Como empreender e conquistar clientes com os recursos do Whatsapp?

21 de agosto de 2023 Escrito por Diego Dias
Como empreender e conquistar clientes com os recursos do Whatsapp? - Socialmaker

Para empreender com o Whatsapp e aproveitar ao máximo os recursos que o aplicativo oferece é importante conhecer as funções disponíveis. Então, veja as principais sugestões para organizar o comércio virtual por meio da plataforma, com baixo custo.

Por que usar o Whatsapp para empreender?

Usar a ferramenta para empreender garante mais rapidez no contato com o cliente, uma vez que serve como um canal direto. Ao adotar essa forma de atendimento, é possível resolver várias situações comuns, tais como:

  • enviar orçamentos;
  • realizar vendas;
  • receber pagamentos;
  • tirar dúvidas;
  • tratar reclamações.

Outra opção é usar o aplicativo para aumentar as vendas online, ao enviar aos clientes cadastrados promoções e descontos promocionais, por exemplo.

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O Whatsapp é um bom auxiliar para empreender, uma vez que permite até mesmo receber pagamentos. Imagem de Alok Sharma no Pexels

O que é o Whatsapp Business?

Essa é uma versão do aplicativo padrão criada com foco para os usuários que possuem empresas de pequeno ou médio porte. Isso porque, conta com recursos extras que ajudam a organizar o atendimento, dentre eles:

  • listas de transmissão, ou seja, uma forma para envio de mensagens em massa;
  • mensagens automáticas para direcionar o tipo de dúvida do cliente;
  • informações sobre horário de expediente, endereço, entre outros detalhes.

O aplicativo possui versões para celulares Android e iOS, sem qualquer custo para instalar, e pode ser acessado também no formato web, conectado no computador ou notebook.

Para empresas maiores, há também a opção do Whatsapp Business API, que permite integrar softwares diferentes, como chatbots, por exemplo. No entanto, isso requer o trabalho técnico de um desenvolvedor para implantar o recurso.

Quais as funções do aplicativo ajudam quem quer empreender?

Ao empreender com o Whatsapp, o lojista pode receber o valor da venda, bem como, pagar fornecedores direto pelo aplicativo. Ainda, pode programar respostas padrão para guiar o cliente em relação aos primeiros passos para efetuar uma compra.

Recebimento de pagamentos

Para começar a usar essa função, é preciso indicar uma conta bancária e depois autenticar os dados de acordo com o protocolo de segurança da plataforma.

O processo para pagar ou receber um valor é bem simples e consiste em alguns passos simples, conforme a seguir:

  • ao fechar uma venda, na própria conversa clique no ícone do $;
  • nesse passo, haverá a opção pagar ou solicitar;
  • insira o valor referente à transação;
  • para receber o valor, é preciso inserir um recado com o motivo da cobrança.

A Meta, empresa que administra o Whatsapp, garante a segurança desse processo por meio de criptografia. Além disso, possui um sistema antifraude para evitar compras suspeitas.

Mensagens automáticas

Outra função presente é gerar respostas prontas para não deixar o cliente à espera, o que pode fazer com que desista da compra. Assim, pode criar um menu com opções como compras, reclamações e outras opções para ajudar a dividir o fluxo.

O app também tem a opção de inserir marcadores em cores diferentes, para sinalizar o tipo de assunto em cada conversa. Com isso, é possível agilizar as respostas e priorizar conforme a urgência.

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Para empreender com sucesso com o Whatsapp, é preciso organizar o fluxo e atender os clientes com rapidez. Imagem de Anton no Pexels

Quais as dicas para empreender com sucesso no Whatsapp?

Empreender na área de vendas com o Whatsapp requer organização para dar uma resposta rápida ao cliente. Afinal, quem opta pela compra virtual prioriza a rapidez que esse tipo de canal oferece.

A seguir veja alguns dos recursos do app de mensagem que são úteis para criar um ciclo de vendas eficaz e assim melhorar os resultados.

Crie um catálogo

Na versão Business, o usuário pode incluir uma listagem com os produtos à venda, da mesma forma como faria em uma loja online. Dessa forma, o cliente pode verificar qual o item de seu interesse e seguir direto para a compra caso já tenha tomado a decisão.

Inclua informações essenciais na descrição

Um cuidado importante nesse caso é manter o catálogo sempre atualizado, ou seja, excluir artigos fora de estoque. Ainda, vale a pena incluir os dados essenciais para agilizar o fluxo de vendas, tais como:

  • preço;
  • tamanho e capacidade;
  • cores disponíveis;
  • prazo e forma de entrega.

Seja ágil nas respostas

Deixar o cliente esperando por um longo período pode resultar em perda de vendas, por isso, é crucial organizar o atendimento. Além das respostas automáticas para guiar os primeiros passos, é preciso ter alguém dedicado a retornar nesse canal.

Uma outra opção é usar recursos adicionais para agilizar essa função e poupar o tempo e o investimento com um funcionário. O aplicativo Social Maker, por exemplo, é capaz de executar scripts pré-definidos, além de programar envios em listas de transmissão.

Ele permite ainda criar grupos no Whatsapp conforme os interesses dos clientes e assim enviar ofertas com maior potencial de conversão. Também, faz a triagem inicial e quando necessário direciona ao atendimento humano.

Aproveite o recurso de status

Essa função é similar aos stories do Instagram, ou seja, trata-se de uma publicação em foto ou vídeo que fica disponível por 24 horas. Então, é uma boa forma de divulgar ações especiais, como por exemplo:

  • promoções;
  • cupons de desconto;
  • novos produtos em estoque.

Integração com anúncios

Quem já investe no marketing digital e cria anúncios por meio do Facebook e Instagram, que são do mesmo grupo, também pode usar a integração entre essas redes para direcionar os clientes ao Whatsapp.

Logo, ao divulgar um produto ou promoção, é possível incluir um botão no anúncio, que leva o cliente direto para o app de mensagens em contato com a loja.

Isso ajuda a aproveitar melhor o recurso investido na mídia paga, além de encurtar o percurso até a finalização da compra.

Quais cuidados tomar ao empreender no Whatsapp?

O principal cuidado para quem quer empreender no digital é a segurança, por isso, sempre ative a proteção em dois fatores no Whatsapp. Essa é uma das medidas que reduz o risco de ter o número clonado e perder a conta para criminosos.

Outro ponto que merece atenção é evitar enviar mensagens excessivas aos clientes, uma vez que esse tipo de medida pode ser vista como spam. Além disso, pode ser inconveniente e ter o efeito contrário do que se espera.

Antes de incluir um novo contato em uma lista de transmissão, busque ter o aceite da pessoa para fazê-lo. Isso pode ocorrer ao realizar o seu cadastro em uma venda na loja física, ou mesmo ao finalizar o atendimento pelo próprio app de mensagem.