O que é vantagem competitiva e como desenvolver em seu negócio?

10 de maio de 2023 Escrito por Diego Dias
O que é vantagem competitiva e como desenvolver em seu negócio? - Socialmaker

A vantagem competitiva é algo que ajuda a transformar a direção da sua empresa e incentiva a destacar os seus principais serviços ou produtos. Ou seja, uma marca precisa de um diferencial bem definido para ter um número de vendas maior que o concorrente.

O que é vantagem competitiva?

A vantagem competitiva é a possibilidade de oferecer serviços ou produtos de alta qualidade em comparação a concorrência. Portanto, ela está ligada à entrega de uma série de vantagens com baixo custo. Mas, existem diversos meios de ganhar destaque.

Saiba que com os diferenciais certos, é possível notar um aumento nas vendas a longo prazo. Desse modo, com a mudança de alguns detalhes de tempos em tempos, você se mantém à frente do seu concorrente.

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A vantagem competitiva aumenta a lucratividade da empresa a longo prazo. Imagem do Lukas do site Pexels

Principais formas de estar a frente da concorrência

Uma das principais formas de estar a frente no mercado é gerar um alto valor do produto para o cliente. Ou seja, é preciso desenvolver uma visão positiva do consumidor com relação ao item.

Depois, o produto ou serviço oferecido precisa ser insubstituível, ele não pode ser reaplicado pelo concorrente. O produto precisa ser durável e se tornar uma grande vantagem da empresa, então, busque oferecer algo sustentável para os seus clientes.

Tipos de vantagens competitivas

Alguns exemplos de vantagens competitivas incluem oferecer preços mais acessíveis e ter um atendimento ao público diferenciado. Com as mudanças recorrentes na tecnologia, na sociedade e no mercado, é essencial estar ligado e não ficar para trás.

Nesse caso, é crucial estar atento que existem várias maneiras para otimizar os negócios de acordo com o cenário atual da sua empresa. Portanto, seguem os principais meios de se destacar no mercado:

  • oferecer produtos com baixo custo e preços mais atrativos;
  • ter um serviço de suporte técnico melhor do que o concorrente, por exemplo;
  • ter foco na área comercial com a finalidade de aumentar as vendas;
  • garantir uma qualidade no atendimento e entregar uma ótima experiência ao cliente.

Ou seja, fique atento aos produtos com baixo custo que estão sendo oferecidos e disponha de um ótimo suporte aos seus clientes. Afinal, as pessoas gostam de preços acessíveis e bom atendimento.

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Nem sempre um vendedor ou empresa sabe o que fazer para ter uma vantagem competitiva em cima de seus concorrentes. Imagem retirada do site Pixabay.

Importância de estar a frente no mercado

A importância da vantagem competitiva está em você fazer com que o seu produto seja cada vez mais atrativo aos olhos do seu cliente. Assim como, influenciá-lo na compra das soluções desejadas.

Mesmo que esse consumidor esteja sem recursos no momento, ele acredita no benefício que o seu negócio pode oferecer. Portanto, fique atento ao que a sua empresa tem de melhor.

Por fim, crie serviços ou mercadorias que tenham exclusividade, um atendimento superior que o do concorrente, preços baixos e mais flexibilidade na troca e/ou devolução do produto.

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Para criar vantagem competitiva, é essencial fazer um profundo estudo de mercado. Imagem da Karolina Grabowska no site Pexels

Como desenvolver um diferencial na área de vendas?

Para desenvolver diferenciais na área de vendas, você precisa estudar o mercado. Assim como, o serviço de venda remota para facilitar a compra dos clientes. Ou seja, também estude a persona e descubra as suas dores, como encantá-los e fidelizá-los.

Não esqueça de motivar a sua equipe de vendas, otimize o marketing, os mecanismos de buscas e as mídias sociais. Então, invista nas novas tecnologias para estar sempre à frente.

Por que ter uma vantagem competitiva em seu negócio?

A vantagem competitiva é essencial para impulsionar a sua empresa em direção ao sucesso. Desse modo, ela diferencia a sua marca das demais e passa a ser ainda mais competitiva no segmento. Portanto, se preocupe com a sustentabilidade da sua empresa.