Saiba como criar e veja todas as sugestões para o funil marketing de conteúdo

28 de outubro de 2022 Escrito por Diego Dias
Saiba como criar e veja todas as sugestões para o funil marketing de conteúdo - Socialmaker

O funil marketing de conteúdo é para atrair pessoas para sua empresa. Além disso, o funil marketing é uma poderosa ferramenta do meio digital. Portanto, entender e saber criar vai fazer sua empresa crescer.

O que é um funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é uma ferramenta utilizada no marketing digital. A princípio, vai direcionar o possível cliente (lead) durante a jornada de compra. Ou seja, se você procura a solução para um problema, o funil marketing de conteúdo vai te ajudar.

O lead entra no seu site para ter informações. O funil marketing consegue saber exatamente o que ele procurou, pois tem três etapas: topo, meio e fundo.

mulher negra e outra asiática, sentadas, assistindo alguma coisa em um laptop

O funil de funil marketing de conteúdo é importante para a jornada de compra do cliente e é composto por três etapas. Cada uma delas exige um formato diferente para a conversão. Imagem de Microsoft Edge no Unsplash

Sobre as três etapas distintas do funil marketing de conteúdo

Como já foi dito, o funil de marketing de conteúdo possui três etapas. Ou seja, o contato inicial com uma empresa (topo), a busca por informação e conhecimento do produto (meio) e conversão (fundo).

Topo: Interesse e descoberta

Essa é a maior fatia do funil. São as pessoas que chegam até o seu site através de anúncios ou pesquisas. Elas estão no começo do contato com a marca. Nesse sentido, a pessoa ainda não sabe o problema que tem para você solucionar.

Meio: solução de problemas

Aqui nesta etapa, o lead já tem conhecimento e sabe o que procura. Cabe a você mantê-lo junto com soluções rápidas. Ou seja, agora tem aprofundamento na informação.

Fundo: compra e avaliação

Nesta parte o lead é qualificado. Por isso, ele já considera o seu produto como algo importante. Nesse sentido, a sua estratégia é quem vai converter a venda. Mesmo o lead próximo da conversão, ele precisa se sentir seguro e enxergar a solução concreta.

Como criar um funil marketing de conteúdo?

Agora que você sabe que o funil marketing leva os leads até você, vamos descobrir como criar um funil de marketing de qualidade. Para isso é preciso saber algumas informações importantes:

Qual é o perfil da sua persona?

A persona é a identificação quem consome o seu conteúdo. Portanto, é importante descobrir como a persona se comporta, idade, interesses e dores, por exemplo. Lembra que você precisa levar soluções? Além disso, alguns dados são muito relevantes como:

  • Classe social;
  • Poder aquisitivo;
  • Hábitos;
  • Preferências.

Saber também os locais onde a persona “navega” na internet vai fazer a diferença. Bem como, ao traçar o perfil, o lead ficará cada vez mais qualificado.

Seu conteúdo é de valor?

Ao produzir para o funil marketing da sua empresa, o planejamento de conteúdo e as campanhas vão ajudar a jornada do lead.

O marketing de conteúdo com informações de valor para blogs, redes sociais e e-mail marketing vai educar e nutrir a possível venda.

Saiba o papel de cada canal

Redes Sociais, e-mail marketing, blogs, se você já definiu sua presença digital, tem que saber a importância de cada um destes no seu engajamento. Só assim você descobre, por exemplo, o que traz tráfego, engajamento ou novos leads.

Qual o melhor conteúdo para o funil marketing?

Já sabemos que definir sua persona, o possível consumidor é o ideal. Agora é a hora de avaliar qual o melhor conteúdo. Manter um blog alimentado ajuda a atrair leads e guiá-los pelo funil de vendas.

Quanto mais você souber das necessidades do consumidor, mais chances de converter. Então, veja lgumas dicas de melhores conteúdos:

Topo do funil

Nessa fase há o uso de de blog posts que são curtos e produzidos em grande quantidade. Ou até mesmo, guias, dicas, listas, tutoriais, geralmente, são textos educativos e úteis. Assim como, webinars: são videoconferências feitas por especialistas.

Vídeos são o formato do momento. Ou seja, YouTube, Instagram e Vimeo são as mais importantes ferramentas. Todos com o objetivo de quebrar as objeções dos clientes.

Meio do funil

Os blog posts também podem ser usados nessa fase, porém, com um conteúdo elaborado e extenso. Posts completos acima de 1.000 palavras. Ainda assim, o e-book é muito recomendado, já que ele é desenvolvido para usuários com sede de conhecimento.

Podcasts são áudios que não exigem muita concentração do usuário. Dessa forma, o lead consegue fazer outras atividades. Por fim, os infográficos: nesse sentido, existe texto e imagem com informações mais técnicas.

Fundo do Funil

Já na etapa de fundo de funil, com o uso de cases de clientes, você pode mostrar o sucesso de outros clientes que escolheram sua marca. Bem como, depoimentos que apresentam falas de pessoas satisfeitas com seu produto;

Outra ferramenta importante são os reviews de produtos que mostram, por exemplo, como funciona aquele produto que você tem.

Funil de marketing de conteúdo na prática

Inicialmente, neste texto vimos o que é e a importância do funil marketing de conteúdo. Além disso, mostramos as sugestões de materiais e o planejamento de marketing. Vale ressaltar que, todas as sugestões podem visitar qualquer etapa do funil.

O funil de marketing de conteúdo é um aliado para sua empresa. Pois, assim ela mostra que entende e se preocupa com o consumidor. Para reter os leads, e finalmente conseguir vender, temos ainda mais algumas dicas para formatos pós etapas do funil:

  • Ofertas especiais;
  • Suporte técnico especializado;
  • Tutoriais.

Em outras palavras, com certeza, se você usar o funil marketing vai se sair bem no meio digital. Seja como for, o ideal é se tornar uma referência no seu mercado.