Vendendo pelo WhatsApp: um guia completo

27 de setembro de 2022 Escrito por Diego Dias

As pessoas buscam por lojas que estão vendendo pelo WhatsApp, porque essa é a rede social que os brasileiros passam mais tempo. Por isso, veja seis dicas práticas como vender por esse aplicativo e ter um grande diferencial entre os concorrentes de mercado.

O que as pessoas estão vendendo pelo WhatsApp?

Quando se trata de vendas, o WhatsApp é um dos mecanismos atuais que quando bem usados, podem trazer muito lucro. Mas, existe uma certa dúvida sobre o que dá para vender nesse aplicativo. A seguir, veja quais os melhores nichos:

  • Comida e bebidas;
  • Objetos e eletrônicos;
  • Roupas e acessórios;
  • Cosméticos e remédios;
  • Serviços.

Note que dá para vender qualquer tipo de item e até serviços por meio dessa rede social. Isso porque, ela é muito versátil e propõem um atendimento rápido e fácil. Então, confira nesse artigo seis dicas e mais alguns bônus sobre vendas no WhatsApp.

Benefícios para quem está vendendo pelo WhatsApp

Diferente de lojas de vitrine virtual, como o Facebook, o Instagram e o Mercado Livre, esse aplicativo é mais individual. Ou seja, ele não expõe vários produtos de lojas diferentes, o que ajuda no quesito concorrência.

Usar essa rede vai ajudar na relação entre comprador e vendedor, porque ela garante uma maior proximidade. Além disso, esse é o aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo. Então, vale a pena montar o seu negócio onde os clientes estão.

1 – Tenha um número reservado para a sua empresa

É essencial ter um número exclusivo para a sua loja, afinal, muitas pessoas terão acesso a ele com as suas divulgações. Além disso, essa atitude transmite aos seus clientes mais:

  • Profissionalismo;
  • Segurança;
  • Organização.

Nada de usar aquele perfil pessoal, com a foto da sua família e uma frase de efeito nas mensagens. Do contrário, use uma logo que identifique a sua marca e tenha informações importantes de fácil disposição, como endereço e horários.

Use o WhatsApp Business

Fazer um cadastro no WhatsApp Business vai facilitar mais a sua vida de vendas. Afinal, o aplicativo foi feito justamente para as empresas que querem vender. Por isso, nele terá uma série de recursos e vantagens, como:

  • Respostas automáticas;
  • Análises;
  • Criar catálogo;
  • Fazer etiquetas;
  • Colocar horário e endereço.

Quem ainda não usa, deve migrar logo para essa versão. Isso porque, ela ajuda a organizar e agilizar os atendimentos para os lojistas. Por fim, os clientes se sentem mais seguros quando veem que a loja possui uma conta Business.

Teste a versão web

É possível utilizar o app no computador, por meio do site WhatsApp Web. Então, vale a pena testar essa opção, porque ela é mais ampla e permite uma melhor visualização. Além de quê, quem usa PC no trabalho não fica para trás nessa.

2 – Crie um catálogo no WhatsApp

Fazer uma vitrine exclusiva para os seus produtos ou serviços é de suma importância para deixar o atendimento mais ágil. Ainda mais, os clientes gostam de saber o preço das coisas, portanto, ao deixar isso exposto, a loja ganha pontos positivos.

A plataforma suporta até 500 itens e podem ser colocadas 10 fotos em cada um. Por fim, cada peça pode ter uma descrição explicativa, preço e nome, e o cliente pode adicioná-las ao carrinho do aplicativo.

Experimente formatos diferentes

Variar e diversificar é uma das chaves para se destacar no mercado atual. Então, não se atenha apenas às mensagens comuns já conhecidas. Ouse vender no WhatsApp por meio de outras mídias, como:

  • Áudio;
  • Vídeos;
  • Fotos.

É essencial que você seja intencional e breve, para que as pessoas não se cansem. Assim, é importante ter clareza no momento de abordar para a venda. Aliás, analise bem o seu público antes de fazer esse tipo de Marketing.

mulher com bulsa social e calça jeans com expressão alegre, segurando um celular em uma mão e, em outra, um cartão

Legenda: As pessoas preferem lojas que estão vendendo pelo WhatsApp. Imagem de cookie_studio no Freepik.

3 – Faça mensagens automáticas

Automatizar é sem dúvidas uma das maiores vantagens do aplicativo comercial. Dessa forma, dá para cadastrar mensagens de boas-vindas que vão aparecer logo que o cliente mandar o primeiro “olá”.

Com as palavras-chaves também dá para registrar inúmeros textos. Para isso, basta ir nas configurações e buscar por essa função. Quando ativa, basta digitar no chat um “/”, que logo aparecerá todos os seus registros.

Outra forma é por meio das listas de transmissão. Nelas, você seleciona os contatos que deseja conversar, clica na opção em questão e faz o envio como para um grupo. Porém, cada pessoa vai receber uma mensagem individual.

Envie conteúdos relevantes

Apesar da automação ser algo muito positivo, evite usar em excesso nas conversas do WhatsApp, busque trazer um atendimento humanizado. Além disso, evite fazer spam com mensagens. As propagandas não devem ser enviadas de forma constante.

Tente se conectar mais com o consumidor, fazendo com que ele se sinta especial. Por isso, mensagem automática é algo a ser usado quando necessário, e intercalado com algo mais humano e caloroso.

4 – Use o status a seu favor

Semelhante ao Stories do Instagram, os status é uma forma de compartilhar fotos e vídeos pelo seu número. Com ele você pode divulgar promoções, novidades e recados para todos os seus contatos salvos.

Divulgue informações importantes

Aproveite para aguçar a curiosidade das pessoas e fazer conteúdos atrativos e instigantes. Afinal, os posts duram apenas 24 horas e não podem ficar salvos, o que gera a sensação de exclusividade.

Poste detalhes dos seus produtos ou serviços, para atrair a confiança dos clientes. Aliás, evite postar coisas que não têm relação com a sua empresa e que não são relevantes para as suas vendas no WhatsApp.

mulher morena de terno vermelho, falando no telefone e sentada em frente a uma mesa com um desktop

Legenda: Treine bem os atendentes que estão vendendo por WhatsApp. Imagem de dcstudio no Freepik.

5 – Vendendo pelo WhatsApp com as etiquetas

As etiquetas são uma forma de organizar melhor as etapas de venda de cada consumidor. Assim, nos dias de pico, quando algumas mensagens não são respondidas ou as vendas finalizadas, elas servem para alertar isso.

Nada mais é que um sistema de organização pessoal, em que depende do atendente para funcionar. Isso porque, acontece de modo manual, então, o próprio lojista deve adicionar cada uma delas ao cliente.

Método prático

Uma dica de ouro é usar esse sistema para ver melhor as etapas das vendas. Por isso, você pode fazer um sistema de cores, que define em que status o cliente está. Por exemplo:

  • Vermelho: cliente com reclamação;
  • Azul: pedido pago;
  • Verde: completo;
  • Roxo: não quis mais a compra;
  • Laranja: cliente fidelizado.

Com esse truque, o atendente verá melhor cada tipo de situação que o comprador se encontra. Aliás, fica fácil depois encontrar todos os clientes de uma etiqueta específica. Afinal, basta ir na aba referente e logo será visível cada grupo separado por cor.

6 – Vendendo pelo WhatsApp Pay

Para deixar a venda fácil e rápida, o WhatsApp Pay pode ser ativado através do Facebook Pay. Então, deve-se cadastrar um cartão de débito que tenha bandeira Visa ou Mastercard. Com isso, receber ou cobrar dinheiro fica mais simples.

Vale lembrar que por motivos de segurança, é possível enviar até mil reais e receber apenas 20 transferências por dia. Além disso, tudo é protegido por PIN e biometria e os dados do cartão ficam preservados.

Seja claro com o pagamento e passe segurança

Como envolve dinheiro, é essencial que o atendente passe segurança para o cliente. Então, responda todas as dúvidas de forma clara, mantenha uma postura formal e escreva de forma correta. Assim, ele ficará seguro de fazer a compra.

Preze pela qualidade quando estiver vendendo pelo WhatsApp

Quando estiver vendendo pelo WhatsApp, foque na qualidade de todas as etapas. Logo, busque atender cada consumidor de forma única e atenciosa. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e as pessoas procuram mais por qualidade do que por preço.