3 dicas para fazer um bom planejamento de marketing

4 de março de 2024 Escrito por Diego Dias
3 dicas para fazer um bom planejamento de marketing - Socialmaker

Um planejamento de marketing feito com eficácia é capaz de guiar a sua empresa rumo ao sucesso que tanto deseja. No entanto, é vital seguir algumas diretrizes para colocar essa estratégia para jogo e conseguir atingir suas metas, então, confira 3 dicas vitais.

O que é planejamento de marketing?

Planejamento de marketing trata-se de um guia ou roteiro cuja função é nortear as ações de marketing de uma empresa, pois com ele se define:

  • as metas e objetivos a se alcançar;
  • identificar estratégias;
  • planejar ações necessárias para alcançar metas específicas;
  • alocar recursos para uma companha de marketing que precisa de atenção;
  • e muito mais.

A ideia de contar com esse tipo de estrutura é ter uma base sólida para guiar todas as ações de marketing da empresa. Do mesmo modo que correr menos riscos e evitar altos custos com as estratégias.

O planejamento passa por alguns pontos muito importantes, em síntese, o primeiro deles é conhecer bem o público-alvo para criar a sua persona. Assim, desenvolver métodos que visem abordar o cliente a fim de convencê-los de uma compra.

Depois é só executar tudo o que a equipe de marketing definiu, o que vai desde criar campanhas, ações específicas, participar de eventos, entre outros. Do mesmo modo, avaliar o desempenho de cada segmento de forma contínua e fazer ajustes.

Como fazer um bom planejamento de marketing em 3 dicas?

Para criar um planejamento de marketing você deve conhecer o público, definir objetivos e usar abordagem integrada, são as 3 dicas fundamentais. Em suma, a aplicação de cada uma delas é crucial para a empresa.

Isso porque, de uma forma mais clara, é a partir de tais ações que a equipe de vendas e marketing podem alinhar as suas estratégias. Contudo, veja os detalhes sobre cada uma das 3 dicas e entenda a sua importância.

3 dicas para fazer um bom planejamento de marketing

Um bom planejamento de marketing permite que a sua empresa crie ações mais assertivas. Imagem de Vlada Karpovich no Pexels.

Entenda o público-alvo

Antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, entender o público que você quer atingir é vital para poder elaborar a sua abordagem. Em suma, a partir dos dados de coletar sobre eles, crie a persona, que é a representação do seu cliente ideal.

Busque identificar quais são as necessidades deles, bem como os seus gostos, perfis de compra e desafios que querem superar. Dessa forma, com base em cada informação, a sua equipe de marketing e vendas saberá como apresentar seu serviço ou produto a eles.

3 dicas para fazer um bom planejamento de marketing

No planejamento de marketing, conhecer bem o público é vital para as suas estratégias. Imagem de Alena Darmel no Pexels.

Defina os objetivos

Outra dica de suma importância são os objetivos que a empresa deseja atingir. A princípio, é vital que essas metas sejam fáceis de alcançar, bem como simples para mensurar, uma vez que isso permite cumpri-las sem muito desafio,

Vale frisar que isso deve estar alinhado com os planos gerais do negócio, do mesmo modo que ser claros para fazer avaliações. Enfim, tenha em mente que definir objetivos vagos podem não é eficaz, então, seja sempre específico, com detalhes, com as metas a atingir.

Um bom exemplo disso é ao invés de estabelecer “aumentar as vendas”, determine “vender 20% a mais do que no mês passado”. Isso pode ajudar a sua equipe a criar estratégias que tenham mais a ver com o que se pretende alcançar.

Use uma abordagem integrada

Use os mais diversos tipos de canais disponíveis no qual você possa fazer o marketing da sua empresa, produtos e serviços. Em suma, os mais comuns são as redes sociais, e-mail, marketing de conteúdo, entre outros, tudo com uma mensagem coesa.