Funil de vendas no WhatsApp? Aprenda a aplicar isso

23 de dezembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Funil de vendas no WhatsApp? Aprenda a aplicar isso - Socialmaker

O funil de vendas no WhatsApp se refere ao processo no qual o cliente vai fazer desde o seu primeiro contato com a empresa. Dessa forma, é preciso mapear a jornada de compra, e saber como usar a ferramenta de forma estratégica aos negócios.

O que é o funil de vendas?

mesa cheia de relatórios com vários gráficos

O Funil de vendas é uma excelente estratégia de marketing. Imagem: Photo Mix Company.

São as etapas de um potencial cliente no processo de compra. Ou seja, é um modelo estratégico que mostra a jornada de compra desde o seu primeiro contato até o momento final da venda. Por isso, é uma forma de ajudar no marketing a aumentar as vendas.

Topo do funil

Nesta fase, os clientes descobrem que têm uma necessidade de resolver um problema. Por isso, é a etapa de ter mais consciência após entrar em contato com a empresa. Afinal, é necessário ter conteúdos ricos em todos os seus dados.

Meio de funil

É uma etapa que lida com os leads, ou seja, é a hora de buscar resolver as suas necessidades. Dessa forma, é fundamental trabalhar com dicas e técnicas bem desenvolvidas, bem como manter a qualificação.

Fundo do funil

Os leads viram oportunidades para entrar no time de vendas. Assim, é necessário buscar solução no lugar de problemas. Desse modo, é uma forma de criar uma relação de confiança com os seus clientes.

Qual a importância do funil de vendas?

O funil de vendas é responsável por desenvolver a jornada de compras das personas. Por isso, é preciso dividir em quatro etapas essenciais. Afinal, o seu principal objetivo é acompanhar o passo dos clientes, que são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Todas as pessoas vão passar por essa jornada em algum momento de decisão de compras. Desse modo, é importante entender o seu conceito para aumentar as vendas. Além disso, é preciso ver todos os seus detalhes.

Jornada de compras

O principal objetivo é ver quais são as suas principais necessidades, ações e interação com os seus leads. Com isso, é preciso definir as suas informações por meio de cada detalhe do funil. É uma forma de otimizar as etapas.

Funil de vendas no Whatsapp

Para criar um funil de vendas no WhatsApp é preciso focar em atrair os clientes para comprar seus produtos ou serviços. Por isso, é um processo que precisa ter algumas técnicas específicas para ter um bom sucesso. Veja as principais dicas:

  • mapeia a jornada de compras;
  • defina a passagem de etapas;
  • produza conteúdos para as etapas;
  • alinhe marketing e vendas
  • estabeleça as métricas.

O Whatsapp é um canal de comunicação para diversos públicos. Assim, entender as suas principais formas de uso para dar um maior valor para o seu negócio. Desse modo, é uma forma de melhorar a conversão e a taxa de funil.

Benefícios do seu uso

Aplicar essa etapa de vendas no Whatsapp é ideal para ter mais benefícios para a sua empresa. Por isso, é uma forma de ter bons resultados para focar no que é importante. Como resultado, aumentam o processo de compras.

A importância desse recurso

Ter o processo do funil de vendas no WhatsApp é uma forma de melhorar os seus resultados. Além disso, é ideal para mensurar os leads e ver as suas metas no aplicativo. Por isso, é uma ótima forma para ter uma boa estratégia de vendas.

Funcionamento

Essa estratégia de marketing serve para ver o comportamento dos seus clientes. Bem como, criar as melhores soluções para guiar o consumidor até fechar as suas vendas.