O WhatsApp está presente na maioria dos telefones. Isso faz dele um excelente canal de comunicação direta com o cliente. Além disso, ele possui ferramentas que ajudam na estratégia das empresas. Saiba como alavancar os negócios com o WhatsApp Business.
É a versão feita para atender as empresas. Ele tem várias ferramentas que ajudam a organizar a lista de contatos, enviar mensagens quando ausente e promoções. Assim, se cria um canal direto e mais humano com o cliente. Além disso, ele possui recursos como:
Ele ajuda no dia a dia a atender o cliente, como também, em obter métricas de como anda a tática em vários setores. Além disso, ele tem o mesmo visual do programa comum.
Os vários recursos que têm ajudam no dia a dia do negócio e vão muito além da comunicação. Elas auxiliam a criar processos para otimizar as vendas, até porque, servem tanto para captar um número maior de clientes, quanto para retê-los.
Fácil de manusear, aliás, o passo a passo das funções são simples e estão na rede, o que ajuda a obter a melhor experiência. Note ainda que ele tem um suporte com qualidade e que responde rápido. Além disso, tem alguns diferenciais, por exemplo:
Isso é só uma parte do que o torna ideal para canal de comunicação. Por isso, aproveite o app mais usado no país para melhorar suas vendas.
Através das funções que ele dispõe é simples montar projetos para várias áreas, para isso basta conectá-lo com programas externos. Além disso, ele emite relatórios com as interações com os clientes. Como o número de mensagens respondidas, entregues e lidas.
Essa ferramenta é ótima para uma tática bem definida. Porque, com ela fica fácil verificar, por exemplo, se a campanha de marketing foi bem sucedida. Isso porque, é simples manter o controle do tráfego de contatos recebidos e a conversão em negócios.
Há uma série de outras ações que ele tem e que ajudam a planejar. Por isso, é importante traçar um objetivo e usar os recursos da melhor forma.
O WhatsApp Business pode ser conectado às redes sociais. Assim, ele adiciona usuários direto para a conta do app. Além disso, facilita organizar, afinal, manter tantos contatos pode ser um pouco desafiador.
De acordo pesquisas do setor, a nutrição de novos clientes através de e-mail está em declínio. Enquanto, quem usa o app tem ótimos resultados. Não há como negar a proximidade que ele traz, use isso a seu favor.
Quando integrada com softwares externos que permitem conexão direta com agendas e aplicações. É fácil através de conversas automatizadas realizar serviços como por exemplo:
Essas automações permitem que o empresário tenha mais tempo para o que realmente importa. Ou seja, cuidar de outros setores mais sensíveis do negócio.
Outro recurso estratégico útil que ele possui, é sem dúvidas o disparo de mensagens em massa. Isso porque, ao usar a versão comercial, o empresário tem a certeza que sua promoção ou cupom, será enviado aos interessados em potencial.
Mas atenção, para fazer uso dessa função é preciso que o app aprove a mensagem. Caso não peça a autorização, a conta corre o risco de ser bloqueada. Tudo é feito de forma simples pelo app e a resposta é rápida.
Feito isso, mantém o foco em quem já mostrou interesse pela marca, como também aumenta a receita. Ou seja, reter o cliente através de benefícios e descontos fará com que a empresa permaneça no topo.
Para um suporte em tempo integral basta colocar mensagens automáticas. Afinal, ele trabalha 24 horas todos os dias da semana. Isso porque, assim que o interessado entra em contato, ele recebe a mensagem devolutiva.
Ela pode conter o horário de trabalho ou que logo um agente entrará em contato. Isso evita que o cliente espere uma resposta ou que ele se sinta ignorado.
O número de ferramentas para otimizar o serviço só cresce. Por isso, sempre há uma nova forma de usá-las e criar um plano estratégico. A versão comercial do app além das funções já citadas possuem outras como por exemplo:
Mas não é só isso, com o WhatsApp Business API é possível integrar com outros sistemas, como software de gestão, logística e com um chatbot. Assim, através dele fica mais fácil otimizar vários processos.
O chatbot é um programa de computador que simula a fala humana. Ou seja, ele é capaz de conversar, tirar as dúvidas e ainda resolver problemas. Com ele, além do atendimento rápido, o cliente se sente atendido por uma pessoa.
Segundo pesquisas, cerca de 2 bilhões de pessoas usam o app ao redor do mundo. Um dos motivos para o sucesso é a interatividade, já que, com ele, é possível enviar arquivos e mídias.
O empreendedor viu nesse conceito uma forma de ficar mais próximo do seu público alvo. Afinal, a empresa que se comunica transmite mais segurança e tem mais chances de conquistar vendas.
Por isso, os benefícios são a melhoria nos processos e a comunicação direta e rápida. Além disso, a resolução de problemas de forma imediata e a conquista de espaço no mercado através do diálogo.
Essa relação direta com o WhatsApp Business, ajuda a oferecer uma boa experiência no pré e pós venda. Já os problemas são resolvidos de forma prática e sem burocracia. Com isso, as chances de fidelizar o cliente e satisfazer suas expectativas são grandes.
Conseguir os contatos através das redes sociais e no site não é garantia de venda. Porém, com ele a equipe de vendedores fica mais próxima do potencial cliente o que aumenta as chances de conversão.
Já no pós-venda é possível informar o prazo de entrega, número de rastreio ou de confecção do produto. Assim aumenta a chance de leitura, mais que o e-mail e garante tranquilidade, o que é cômodo para o freguês.
Ele possui recursos que podem ajudar na criação de boas estratégias. Como também, contribui de forma positiva por meio de relatórios com os dados obtidos e da comunicação direta com o consumidor.
Além disso, o custo é baixo quando se compara os vários recursos que ele dispõe ao usuário. Sem contar os prós que ele traz para o setor de relação com o cliente, como também para o consumidor.
Por esses motivos e diante dos prós que o app traz ao atendimento. Como também, de ajudar na gestão estratégica e ser capaz de atender vários setores, acredita-se que vale a pena investir no app.