Os KPIs ajudam a traçar medidas estratégicas, a fim de atingir metas organizacionais e aumentar as vendas de produtos ou serviços. Além disso, os indicadores de desempenho em vendas mostram se você deve seguir com os mesmos métodos ou mudar a rota.
A sigla KPIs traduzida do inglês significa indicadores-chave de desempenho, ou seja, são medidores quantitativos de um processo para atingir objetivos específicos. Desse modo, eles são utilizados para fornecer metas aos funcionários e ver o seu progresso.
Os KPIs são importantes por permitirem uma visão clara de como atingir os objetivos do seu negócio, dessa forma, é possível orientar uma equipe e empresa de forma mais assertiva, facilitando a previsão e realização de vendas futuras.
Existem vários tipos de KPIs, como unidade funcional, operacional e estratégico, tanto para medir o progresso mensal como a longo prazo. Além disso, todos os índices de desempenho utilizam meios para atingir as metas de forma mais rápida e eficiente.
São indicadores para funções específicas, como finanças ou Tecnologia da Informação. Assim, nesses primeiros, os medidores analisam margem de lucro bruto, líquido e índices de ativos, já nos de TI rastreiam o tempo de resposta ou médio de atividade.
Esses KPIs são aplicados em processos de eficiência nas atividades tanto individuais quanto de grupos. Além disso, medem o desempenho em curto prazo, como vendas por região, custo de transporte, CPC (custo por clique) e CPA (custo por aquisição).
Esses indicadores-chave de desempenho monitoram a longo prazo os fatores internos e externos das metas organizacionais. Assim, é verificado a atuação da empresa em serviços de entrega, lucratividade e entre outros.
Os KPIs priorizam as atividades úteis e direcionam para o caminho certo de otimização do processo de vendas. Ademais, sem o uso desses indicadores, atingir as metas será mais difícil, pois você não estaria sendo estratégico.
Aplicar os indicadores de forma correta nos negócios irá facilitar na sua organização e melhorar o desempenho das funções junto com os lucros. Contudo, existem 5 fatores principais que serão melhorados na sua empresa com ajuda deles:
Estes são apenas alguns dos benefícios que um bom planejamento estratégico com o uso dos KPIs podem oferecer ao seu negócio.
Cada organização utiliza indicadores-chave de desempenho para potencializar as suas vendas, mas alguns são mais eficazes do que outros e por isso, são mais utilizados. Os principais fatores são:
Com isso, então, é possível notar que há vários fatores que podem ser estudados com o auxílio dessa ferramenta para ter negócios lucrativos.
A aplicação certa dos KPIs na sua empresa irá trazer um melhor desempenho e resultados mais rápidos, além de eficazes. Ademais, eles existem para ver os pontos positivos e negativos, a fim de ajudar nas próximas decisões.