Descubra como contornar as objeções de vendas

8 de dezembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Descubra como contornar as objeções de vendas - Socialmaker

As objeções de vendas são um desafio comum na rotina do vendedor online ou físico. Isso porque, sempre há fatores que deixam o cliente em dúvida se quer ou não levar o produto. Mas, para conseguir contornar a situação, veja algumas dicas que podem ajudar.

O que são objeções de vendas?

As objeções de vendas são preocupações e inseguranças manifestadas pelo cliente antes de adquirir um produto. Ou seja, se trata dos obstáculos que o vendedor precisa contornar para conseguir fechar negócio.

É importante saber que tem inúmeros fatores que podem te impedir de avançar na conclusão da compra. Desse modo, é crucial ter uma equipe preparada para entender o perfil de cada consumidor e se adequar para alcançar o melhor resultado.

Descubra como contornar as objeções de vendas

Uma linguagem agressiva incentiva as objeções de vendas. Imagem do Freepik.

Como contornar as objeções de vendas?

O primeiro passo para contornar as objeções de vendas é praticar a escuta ativa. Ou seja, treine o seu time para escutar com atenção o que o cliente está dizendo e expressando.

Acontece que o corpo das pessoas falam muito sobre elas. Portanto, se o vendedor souber interpretar os sinais, vai perceber que uma abordagem está deixando o consumidor reprimido e com isso, vai poder mudar de tática. Além disso:

  • faça perguntas-chave para vendas;
  • responda sempre com empatia;
  • mostre os benefícios do produto;
  • ofereça soluções eficientes;
  • sempre mostre transparência.

Não há nada pior do que se sentir enganado. Desse modo, seja sempre claro e transparente com os seus clientes sobre o produto, inclusive, o preço. Então, com isso, ele sentirá a confiança necessária para fechar a compra e deixar de lado as objeções.

Perguntas-chave

Fazer as perguntas certas pode tornar o processo de negociação mais prático e rápido. Isso porque, você vai conseguir identificar e responder às dúvidas de forma precisa. Ou seja, vai dizer o que ele precisa ouvir.

Ao seguir esse padrão, fica mais fácil despertar o interesse do consumidor. Afinal, ele fazer questão de prestar atenção em cada palavra, o que vai facilitar a etapa de conhecer o produto.

Imagine que você foi em uma loja onde o vendedor não faz perguntas, apenas fala sobre o item. Então, ao fazer isso, há uma grande possibilidade que o seu interesse pela compra diminua ainda mais porque a situação fica massante.

Descubra como contornar as objeções de vendas

Quando não solucionadas, as objeções de vendas causam declínio no negócio. Imagem do Freepik.

Resposta com empatia

Muitos consumidores criam objeções para comprar o produto, porque ao fazer uma pergunta, não recebe uma resposta empática. Ou seja, o vendedor autônomo mostrou desinteresse ou desrespeito.

Descubra como contornar as objeções de vendas

Vendedores agressivos são incapazes de contornar as objeções de vendas. Imagem do Freepik.

Deixe claro os benefícios da compra

De forma natural, mostre todos os benefícios do item que o seu cliente está interessado. Inclusive, sempre fale sobre aspectos que vão além do objeto, como preço, tempo de garantia e mais.

Esse momento deve acontecer logo no início da venda. Isso porque, às vezes, o consumidor vê o produto e tem uma impressão errada sobre ele, o que acaba criando objeções. Então, mostre que existe um equívoco na percepção.

Soluções

Ofereça soluções lógicas e realista para os motivos que estão dificultando a compra. Então, por exemplo, se o problema for o preço, você pode analisar a possibilidade de oferecer um desconto exclusivo.

Ao fazer isso, seu cliente vai se sentir importante, o que ajudará na fidelização e ainda, vai fechar a compra. Mas, isso deve ser feito com muito cuidado para não causar prejuízos. Então, analise bem todo o contexto.

As dicas citadas devem ser sempre aplicadas conforme a necessidade e ainda possibilitam ajudar em suas técnicas de vendas pelo WhatsApp. Desse modo, será possível contornar as objeções, fechar mais negócios e com menos esforço.