Como usar WhatsApp Business de maneira estratégica?

1 de novembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Como usar WhatsApp Business de maneira estratégica? - Socialmaker

O WhatsApp está presente na maioria dos telefones. Isso faz dele um excelente canal de comunicação direta com o cliente. Além disso, ele possui ferramentas que ajudam na estratégia das empresas. Saiba como alavancar os negócios com o WhatsApp Business.

O que é WhatsApp Business?

É a versão feita para atender as empresas. Ele tem várias ferramentas que ajudam a organizar a lista de contatos, enviar mensagens quando ausente e promoções. Assim, se cria um canal direto e mais humano com o cliente. Além disso, ele possui recursos como:

  • Enviar mensagens automáticas;
  • Classificar os usuários;
  • Responder mais rápido.

Ele ajuda no dia a dia a atender o cliente, como também, em obter métricas de como anda a tática em vários setores. Além disso, ele tem o mesmo visual do programa comum.

Ferramentas do aplicativo

Os vários recursos que têm ajudam no dia a dia do negócio e vão muito além da comunicação. Elas auxiliam a criar processos para otimizar as vendas, até porque, servem tanto para captar um número maior de clientes, quanto para retê-los.

homem de pé, desenhando um gráfico de linhas em um quadro branco. Ele parece apresentar uma estratégia para as outras pessoas que estão na foto

Usar o WhatsApp Business na estratégia da empresa é uma forma eficiente de obter resultados. Imagem de Freepik

Diferenciais do WhatsApp Business

Fácil de manusear, aliás, o passo a passo das funções são simples e estão na rede, o que ajuda a obter a melhor experiência. Note ainda que ele tem um suporte com qualidade e que responde rápido. Além disso, tem alguns diferenciais, por exemplo:

  • Perfil comercial: com o ramo do negócio, endereço, horário de trabalho e site;
  • Catálogo: ideal para expor os produtos e serviços;
  • Etiquetas: feito para organizar e achar as conversas e mensagens.

Isso é só uma parte do que o torna ideal para canal de comunicação. Por isso, aproveite o app mais usado no país para melhorar suas vendas.

Como o WhatsApp Business pode ajudar na estratégia da empresa?

Através das funções que ele dispõe é simples montar projetos para várias áreas, para isso basta conectá-lo com programas externos. Além disso, ele emite relatórios com as interações com os clientes. Como o número de mensagens respondidas, entregues e lidas.

Essa ferramenta é ótima para uma tática bem definida. Porque, com ela fica fácil verificar, por exemplo, se a campanha de marketing foi bem sucedida. Isso porque, é simples manter o controle do tráfego de contatos recebidos e a conversão em negócios.

Há uma série de outras ações que ele tem e que ajudam a planejar. Por isso, é importante traçar um objetivo e usar os recursos da melhor forma.

Cadastro de clientes

O WhatsApp Business pode ser conectado às redes sociais. Assim, ele adiciona usuários direto para a conta do app. Além disso, facilita organizar, afinal, manter tantos contatos pode ser um pouco desafiador.

Disparador de mensagens

De acordo pesquisas do setor, a nutrição de novos clientes através de e-mail está em declínio. Enquanto, quem usa o app tem ótimos resultados. Não há como negar a proximidade que ele traz, use isso a seu favor.

Agendamentos

Quando integrada com softwares externos que permitem conexão direta com agendas e aplicações. É fácil através de conversas automatizadas realizar serviços como por exemplo:

  • Marcar horário de reunião;
  • Consultar dados do cliente;
  • Oferecer suporte;
  • Agendar visitas técnicas.

Essas automações permitem que o empresário tenha mais tempo para o que realmente importa. Ou seja, cuidar de outros setores mais sensíveis do negócio.

WhatsApp Business para atrair e reter clientes

Outro recurso estratégico útil que ele possui, é sem dúvidas o disparo de mensagens em massa. Isso porque, ao usar a versão comercial, o empresário tem a certeza que sua promoção ou cupom, será enviado aos interessados em potencial.

Mas atenção, para fazer uso dessa função é preciso que o app aprove a mensagem. Caso não peça a autorização, a conta corre o risco de ser bloqueada. Tudo é feito de forma simples pelo app e a resposta é rápida.

Feito isso, mantém o foco em quem já mostrou interesse pela marca, como também aumenta a receita. Ou seja, reter o cliente através de benefícios e descontos fará com que a empresa permaneça no topo.

mulher usando celular

WhatsApp Business e a proximidade com o cliente ajuda a retê-lo e fazer conversões em vendas. Imagem de rawpixel.com no Freepik

Atender em tempo integral

Para um suporte em tempo integral basta colocar mensagens automáticas. Afinal, ele trabalha 24 horas todos os dias da semana. Isso porque, assim que o interessado entra em contato, ele recebe a mensagem devolutiva.

Ela pode conter o horário de trabalho ou que logo um agente entrará em contato. Isso evita que o cliente espere uma resposta ou que ele se sinta ignorado.

Existem outras ações estratégicas com o WhatsApp Business?

O número de ferramentas para otimizar o serviço só cresce. Por isso, sempre há uma nova forma de usá-las e criar um plano estratégico. A versão comercial do app além das funções já citadas possuem outras como por exemplo:

  • Pagamento através do app;
  • Link de redirecionamento nas redes sociais;
  • Respostas rápidas.

Mas não é só isso, com o WhatsApp Business API é possível integrar com outros sistemas, como software de gestão, logística e com um chatbot. Assim, através dele fica mais fácil otimizar vários processos.

O chatbot é um programa de computador que simula a fala humana. Ou seja, ele é capaz de conversar, tirar as dúvidas e ainda resolver problemas. Com ele, além do atendimento rápido, o cliente se sente atendido por uma pessoa.

Os benefícios do WhatsApp

Segundo pesquisas, cerca de 2 bilhões de pessoas usam o app ao redor do mundo. Um dos motivos para o sucesso é a interatividade, já que, com ele, é possível enviar arquivos e mídias.

O empreendedor viu nesse conceito uma forma de ficar mais próximo do seu público alvo. Afinal, a empresa que se comunica transmite mais segurança e tem mais chances de conquistar vendas.

Por isso, os benefícios são a melhoria nos processos e a comunicação direta e rápida. Além disso, a resolução de problemas de forma imediata e a conquista de espaço no mercado através do diálogo.

Fidelizar

Essa relação direta com o WhatsApp Business, ajuda a oferecer uma boa experiência no pré e pós venda. Já os problemas são resolvidos de forma prática e sem burocracia. Com isso, as chances de fidelizar o cliente e satisfazer suas expectativas são grandes.

Venda e pós-venda

Conseguir os contatos através das redes sociais e no site não é garantia de venda. Porém, com ele a equipe de vendedores fica mais próxima do potencial cliente o que aumenta as chances de conversão.

Já no pós-venda é possível informar o prazo de entrega, número de rastreio ou de confecção do produto. Assim aumenta a chance de leitura, mais que o e-mail e garante tranquilidade, o que é cômodo para o freguês.

Vale a pena usar o WhatsApp Business?

Ele possui recursos que podem ajudar na criação de boas estratégias. Como também, contribui de forma positiva por meio de relatórios com os dados obtidos e da comunicação direta com o consumidor.

Além disso, o custo é baixo quando se compara os vários recursos que ele dispõe ao usuário. Sem contar os prós que ele traz para o setor de relação com o cliente, como também para o consumidor.

Por esses motivos e diante dos prós que o app traz ao atendimento. Como também, de ajudar na gestão estratégica e ser capaz de atender vários setores, acredita-se que vale a pena investir no app.