiência comercial. Isto é, saber o quanto a empresa está conseguindo de lucro com os produtos e os resultados alcançados.

O que é lucro bruto?

É importante a empresa saber quanto custa para fazer um produto e quanto ganha após vender. Foto Freepik.

Qual é a importância de saber o lucro bruto de uma empresa?

Saber o lucro bruto é muito importante para entender se os gastos com produção estão sendo maiores do que a receita. Ou seja, permite ter uma visão geral de como está o andamento da empresa e mudar as metas do plano de negócio se for necessário.

Outras ações podem ser necessárias caso a empresa esteja tendo prejuízos com a produção ou com outros custos, como:

  • mudar de fornecedor;
  • diminuir os custos que variam;
  • aumentar o preço de venda do produto;
  • fazer uma pausa nas vendas para buscar outras estratégias.

Todas as estratégias devem ser feitas depois que se tem a diferença de valor entre a receita e os custos de produção. Assim, toda ação deve ser pensada de maneira estratégica com foco no que for o melhor para lucrar.

Planejamento financeiro

Saber o quanto uma empresa gasta para produzir e o quanto ganha com a venda do produto é fundamental para ter um planejamento financeiro. Assim, quem deseja ter uma empresa e ser um empreendedor corporativo, deve ter total controle dos gastos.

O que é lucro bruto?

O controle do quanto custa para produzir um produto e quanto tem de lucro é muito importante em qualquer empresa. Foto Freepik.

Impostos não entram na conta

Para saber o lucro das vendas, os impostos não entram na conta, eles fazem parte de outros cálculos. Assim, o ideal para quem deseja abrir uma empresa é buscar orientação de profissionais de contabilidade para saber todos os custos.