O branding pode parecer um conceito novo, mas o que poucos sabem é que já na Idade Média acontecia a aplicação dessa técnica. Conhecido também como gestão de marca, ele é um processo fundamental para conseguir definir e manter a identidade de uma empresa.
Branding é uma estratégia que ajuda a tornar a marca mais desejada no mercado e pelo público geral. Dessa forma, ele é um processo que busca mostrar positivamente a empresa, mas para isso envolve ações ligadas aos:
Para lembrar de uma marca é necessário que a estratégia gere um valor, crie conexões, bem como um posicionamento. Todos esses fatores dentro da gestão ajudam na hora de um cliente comprar ou não o serviço ou produto de uma organização.
Uma marca bem pensada, planejada e executada é potencializada dentro do mercado de negócios e para o consumidor. Assim, a sua gestão deve usar todos os recursos de branding para transformar a marca em um sucesso.
Para fazer uma boa gestão de marca, é necessário então boas práticas, como fazer pesquisas de mercado, criar uma identidade visual e ter um bom marketing de conteúdo.
Todos esses recursos ajudam a fortalecer o nome da empresa, assim a torna uma referência e inspiração no assunto diante do mercado, além do público.
Existem vários tipos de branding e cada um tem uma estratégia própria para conseguir atingir diferentes públicos dentro do mercado, por exemplo:
Empresas que investem em um bom branding se destacam na mente do público que desejam atingir. Além disso, aquelas que investem na estratégia conseguem trabalhar de forma mais integrada e direcionada nos mesmos objetivos.
Uma boa gestão de marca se torna um tipo de cartão de visita da empresa, ou seja, é uma porta de entrada. Isso faz com que novos clientes e outras marcas se interessem pelo produto ou serviço que é oferecido e a coloque no topo de preferências nas vendas online.
Não existe uma hora certa para começar a investir em um negócio, já que aplicar dinheiro e tempo na gestão de marca deve acontecer desde o início. Assim que uma empresa é criada, já se torna uma marca no mundo corporativo, portanto é necessário ser bem gerida.
Os custos para um projeto de gestão de marca, de fato, podem variar com a complexidade da proposta. De acordo com a Tabela Referencial de Valores da ADEGRAF, a Associação dos Designers Gráficos, é possível encontrar valores entre R$ 3.200 a R$ 48.200.
Esses custos mudam com o tamanho da empresa e com a descrição do projeto a ser executado. Por fim, a criação de identidade visual, a elaboração de diagnósticos e a criação de campanhas são exemplos de propostas com valores diferentes entre si.