O WhatsApp Business surgiu com foco em empresas e já tem mais de 5 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Dessa forma, ele se torna cada vez mais popular com suas várias funções extras. Então, passa a ser uma solução viável para trabalhar.
Poder alavancar o seu negócio com essa ferramenta passa, antes de mais nada, pelo domínio de suas funções. A princípio, essa solução criada para fins comerciais e tem vários itens úteis, como:
Depois de ver que ele possui esse arsenal de atributos, fica mais fácil usá-lo na prática. Portanto, é crucial saber como funciona cada uma dessas ferramentas dentro do mensageiro.
Assim como a versão padrão do serviço de mensagens, a comercial também é de graça. Ele foi criado no ano de 2018 com o intuito de suprir as necessidades de pequenas empresas.
Em geral, ele opera como se fosse uma vitrine do estabelecimento em formato online. Dessa forma, o cliente pode verificar quais produtos são vendidos antes de fazer contato.
A criação é simples e pode ser feita por meio das configurações. Depois, o usuário deve entrar na seção de Ferramentas Comerciais. Assim, a opção de Catálogo já deve aparecer para adicionar os itens.
O próximo passo, então, é adicionar as imagens e pode usar a galeria do smartphone. Lembre-se de que o limite máximo é 10 e para encerrar essa etapa, basta preencher alguns dados como:
Vale lembrar que alguns destes são opcionais para completar o catálogo. Por fim, é essencial lembrar de sempre manter sua “vitrine” atualizada com os itens mais recentes.
As etiquetas são úteis para que se possa fazer a organização das conversas e mensagens. Dessa forma, dá para optar por uma cor e até nomear da forma que quiser. Para criar uma, basta seguir estes passos:
Em resumo, o usuário pode criar até 20 etiquetas dentro do seu mensageiro sem restrições. Além disso, é possível atribuir qualquer conversa a uma já criada pelo seu perfil.
Caso tenha dúvida sobre como nomear, uma ideia é “Clientes Novos” ou “Clientes Recorrentes”. Dessa maneira, dá para acompanhar de forma organizada as compras feitas com o seu contato.
O WhatsApp Business tem como um de seus itens mais interessantes as respostas rápidas. Nesse sentido, elas tornam o contato ao cliente pelo aplicativo muito mais prático.
A melhor parte é que dá para configurar qualquer tipo de mensagem como automática. Por exemplo, você pode adicionar algo com tom de boas-vindas, de agradecimento ou até avisar sobre a demora no atendimento.
Na prática, os efeitos do uso desse item facilitam muito a rotina da empresa. Antes de mais nada, ela dá ao cliente uma resposta rápida, que pode ajudar a pular algumas etapas na conversa.
Com isso, o usuário faz a gestão das janelas de forma mais eficiente. Do mesmo modo, as primeiras configurações são fáceis como as anteriores, por meio da seção Ferramentas Comerciais.
Quem usa a versão comum do WhatsApp já sabe o que é esse recurso. A princípio, trata-se de postar fotos e vídeos do dia a dia. Essas mídias não ficam no ar o tempo todo e expiram após 24h.
Em geral, basta ter um pouco de criatividade para mostrar novidades dos seus serviços. Além disso, outra forma útil de usar essa função é destacar algum produto ou promoção.
Um exemplo é para o setor alimentício, como lanchonetes ou restaurantes para mostrar o cardápio. Outra forma de fazer uso da função é atualizar sobre mudanças no horário de funcionamento ou avisar sobre imprevistos.
O WhatsApp Business também gera estatísticas sobre o uso do aplicativo. Nesse sentido, a ideia é dar a chance do usuário acompanhar a comunicação com os clientes. Dessa forma, dá para obter dados sobre o número de mensagens:
Com isso, dá para notar que é uma ferramenta crucial na comunicação com o consumidor. Ou seja, ela ajuda a ver como está a experiência de cada usuário. Assim, ela ajuda a fazer uma análise de como você atende cada pessoa.
Para ver todas essas informações, basta acessar suas configurações e buscar pela seção Ferramentas Comerciais. Em seguida, toque em “Mais Opções” e ache o botão “Estatísticas” para conferir os dados.
Essa versão do mensageiro pertence à Meta, que é a mesma dona do Facebook e do Instagram. Dessa maneira, dá para sincronizar sua conta com a das duas plataformas.
O resultado disso é que o ícone da conversa nas páginas dessas outras redes sociais. Assim, quando um cliente encontrar o seu perfil nas mídias, poderá ser redirecionado para a conversa com o seu negócio.
Uma outra opção que dá para aproveitar é a de obter um link curto para o contato com a sua companhia. Portanto, é a alternativa ideal para as plataformas que não possuem sincronização com o WhatsApp disponível.
Hoje em dia, já existe o Pix para transações de forma instantânea a custo zero. Entretanto, o próprio aplicativo de mensagens possui uma função que possibilita as vendas online.
A opção é muito prática e fácil, o que torna possível qualquer um aproveitá-la ao máximo. Do mesmo modo, dá para fazer o envio de comprovantes de pagamento e além disso, outros tipos de documentos com a ferramenta.
O processo de vendas é o resultado do uso de todas as ferramentas. Então, quando estiver nessa etapa, basta fazer um bom atendimento ao cliente. Como resultado, ele vai comprar o seu produto ou serviço sem nenhuma burocracia.
Com tantos itens à disposição, os benefícios desse aplicativo versão comercial ficam muito claros. Antes de mais nada, ele se destaca por permitir a adição de múltiplos usuários, porém, não é só isso. Por exemplo, suas vantagens são:
Lembre-se que isso ainda é só um pouco de como dá para alavancar o seu negócio com este aplicativo. Aliás, conforme a empresa cresce, as possibilidades também aumentam. Como resultado, a aplicação se torna algo cada vez mais útil para a rotina.
Tudo isso já são razões mais do que o suficiente para pensar em utilizar essa ferramenta. Afinal, é uma forma de separar os seus contatos e conversas pessoais da vida profissional.
O WhatsApp Business oferece uma gama de funções adicionais muito interessantes para o meio corporativo. Dessa forma, ele se transforma em uma solução para quem quer gerir o seu negócio.
Esse mensageiro, então, é mais do que um derivado do aplicativo padrão da Meta. Pode-se dizer que é uma plataforma que facilita a interação com o cliente e impulsiona as vendas online.
A disponibilidade do aplicativo é ampla, já que ele pode ser baixado em várias lojas de aplicações. Com isso, dá para utilizá-lo em seu celular, tablet ou até mesmo no seu computador.