Arquétipo para vendas: como vender mais no WhatsApp?

24 de março de 2023 Escrito por Diego Dias
Arquétipo para vendas: como vender mais no WhatsApp? - Socialmaker

Com o arquétipo para vendas, você consegue definir estratégias poderosas para o seu negócio e ainda aproveita grandes vantagens. Ou seja, dentro de todo esse planejamento é possível influenciar e direcionar a jornada de compra do seu cliente.

O que é arquétipo para vendas?

O arquétipo para vendas é uma ferramenta utilizada com a intenção de criar uma aproximação com o seu cliente. Mas, antes de gerar isso com os compradores e aumentar os resultados nos negócios, a marca precisa defini-la com cuidado.

Com a definição e o uso dos arquétipos, a empresa descobre o poder que ela pode exercer e deixa o processo de vendas ainda mais atraente. Por isso, é uma estratégia essencial.

Pessoa com duas mãos juntas com palmas abertas e para cima segurando bússola com outras duas mãos de alguém por baixo das suas, como se desse suporte, em foto para representar o tema Arquétipo para vendas

O arquétipo para vendas e a real essência do seu negócio orientam a a decisão do cliente. Imagem de ArtHouse Studio no site Pexels

Quais são os arquétipos mais usados para vender?

Os arquétipos são ótimos para criarem estratégias de marketing da empresa. Dessa forma, define o jeito da marca se comportar e posicionar da forma correta no mercado. Veja, então, quais são os principais que ajudam na relação do seu negócio com o cliente:

  • sábio: as pessoas confiam na sua opinião por obter conhecimento;
  • mago: improvisa, inspira mudanças e inova para solucionar problemas;
  • criador: sempre tem soluções criativas;
  • herói: é produtivo e focado;
  • amante: oferece uma experiência única ao consumidor;
  • bobo: conquista com o bom humor;
  • cuidador: oferece suporte aos clientes;
  • comum: tem uma linguagem fácil;
  • governante: que influencia as pessoas.

A empresa precisa ter definida as suas visões de valores. Desse modo, ela cria uma relação verdadeira com a audiência e conquista a confiança do cliente com facilidade.

Como usar os arquétipos?

Os arquétipos são ótimas ferramentas para vender mais e despertar emoções no seu cliente e assim, fazê-lo tomar uma atitude. Portanto, reflita sobre o seu serviço ou produto e decida qual a mensagem que você deseja passar para eles com o arquétipo ideal.

Quais são os benefícios do arquétipo para vendas?

Dentre os benefícios do arquétipo para vendas, um deles é aumentar o lucro, além de tornar a marca muito querida e admirada pelo consumidor. Aliás, reforça a imagem do negócio e desse modo, atrai o público certo e com os mesmos valores da empresa.

Essa identificação da marca com o cliente ajuda a estimular na decisão final da compra. Enfim, isso acontece porque o público gosta de ver seus valores e personalidades refletidos em seu dia a dia. Assim, se inicia uma boa relação com uma empresa.

Como atrair clientes usando os arquétipos?

Para atrair os clientes é preciso definir qual arquétipo se encaixa com a sua marca. Portanto, pense no que deseja comunicar e qual problema o seu produto resolve. Então, vai atrair a persona certa sem precisar abordar outro tipo de consumidor e faturar muito mais.

Três mulheres andando lado a lado em calçada de avenida diante de vidraça de prédio enquanto sorriem e carregam sacolas de compras de várias cores e tamanhos

O arquétipo para vendas atrai o público-alvo certo, o que ajuda a vender mais. Imagem de Gustavo Fring do site Pexels.

Como o arquétipo para vendas ajuda a vender mais no WhatsApp?

Com o arquétipo para vendas, fica mais claro como abordar seus clientes via WhatsApp, este canal de comunicação que hoje também é usado para o comércio de serviços e produtos no Brasil.

Aquele que entra em contato pelo app, além disso, está mais inclinado para a compra. Ou seja, é a hora de afirmar os valores da marca, acima de tudo.

Seja sábio e passe confiança aos clientes, tenha uma boa comunicação e fale de forma simples. Enfim, motive-os e quebre as objeções que surgirem e finalize as vendas.