O que é e-commerce? Dicas para ter um negócio de sucesso

25 de novembro de 2022 Escrito por Diego Dias
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Entenda o que é e-commerce e como ele pode ajudar a sua loja a atrair clientes. Investir no mundo digital é uma forma de deixar as barreiras físicas para trás e vender para todo o mundo. Saiba qual o seu tipo de e-commerce e como impulsionar as suas vendas.

O que é um e-commerce?

O e-commerce, a princípio, refere-se às transações comerciais online, assim, a escolha do produto, o pagamento e a logística acontece no meio digital. Outra característica marcante diz respeito ao atendimento ao cliente que nos espaços virtuais tem o benefício de ser dinâmico e com a possibilidade de inserir a automação.

mão masculina segurando um cartão de crédito enquanto digita em um laptop

Entender o que é e-commerce é o primeiro passo para vender online. Imagem de ijeab no Freepik

O que é um e-commerce e os seus tipos?

Existem várias modalidades e elas se dividem, basicamente, pelo tipo de relação com o cliente final e o que se deseja alcançar. Além disso, diz muito sobre o que é e-commerce a inovação desse conceito, já que podem surgir outras categorias para se adequar ao mercado que evolui rapidamente. Alguns dos mais conhecidos são, por exemplo:

  • Business to Consumer: relação direta entre o vendedor e o consumidor final;
  • Direct to Consumer: o consumidor relaciona-se direto com o fabricante;
  • Business to employee: vendas exclusivas para colaboradores da empresa.

O comércio eletrônico é feito por dispositivos como o telefone, computador e tablet, além disso, a sua forma mais conhecida e mais associada com o que é e-commerce é a loja virtual.

Parceria em rede social

As parcerias de marcas com influencers estão em alta atualmente, a princípio, isso é chamado de Consumer to Business, que nada mais é que uma negociação de serviços prestados pelo consumidor para uma empresa. Essa relação diz muito sobre o conceito de e-commerce e como ele pode evoluir para abranger as novas relações comerciais.

Quais as vantagens para o seu negócio?

A principal vantagem do e-commerce, antes de mais nada, é aumentar a amplitude do negócio, isso porque, com ele, a sua empresa consegue atrair clientes de todo o mundo. Outro benefício é a relação próxima com o consumidor, já que o feedback sobre o produto ou serviço é quase imediato.

Dicas de sucesso para o seu e-commerce

Entender o cliente, antes de mais nada, é uma dica de sucesso, isso porque, é importante estruturar o e-commerce com o público-alvo que deseja alcançar. Entenda o que o consumidor deseja e espera do seu produto ou serviço e evolua com ele. Enfim, aproveite a proximidade para estreitar laços, para isso, crie enquetes e invista na comunicação via rede social.

Invista em divulgação

As redes sociais são ótimas para divulgar a marca, atualmente, ela abrange pessoas de todas as idades, por isso, invista na comunicação direta com seu público, use termos e referências que o envolvam.

Atenção a prazos de entrega

Não se esqueça de oferecer uma boa experiência, desde um site de vendas responsivo seguro até uma entrega rápida. Essa nova perspectiva diz muito sobre o que é um e-commerce de sucesso, ou seja, aquele que entende que a relação com o comprador não termina no ato do pagamento. É de suma importância ter atenção quanto a logística envolvida.