A Black Friday é um período de oportunidade para qualquer negócio. Isso porque, ela mostra como atrair mais clientes em massa dispostos a consumir. Mas, claro que para dar certo é crucial entender como ela funciona. Então, se isso te interessou, saiba mais.
Black Friday é um termo usado para uma promoção irrecusável que acontece em uma sexta-feira de novembro. Assim, lojistas no mundo inteiro, ofertam produtos com preços extraordinários, o que incentiva o consumo em massa naquele dia.
É interessante saber que existem diversas pessoas que passam o ano inteiro esperando por ela. Isso porque, nela elas conseguem comprar produtos que seriam impossíveis com o valor normal. Ou seja, de certa forma, esse é um dia de inclusão na sociedade.
A campanha começou nos Estados Unidos no século XX, e tem ligação direta com o dia de ação de graças e o natal. Desse modo, ela foi criada para que na época de festas fosse possível escolher com maior liberdade os objetos desejados.
Com pouco tempo de criada, ela passou a chamar a atenção de países próximos como México e Canadá. Em 2010 ela chegou no Brasil e devido ao sucesso, até os dias atuais possui bastante influência.
No começo, a campanha sofreu diversas críticas. Afinal, vários lojistas aproveitaram para criar falsas promoções. Ou seja, eles agiram de má fé para enganar os seus consumidores induzindo-os à compra.
Para enganar os clientes, os proprietários das lojas elevavam o valor do produto pouco tempo antes do período. Logo, quando ele chegava, eles apenas inseriram o preço original, criando assim, uma falsa ilusão de promoção.
Apesar de pouco comuns, os serviços podem ser ofertados na campanha tanto quanto o produto. Então, se você pode, por exemplo, ofertar pacotes de serviços de garçom para aniversário, limpeza de estofados e mais.
A Black Friday torna possível apresentar a sua marca para se dedicar ao foco no cliente. Isso porque, como tudo está em promoção, as pessoas estão mais abertas a conhecer lojas novas. Além disso, ela é uma ótima oportunidade para realizar vendas em massa.
Muitas pessoas acreditam que esse período retira todo lucro do vendedor. Mas, isso é um grande engano e se executado, um enorme erro. Afinal, mesmo nesse período, é crucial levar em consideração alguns pontos, como:
Quando um vendedor repassa o produto a preço de custo, isso significa que ele sofrerá com prejuízo financeiro. Então, para que isso não aconteça, o certo é fazer uma balanço para determinar um valor que seja justo para ambos os lados.
Outro ponto importante é que nessa época você vai vender mais e lucrar um pouco menos. Portanto, é crucial se preparar bem para este período no decorrer do ano para não ter surpresas desagradáveis.
É um erro acreditar que a campanha desvaloriza os produtos da loja. Afinal, esse é o período em que todo mundo sabe que os produtos ficam mais baratos. Ou seja, a diminuição do valor é toda atribuída a ele e não a outros fatores externos.
O seu cliente vai achar que a sua loja possui o mesmo nível de relevância no mercado. Logo, a única diferença é que ele vai perceber que você acredita na inclusão. Então, na realidade, esse é um ponto positivo.
A melhor estratégia para aumentar as vendas na Black Friday é aumentar a demanda. Isso porque, como não há um consumo em massa, você precisa acompanhar esse ritmo. Além disso, é importante:
Os dois pontos citados possuem o mesmo grau de importância. Desse modo, para que dê certo é importante que você conheça cada um deles de forma detalhada. Então, para ajudar veja como eles funcionam logo abaixo.
A verdade é que o suspense acompanha esse período de forma intensa. Portanto, você deve fazer as divulgações com até um mês de antecedência, mas sempre aos poucos. Ou seja, mostre um ou outro produto que entrará em promoção.
Ao fazer o processo citado, o consumidor conseguirá se preparar para quando chegar a época realizar a compra sem dificuldade. Então, nesse caso, na última semana antes da campanha é interessante ter grande parte dos preços revelados.
Vale mencionar que essa dinâmica se torna mais urgente se o que você comercializa é de alto valor. Afinal, será necessário um preparo maior para conseguir adquirir o que será comercializado.
Nem todo produto ofertado deve ser da preferência dos clientes. Isso porque, existem muitas pessoas no mundo que precisam de coisas diversas. Mas, na prática, sempre tem aquele item que é o favorito entre o público e é sempre bom colocá-lo na campanha.
É claro que para inserir qualquer peça é crucial ser razoável. Então, se o seu público quer muito um item, mas ele é caro e por isso, não pode ser incluído nesse período, não há problema. Mas, vale a pena ver a possibilidade de gerar um desconto mínimo.
Ao investir na Black Friday, a sua empresa está criando oportunidade. Isso porque, haverá uma compra em massa dos produtos, o que vai elevar o lucro de forma imediata. Além disso, cabe destacar que ela:
Por ser um período único, as empresas costumam criar campanhas que tem como objetivo atrair os consumidores para esse período. Mas, claro que para obter ainda mais sucesso, é interessante fugir do óbvio, que é relatar uma super promoção.
Ao criar um conteúdo, você precisa passar a imagem que o seu público precisa do produto com urgência. Afinal, caso eles não adquirem vão perder a oportunidade e comprá-los com preço reduzido.
Pelo que foi citado, fica claro que essa é uma oportunidade para criar um bom script de venda e sair da zona de conforto. Logo, será aprimorada a criatividade. Além disso, ainda será possível fidelizar clientes e criar um ciclo de vendas para o seu negócio.
Ao seguir as dicas passadas, você conseguirá ter a base para criar uma boa campanha que fará sucesso e elevará o lucro da sua empresa. Ou seja, ela te ajudará a se tornar um verdadeiro líder do ramo.