Como funciona a comissão de vendas?

3 de março de 2024 Escrito por Diego Dias
Como funciona a comissão de vendas? - Socialmaker

A comissão de vendas é um dos maiores motivadores de desempenho que a empresa pode oferecer para que a sua equipe se torne mais produtiva. Contudo, entenda o que é esse tipo de estímulo comercial e como ele funciona.

O que é comissão de vendas?

A comissão de vendas se refere a uma remuneração que o profissional recebe com base nas vendas que ele gera para a empresa. Em suma, o vendedor pode ganhar um valor fixo sobre cada produto comprado.

Há, por outro lado, organizações que optam por pagar a equipe com uma porcentagem do total de receitas geradas no mês. Enfim, essa é uma prática que visa não só motivar o profissional de vendas, mas também remunerá-lo pelo seu trabalho junto à empresa.

Todo negócio que visa ter grandes lucros precisa de uma boa equipe de vendas. Ao passo que, é a partir disso que o empreendimento irá alcançar bons resultados e crescer de maneira sustentável, contudo, é vital que ela tenha:

  • transparência sobre as políticas de vendas;
  • comunicação clara dos objetivos;
  • incentivos adicionais para motivar a equipe;
  • avaliação contínua.

É importante lembrar, porém, que a comissão é algo variável, ou seja, o valor que o vendedor receberá depende do seu desempenho.

Como funciona a comissão de vendas?

A comissão é uma remuneração especial recebida com base em vendas. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

O propósito desse tipo de comissão

Pelo fato da comissão que o vendedor terá sobre as vendas ser variável, tudo vai depender do seu desempenho profissional. Ou seja, quanto mais ele convencer os clientes a comprarem aquilo que está a oferecer, maior será a sua taxa de conversão.

De um modo claro, a partir dessa retórica, a equipe se motivará a ser mais produtiva nessa área para receber altos valores. Contudo, há setores do mercado cujas vendas requerem uma abordagem mais complexa.

É vital que o vendedor se prepare, uma vez que tentar empurrar uma compra para o cliente de qualquer jeito não é eficaz. A princípio, o profissional deve dominar tudo sobre o produto que ele oferta, bem como saber técnicas de persuasão para superar objeções de vendas.

Como funciona a comissão de vendas?

A comissão de vendas tem como propósito motivar a equipe. Imagem de Yan Krukau no Pexels.

Como funciona a comissão de vendas?

A comissão de vendas funciona como uma remuneração variável fora do seu salário fixo. O intuito é motivar o vendedor a ter um melhor desempenho e, consequentemente, ajudar a empresa a ter sucesso com seus produtos e serviços.

Há, em primeiro lugar, a definição de uma estrutura que vai servir como base para o cálculo dos ganhos que cada um terá. Em suma, isso pode ser um valor fixo para unidade de vendas ou uma porcentagem sobre o total da receita ao final do mês.

Depois a empresa decide qual será a taxa de comissão que a equipe terá, assim eles saberão quanto irão ganhar ao todo. Ao passo que, se estabelece metas e prazos que o time deve cumprir, seja no mês, trimestre ou até mesmo anual.

Como se calcula os valores da comissão?

Os valores da comissão que o vendedor irá receber se calcula com base no desempenho que eles terão durante o prazo e metas da empresa. Em suma, na estrutura desse processo, se define um valor da taxa de cada venda.

Ao final, multiplica-se essa quantia pelo total de todos os produtos e serviços que o profissional vendeu, assim, terá o montante que ele vai receber.

Vale lembrar que a empresa pode pagá-lo de formas diferentes, sendo o mais comum junto com o seu salário no fim do mês. Todavia, há as que opta por períodos mais curtos, como por quinzenas ou semanas.