Importância do inbound sales para o seu negócio

1 de março de 2023 Escrito por Diego Dias
Importância do inbound sales para o seu negócio - Socialmaker

O método inbound sales é a forma mais eficaz de fidelizar clientes, pois a sua abordagem procura entender os problemas e desafios do comprador a fim de apresentar a melhor solução. Portanto, é uma tática muito usada para aumentar as vendas.

O que é inbound sales?

Inbound sales é um método de vendas que visa entender as necessidades do cliente a fim de atendê-lo de forma personalizada. Desse modo, o vendedor não foca em fechar negócio o mais rápido possível, pois o objetivo é orientar até fechar uma venda consciente.

Além disso, um vendedor inbound atende a pessoa onde ele estiver e sem pressioná-lo, pois essa técnica visa criar uma relação estreita entre ambos e aumentar as chances de ganhar um cliente fiel e duradouro.

Diferente do outbound sales

Outbound é a forma tradicional de captar clientes, ou seja, através de feiras, ligações ou mensagens não solicitadas. Ademais, a ideia desse método é ofertar ao maior número de pessoas possíveis, mesmo que não haja sinal de interesse no produto ou serviço.

Por outro lado, o método inbound marketing é voltado para atrair pessoas que estejam interessadas e através dessa oportunidade, entender o que ele procura a fim de otimizar a venda. Contudo, as duas técnicas também podem ser usadas ao mesmo tempo.

Dois homens e uma mulher analisando planta ou projeto de casa sobre balcão em interior de residência com janelas de vidro ao fundo da fotografia

Foto: Usar o inbound sales para identificar as necessidades do cliente é essencial. Imagem de Alena Darmel do Pexels

Como funciona o Inbound sales?

O inbound sales funciona através de ações aplicadas em conjunto para orientar um cliente em potencial. Com isso, é importante que você aplique as ações na ordem certa. Veja cada uma a seguir:

  • identificar;
  • conectar;
  • explorar;
  • aconselhar.

O primeiro passo é saber identificar as melhores chances de um negócio a fim de conseguir mais clientes. A partir disso, se conectar com eles para ajudá-los a decidir se devem priorizar tais metas e desafios, em caso positivo, ele se torna um lead qualificado.

Com isso, um vendedor deve explorar para entender as necessidades e desafios desse lead e avaliar a oferta ideal. Assim, aconselhar e mostrar que a solução dada foi feita de forma única para atender os desejos do comprador.

Assista este vídeo sobre o inbound aplicado no marketing e entenda melhor como funciona esse método:

Quais são os estágios do Inbound sales?

Durante o inbound sales os compradores passam por três estágios que vão definir o rumo da compra. Entender cada um deles é importante para obter os melhores resultados. Nesse sentido, eles são:

  • primeiro a consciência;
  • em segundo lugar a consideração;
  • por fim, a decisão.

Com isso, é possível notar que esse método de venda é algo complexo e que exige estudo para criar boas estratégias. Portanto, logo abaixo você irá entender cada um desses estágios.

Mulher sorridente dentro de loja de roupas com cabides atrás da mesma completos com vestimentas de várias cores segurando tablet branco com gráficos azuis na tela sorrindo para fotografia e mostrando os dados

Foto: Estudar o método inbound sales ajuda a aumentar os lucros da sua empresa. Imagem de Pressfoto no Freepik.

Consciência

Nessa etapa, os clientes observam um desafio ou um problema diário em sua vida e buscam uma solução. Com isso, é necessário que o consultor conheça a persona do comprador para aproveitar esse estágio e entender como o seu serviço pode ser útil.

Consideração

Essa é a fase em que o comprador já entende o seu problema a fundo e analisa as opções de oferta para solucionar o seu desafio. Para isso, o vendedor precisa entender as soluções mais viáveis, como se destacar da concorrência, assim como seu prós e contras.

Decisão

Nessa etapa final é essencial que o cliente escolha uma das suas propostas apresentadas. Desse modo, você saberá que se conectou com ele e que foi capaz de convencê-lo sobre a solução mais adequada.