Métricas do WhatsApp Business que te ajudam a avaliar sua estratégia de marketing

3 de dezembro de 2022 Escrito por Diego Dias
Métricas do WhatsApp Business que te ajudam a avaliar sua estratégia de marketing - Socialmaker

As métricas do WhatsApp Business são responsáveis por melhorar o desempenho do seu negócio no aplicativo. Dessa forma, é possível melhorar a comunicação com os seus clientes por meio um bom planejamento. Assim, é um modo de medir a sua estratégia.

O que são métricas?

São as principais aliadas do marketing por trazer mais oportunidades de negócio nas empresas. Por isso, tem uma forte relação com a análise de dados do seu desempenho. Assim, é um número que representa a medida de campanhas e das suas tendências. Ou seja, é ideal para comparar resultados.

Marketing

O marketing tem as suas próprias estatísticas por meio de indicadores que ajudam a mensurar os seus resultados. Portanto, é possível ver se a campanha teve um grande sucesso por meio dos seus dados. Afinal, são muitas as funções do marketing digital.

Imagem da tela de um computador com um gráfico na tela

O uso de métricas são essenciais para as estratégias de marketing. Imagem de Lukas no Pixabay

Quais as principais métricas do WhatsApp Business?

Uma das principais métricas do WhatsApp Business é a sua funcionalidade chamada de estatísticas. Por isso, se destaca como um dos seus grandes diferenciais. Dessa forma, é uma ferramenta que fornece dados e análises sobre as interações entre empresa e cliente.

  • Tempo médio de espera;
  • Tempo médio de atendimento;
  • Número de mensagens trocadas;
  • Quantidade de solicitações encerradas;
  • Quantidade de conversas abertas.

Como visto, é essencial estar presente nesta plataforma, pois é fundamental acompanhar os seus resultados. É uma forma de fortalecer as suas interações para investir em melhores treinamentos. Como resultado, ajuda a ter um impacto positivo para aumentar as vendas.

KPIs

Tanto as métricas quanto os KPIs são essenciais para medir os números e resultados de uma campanha. Portanto, um se conecta com o outro, por isso, a primeira indica as informações reais sobre uma ação. Enquanto a segunda, indica os reais investimentos.

Principais ferramentas no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma versão gratuita para as micro e pequenas empresas. Por isso, há alguns dados limitados que servem para analisar as principais estratégias dos seus negócios. Além disso, há várias ferramentas que podem ajudar a avaliar os seus dados:

  • Call bell;
  • Lead sales;
  • Wati;
  • B2 Chat;
  • Sirena.

Assim, é possível coletar várias informações sobre as atividades dentro do aplicativo e ver a interação dos usuários com a empresa. Portanto, esses dados são fundamentais para medir o desempenho das principais estratégias de vendas. É possível tirar insights valiosos do aplicativo.

Análise dos números

É preciso entender que os números soltos não possuem significados sobre os resultados. Assim, é importante analisar as suas principais taxas. A de recebimento indica se a lista de contatos é interessante. Portanto, a de resposta alerta sobre as mensagens. Por último, a de abertura analisa a comunicação da empresa.

Por que é importante ter métricas no WhatsApp Business?

As métricas do WhatsApp Business são essenciais para avaliar o comportamento dos usuários em relação à empresa. Dessa forma, é possível medir os resultados e o alcance dos seus serviços. Assim, permite entender melhor o seu negócio e saber dicas para melhorar.

Estratégias de vendas

Analisar o alcance dos seus resultados, é importante para criar novas estratégias de vendas. Com isso, é uma forma de testar novos meios de comunicação para se conectar com os seus clientes. Como resultado, os dados permitem ver se os objetivos foram conquistados.