O método inbound sales é a forma mais eficaz de fidelizar clientes, pois a sua abordagem procura entender os problemas e desafios do comprador a fim de apresentar a melhor solução. Portanto, é uma tática muito usada para aumentar as vendas.
Inbound sales é um método de vendas que visa entender as necessidades do cliente a fim de atendê-lo de forma personalizada. Desse modo, o vendedor não foca em fechar negócio o mais rápido possível, pois o objetivo é orientar até fechar uma venda consciente.
Além disso, um vendedor inbound atende a pessoa onde ele estiver e sem pressioná-lo, pois essa técnica visa criar uma relação estreita entre ambos e aumentar as chances de ganhar um cliente fiel e duradouro.
Outbound é a forma tradicional de captar clientes, ou seja, através de feiras, ligações ou mensagens não solicitadas. Ademais, a ideia desse método é ofertar ao maior número de pessoas possíveis, mesmo que não haja sinal de interesse no produto ou serviço.
Por outro lado, o método inbound marketing é voltado para atrair pessoas que estejam interessadas e através dessa oportunidade, entender o que ele procura a fim de otimizar a venda. Contudo, as duas técnicas também podem ser usadas ao mesmo tempo.
O inbound sales funciona através de ações aplicadas em conjunto para orientar um cliente em potencial. Com isso, é importante que você aplique as ações na ordem certa. Veja cada uma a seguir:
O primeiro passo é saber identificar as melhores chances de um negócio a fim de conseguir mais clientes. A partir disso, se conectar com eles para ajudá-los a decidir se devem priorizar tais metas e desafios, em caso positivo, ele se torna um lead qualificado.
Com isso, um vendedor deve explorar para entender as necessidades e desafios desse lead e avaliar a oferta ideal. Assim, aconselhar e mostrar que a solução dada foi feita de forma única para atender os desejos do comprador.
Assista este vídeo sobre o inbound aplicado no marketing e entenda melhor como funciona esse método:
Durante o inbound sales os compradores passam por três estágios que vão definir o rumo da compra. Entender cada um deles é importante para obter os melhores resultados. Nesse sentido, eles são:
Com isso, é possível notar que esse método de venda é algo complexo e que exige estudo para criar boas estratégias. Portanto, logo abaixo você irá entender cada um desses estágios.
Nessa etapa, os clientes observam um desafio ou um problema diário em sua vida e buscam uma solução. Com isso, é necessário que o consultor conheça a persona do comprador para aproveitar esse estágio e entender como o seu serviço pode ser útil.
Essa é a fase em que o comprador já entende o seu problema a fundo e analisa as opções de oferta para solucionar o seu desafio. Para isso, o vendedor precisa entender as soluções mais viáveis, como se destacar da concorrência, assim como seu prós e contras.
Nessa etapa final é essencial que o cliente escolha uma das suas propostas apresentadas. Desse modo, você saberá que se conectou com ele e que foi capaz de convencê-lo sobre a solução mais adequada.