O WhatsApp Business surgiu com foco em empresas e já tem mais de 5 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Dessa forma, ele se torna cada vez mais popular com suas várias funções extras. Então, passa a ser uma solução viável para trabalhar.
Poder alavancar o seu negócio com essa ferramenta passa, antes de mais nada, pelo domínio de suas funções. A princípio, essa solução criada para fins comerciais e tem vários itens úteis, como:
Depois de ver que ele possui esse arsenal de atributos, fica mais fácil usá-lo na prática. Portanto, é crucial saber como funciona cada uma dessas ferramentas dentro do mensageiro.
Assim como a versão padrão do serviço de mensagens, a comercial também é de graça. Ele foi criado no ano de 2018 com o intuito de suprir as necessidades de pequenas empresas.
Foto: O WhatsApp Business é uma versão do mensageiro com funções para empresas.
Em geral, ele opera como se fosse uma vitrine do estabelecimento em formato online. Dessa forma, o cliente pode verificar quais produtos são vendidos antes de fazer contato.
A criação é simples e pode ser feita por meio das configurações. Depois, o usuário deve entrar na seção de Ferramentas Comerciais. Assim, a opção de Catálogo já deve aparecer para adicionar os itens.
O próximo passo, então, é adicionar as imagens e pode usar a galeria do smartphone. Lembre-se de que o limite máximo é 10 e para encerrar essa etapa, basta preencher alguns dados como:
Vale lembrar que alguns destes são opcionais para completar o catálogo. Por fim, é essencial lembrar de sempre manter sua “vitrine” atualizada com os itens mais recentes.
As etiquetas são úteis para que se possa fazer a organização das conversas e mensagens. Dessa forma, dá para optar por uma cor e até nomear da forma que quiser. Para criar uma, basta seguir estes passos:
Em resumo, o usuário pode criar até 20 etiquetas dentro do seu mensageiro sem restrições. Além disso, é possível atribuir qualquer conversa a uma já criada pelo seu perfil.
Caso tenha dúvida sobre como nomear, uma ideia é “Clientes Novos” ou “Clientes Recorrentes”. Dessa maneira, dá para acompanhar de forma organizada as compras feitas com o seu contato.
O WhatsApp Business tem como um de seus itens mais interessantes as respostas rápidas. Nesse sentido, elas tornam o contato ao cliente pelo aplicativo muito mais prático.
A melhor parte é que dá para configurar qualquer tipo de mensagem como automática. Por exemplo, você pode adicionar algo com tom de boas-vindas, de agradecimento ou até avisar sobre a demora no atendimento.
Na prática, os efeitos do uso desse item facilitam muito a rotina da empresa. Antes de mais nada, ela dá ao cliente uma resposta rápida, que pode ajudar a pular algumas etapas na conversa.
Com isso, o usuário faz a gestão das janelas de forma mais eficiente. Do mesmo modo, as primeiras configurações são fáceis como as anteriores, por meio da seção Ferramentas Comerciais.
Quem usa a versão comum do WhatsApp já sabe o que é esse recurso. A princípio, trata-se de postar fotos e vídeos do dia a dia. Essas mídias não ficam no ar o tempo todo e expiram após 24h.
Foto: O WhatsApp Business permite fazer a gestão do negócio na palma da sua mão.
Em geral, basta ter um pouco de criatividade para mostrar novidades dos seus serviços. Além disso, outra forma útil de usar essa função é destacar algum produto ou promoção.
Um exemplo é para o setor alimentício, como lanchonetes ou restaurantes para mostrar o cardápio. Outra forma de fazer uso da função é atualizar sobre mudanças no horário de funcionamento ou avisar sobre imprevistos.
O WhatsApp Business também gera estatísticas sobre o uso do aplicativo. Nesse sentido, a ideia é dar a chance do usuário acompanhar a comunicação com os clientes. Dessa forma, dá para obter dados sobre o número de mensagens:
Com isso, dá para notar que é uma ferramenta crucial na comunicação com o consumidor. Ou seja, ela ajuda a ver como está a experiência de cada usuário. Assim, ela ajuda a fazer uma análise de como você atende cada pessoa.
Para ver todas essas informações, basta acessar suas configurações e buscar pela seção Ferramentas Comerciais. Em seguida, toque em “Mais Opções” e ache o botão “Estatísticas” para conferir os dados.
Essa versão do mensageiro pertence à Meta, que é a mesma dona do Facebook e do Instagram. Dessa maneira, dá para sincronizar sua conta com a das duas plataformas.
O resultado disso é que o ícone da conversa nas páginas dessas outras redes sociais. Assim, quando um cliente encontrar o seu perfil nas mídias, poderá ser redirecionado para a conversa com o seu negócio.
Uma outra opção que dá para aproveitar é a de obter um link curto para o contato com a sua companhia. Portanto, é a alternativa ideal para as plataformas que não possuem sincronização com o WhatsApp disponível.
Hoje em dia, já existe o Pix para transações de forma instantânea a custo zero. Entretanto, o próprio aplicativo de mensagens possui uma função que possibilita as vendas online.
A opção é muito prática e fácil, o que torna possível qualquer um aproveitá-la ao máximo. Do mesmo modo, dá para fazer o envio de comprovantes de pagamento e além disso, outros tipos de documentos com a ferramenta.
O processo de vendas é o resultado do uso de todas as ferramentas. Então, quando estiver nessa etapa, basta fazer um bom atendimento ao cliente. Como resultado, ele vai comprar o seu produto ou serviço sem nenhuma burocracia.
Com tantos itens à disposição, os benefícios desse aplicativo versão comercial ficam muito claros. Antes de mais nada, ele se destaca por permitir a adição de múltiplos usuários, porém, não é só isso. Por exemplo, suas vantagens são:
Lembre-se que isso ainda é só um pouco de como dá para alavancar o seu negócio com este aplicativo. Aliás, conforme a empresa cresce, as possibilidades também aumentam. Como resultado, a aplicação se torna algo cada vez mais útil para a rotina.
Tudo isso já são razões mais do que o suficiente para pensar em utilizar essa ferramenta. Afinal, é uma forma de separar os seus contatos e conversas pessoais da vida profissional.
Foto: O WhatsApp Business torna o contato com clientes muito mais rápido e prático.
O WhatsApp Business oferece uma gama de funções adicionais muito interessantes para o meio corporativo. Dessa forma, ele se transforma em uma solução para quem quer gerir o seu negócio.
Esse mensageiro, então, é mais do que um derivado do aplicativo padrão da Meta. Pode-se dizer que é uma plataforma que facilita a interação com o cliente e impulsiona as vendas online.
A disponibilidade do aplicativo é ampla, já que ele pode ser baixado em várias lojas de aplicações. Com isso, dá para utilizá-lo em seu celular, tablet ou até mesmo no seu computador.