Público-alvo: o que é e como definir o seu?

24 de julho de 2023 Escrito por Diego Dias
Público-alvo: o que é e como definir o seu? - Socialmaker

O público-alvo reflete o segmento de mercado que uma empresa busca alcançar por meio de estratégias e campanhas. Mas, para que isso ocorra da forma correta, é essencial saber como esse conceito pode levar ao sucesso do seu negócio. Descubra no texto a seguir.

O que é público-alvo?

Público-alvo refere-se ao grupo de clientes que possuem o mesmo perfil e interesses, o qual uma marca direciona as suas campanhas de marketing. Ele se baseia em uma série de fatores que essas pessoas têm em comum, como, por exemplo:

  • faixa etária;
  • gênero;
  • renda média mensal;
  • grau de instrução;
  • localização geográfica;
  • hábitos de compra;
  • estilo de vida;
  • prática nas redes sociais.

De forma geral, isso permite segmentar o mercado e tornar as estratégias mais eficazes. Ao definir isso, aliás, as empresas podem adaptar as suas mensagens, bem como os produtos, serviços e a abordagem.

público-alvo

O público-alvo são pessoas com o mesmo perfil e gostos parecidos. Imagem de Gpointstudio no Freepik.

Como surgiu esse conceito?

O conceito surgiu com o avanço do marketing como disciplina e prática comercial no século XX. Antes disso, no entanto, as marcas adotavam uma técnica mais ampla e simples, assim, os anúncios chegavam a um público maior.

À medida que o mercado se tornou mais acirrado e plural, as empresas notaram que era preciso segmentar mais as suas ações de publicidade. Depois, com o avanço da tecnologia e o acesso a dados mais precisos, a ideia evoluiu ainda mais.

Agora, as empresas podem fazer o uso de ferramentas de análise de dados, pesquisas de mercado e meios digitais para obter insights valiosos sobre o seu público. Dessa forma, refina as suas estratégias e aumenta as suas chances de sucesso.

Como definir o seu público-alvo?

A definição do público-alvo exige um processo de pesquisa e análise para identificar os clientes mais propensos a se interessar pelo que a sua empresa oferece. Portanto, envolve algumas etapas que consistem em:

  • avaliar os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço;
  • coletar dados básicos sobre sua audiência potencial;
  • analisar o perfil de compra e consumo ligado ao seu setor ou nicho de mercado;
  • observar como ocorrem as decisões de compra;
  • levar em conta os seus hobbies, atividades de lazer, valores sociais e ambientais;
  • criar personas com base nos dados que dispõe;
  • fazer pesquisas online, além de análise de redes sociais e de tráfego do site;
  • testar o método na prática;
  • realizar ajustes com base nas respostas.

Esse processo envolve um equilíbrio entre dados objetivos e insights subjetivos, por isso, é importante sempre se atualizar sobre as mudanças do mercado. Além disso, ajustar a sua percepção ao passo que o seu negócio evolui e novas demandas surgem.

Qual a função da persona?

A função da persona é criar um perfil humano que possua os atributos, ideais, desejos e objetivos dos usuários. Sendo assim, ela atua de forma direta na definição do público-alvo, uma vez que permite ver e entender melhor quem são os clientes ideais.

Além disso, ela ajuda a personalizar a comunicação, através da criação de mensagens de marketing únicas. Isso aumenta não só a relevância, como também a conexão emocional com quem traz os lucros para o negócio.

Dicas para coletar dados relevantes do seu público-alvo

Coletar dados relevantes é crucial para entender melhor os seus clientes, bem como o que cada um deles precisa ou prefere. Portanto, algumas dicas que podem te ajudar nesse processo são:

  • realizar pesquisas de mercado;
  • monitorar as redes sociais;
  • analisar os concorrentes;
  • observar como eles se comportam em lojas físicas;
  • fazer uso de ferramentas de pesquisa online;
  • acessar o histórico de compras dos usuários;
  • seguir as tendências;
  • firmar parcerias com outras entidades do mesmo nicho;
  • criar fóruns e grupos de discussão para interagir com o público.

Outra ação eficaz é analisar métricas como, por exemplo, tempo de acesso, páginas mais visitadas, fontes de tráfego e taxas de conversão. Isso porque, essa é uma forma de ler padrões de conduta e preferências dos visitantes.

Lembre-se também que é muito importante garantir a privacidade e a segurança dos dados coletados. Portanto, respeite as normas de proteção, como o GDPR, e obtenha a permissão adequada de todos os envolvidos na pesquisa.

Quais são as bases da segmentação do público-alvo?

As bases da segmentação do público-alvo podem variar de acordo com os setores de mercado. Mas, geralmente, a maioria delas incluem as seguintes categorias:

  • demográficas, que detalha os aspectos pessoais de cada cliente;
  • comportamental, está ligada às ações de compra;
  • psicográfica, que considera os traços psicológicos, sociais e emocionais;
  • geográfica, se baseia no lugar onde a pessoa vive;
  • contextual, indica o contexto que cada produto ou serviço foi utilizado.

Vale ressaltar que essas noções podem se combinar para criar segmentos mais precisos e significativos. Por exemplo, pode-se selecionar mulheres jovens (demográfica) que praticam atividades ao ar livre sempre (comportamental) e valorizam o meio-ambiente (psicográfica).

Assim, essa junção ajuda a identificar grupos de consumidores com os mesmos gostos e demandas, o que permite direcionar estratégias de marketing e ter um bom feedback.

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Os feedbacks te ajudam a conhecer o seu público-alvo. Imagem do Freepik.

Como chamar a atenção do seu público?

Para chamar atenção do seu público, você precisa estar ciente dos seus desejos, interesses e problemas. Visto que, quanto mais você conhecê-los, mais direcionada e relevante poderá ser a sua abordagem. Do mesmo modo, é crucial que a marca:

  • crie um título intrigante;
  • conte histórias que convençam;
  • utilize elementos visuais, como vídeos, fotos e gráficos;
  • seja relevante e útil;
  • tenha um storytelling;
  • integre elementos interativos ao seu conteúdo;
  • seja original e genuíno.

Ferramentas do Google para obter insights valiosos

O Google Analytics é uma ótima ferramenta de análise, pois ela fornece dados detalhados sobre o tráfego do site, conversões e muito mais. Com ele você ainda pode ter uma noção da demografia dos visitantes, assim como as suas preferências de navegação.

Já o Google Trends permite acompanhar as tendências de pesquisa e descobrir o que as pessoas procuram no momento. Nesse sentido, pode ajudar a identificar tópicos populares, entender o interesse comum em alguns assuntos e criar conteúdos relevantes.

Por que é importante conhecer o público-alvo do seu negócio?

Conhecer o público-alvo do seu negócio permite que você se comunique de maneira eficaz, para, assim, desenvolver produtos e serviços relevantes e tomar decisões com base em dados.