Deseja aumentar suas vendas e tornar os seus contatos potenciais clientes? Aprenda a fazer um bom script de vendas. Então, se você ainda não conhece ou não sabe como começar, este artigo vai te direcionar por meio de um passo a passo para elaborar o seu.
Um script de vendas é um guia com orientações de como o vendedor deve conversar com um possível cliente. Assim, dentre outras ações, é um roteiro personalizado para conseguir maior proximidade e engajamento com o consumidor e efetuar a venda.
Dentre muitas razões, a importância de um roteiro de vendas tem destaque por meio de consequências como o aumento da produtividade da equipe. Além de, orientar o vendedor quanto às suas abordagens efetivas de vendas e o fácil compartilhamento de informações.
Para fazer um bom script de vendas é necessário organizar cada etapa com base nos padrões de conversão em vendas ou desistência dos clientes. Ou seja, é preciso uma análise específica do seu negócio, bem como do processo de vendas, por exemplo.
Dessa forma, há etapas que não podem ser ignoradas para que um bom roteiro seja elaborado, veja a seguir que o passo a passo é:
Dentre os caminhos para criar o script, primeiramente, é necessário estabelecer as etapas. Todavia, essas consistem no processo de vendas. Portanto, é ideal que você conheça as fases no processo do seu próprio negócio, isso varia de acordo com a sua própria empresa.
Neste passo, você deverá compreender o formato que mais se adequa, bem como o canal para a abordagem da sua empresa.
É muito importante conhecer o produto que você oferece, além do seu consumidor. Ou seja, quanto melhor você conhece a sua mercadoria, mais fácil torna-se convencer o comprador de que ele é realmente bom e deve adquiri-lo.
Não obstante, é indispensável elaborar os modelos de script relacionados a cada etapa, já que há necessidade de abordagens diferentes.
É relevante ter um documento organizado, que agregue todos os seus scripts para a venda. Assim, conseguirá poupar tempo e compartilhar o máximo possível com a equipe, aqueles que deram certo. Além de demonstrar o que não fazer, com aqueles que não funcionaram.
Por fim, é um dever importante para a última etapa verificar, atualizar e melhorar o seu script. Desse modo, compreende que ele não deve ser um roteiro imutável, ao contrário, precisa ser adaptável sempre que considerar necessário. Além disso, sempre usar de boas ferramentas para as vendas no WhatsApp Business.