Técnicas de vendas pelo whatsapp que você precisa conhecer

30 de setembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Técnicas de vendas pelo whatsapp que você precisa conhecer - Socialmaker

Saber técnicas de vendas pelo Whatsapp básicas pode impulsionar o seu negócio. Então, veja quais são elas e como são essenciais para melhorar a jornada de compra do seu cliente.

Como vender pelo Whatsapp?

Abordar clientes pelo Whatsapp da forma certa é a melhor forma de vender por meios digitais. Desse modo, veja quatro dicas básicas a seguir que vão ajudar você a fazer isso:

  1. Use Whatsapp Business;
  2. Crie mensagens curtas;
  3. Opções de atendimento;
  4. Faça Marketing de Conteúdo.

É fato que esse é um dos canais mais próximos do dia a dia da maioria das pessoas. Por isso, também se torna uma essencial ferramenta de vendas, na qual o contato e a resposta são muito mais imediatos.

Um dos melhores meios de venda

Receber notificações do app pode ser muito tentador e usar frases atrativas pode impulsionar isso ainda mais. Além disso, a maioria da sua lista de contatos vai ler a mensagem em algum momento, ouvir o seu áudio e ainda responder.

1- Use Whatsapp Business

O primeiro passo é ter uma conta profissional porque isso melhora o seu controle sobre o trabalho e vida pessoal. Ainda, ele oferece recursos essenciais para a análise de resultados das suas estratégias como:

  • Quantas mensagens foram enviadas, entregues e lidas;
  • Organizar a lista de contatos de acordo com a jornada do cliente;
  • Enviar mensagens automáticas.

Fora isso, ter a conta business mostra uma imagem mais formal do seu negócio. Então, funciona para empresas pequenas, médias ou grandes. Portanto, crie uma conta para a sua.

Aproveite a função catálogo

Uma das funções mais úteis para quem vende vários tipos de produto. Desse modo, o seu cliente consegue ver o que quer e apenas tirar dúvidas ou comprar. Assim, é uma função que agiliza a sua venda pelo Whatsapp.

2- Crie mensagens curtas, uma das técnicas de vendas pelo Whatsapp

Para abordar clientes pelo Whatsapp de forma atrativa, é preciso pensar no conteúdo e no tipo de linguagem. Desse modo, é essencial tornar o seu texto o mais visual e fácil de ler possível com:

  • Emojis;
  • Negrito;
  • Itálico;
  • Espaços;
  • Imagens;
  • Frases e parágrafos curtos.

Destaque as informações que deseja que o seu cliente veja, como o valor ou promoção. Além disso, evite criar textos muito longos, já que isso pode motivar a pessoa a ignorá-lo.

Adeque a linguagem

Escreva de forma clara, objetiva e concisa, mas adapte isso para o seu tipo de público. Desse modo, insira referências, expressões e gírias também são válidas. Afinal, a forma de se comunicar é uma das principais técnicas de vendas pelo Whatsapp.

mulher de cabelos castanhos e óculos de grau, vestindo uma blusa azul e segurando um celular na mão

Foto: tornar as mensagens atrativas é uma das técnicas de vendas pelo Whatsapp. Imagem de cottonbro no Pexels

3- Ofereça opções de atendimento como uma técnica de vendas pelo Whatsapp

A venda pelo Whatsapp também depende do quão acessível esse contato é para o cliente. Então, o ideal é que ele esteja disponível para que as pessoas possam tirar dúvidas sem ter que esperar muito. Além disso, vale lembrar que nem todos querem escrever, mas sim usar:

  • Áudio;
  • Ligação;
  • Mensagem de texto.

Por esse motivo, ainda que poucos queiram ligar ou mandar áudios, inclua essas opções. Dessa forma, pessoas mais velhas ou com deficiência também terão chances de fazer uma compra.

Automatizar é uma boa ideia?

Em especial para quem tem um grande número de clientes, essa é uma boa opção. Mas é essencial que essa função sirva para resolver questões simples. Ou seja, ainda é preciso ter um humano para atender situações mais complexas.

4- Faça Marketing de Conteúdo

Oferecer conteúdos relevantes também é uma das técnicas de vendas pelo Whatsapp. Em síntese, apenas oferecer os seus produtos não é suficiente para chamar a atenção da sua lista de contatos.

Por esse motivo, é preciso pensar em temas ligados ao seu negócio que são úteis para o seu público. Por exemplo, caso venda alimentos, dar dicas de como conservar ou preparar é algo que gera valor.

Conteúdos úteis: uma das melhores técnicas de vendas pelo Whatsapp

Uma boa venda pelo Whatsapp passa por esse processo de educar, mostrar o problema e oferecer uma solução. Então, isso não se resume a apenas oferecer seus produtos, mas também se tornar uma referência ou autoridade no assunto diante das pessoas.

pessoa sentada e apoiada na mesa. Ela está usando o celular e a sua volta tem uma xícara de café e um bloco de notas

Foto: Marketing de conteúdo como uma das técnicas de vendas pelo Whatsapp gera valor. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

Motivos para usar técnicas de vendas pelo Whatsapp

As razões para aprender como vender pelo Whatsapp são muitas, já que esse é o app mais usado no dia a dia. Dessa forma, entre as principais, pode-se citar as seguintes:

  • Notificações são tentadoras;
  • Agilidade;
  • Interação direta.

É essencial ter em mente que não se deve ser invasivo, já que esse é um contato pessoal. Assim, apresente você e o seu negócio e mantenha uma constância no envio de conteúdos.

Com isso, a relação com seu cliente terá tempo para se desenvolver e aumentar a confiança. Portanto, estude também sobre o funil de vendas e jornada de compra para estruturar melhor a sua interação.

Divulgue o seu contato

Por fim, deixe o seu contato disponível em todos os canais em que divulga a sua loja. Além disso, ofereça brindes para quem desejar receber seus conteúdos por esse meio. Assim, há mais chances de aumentar a sua lista de contatos e possíveis clientes.