A taxa de conversão é uma das métricas mais importantes para um negócio. No marketing digital vários fatores podem influenciar nos resultados das vendas. Assim, fazer uso de estratégias validadas e otimizações é vital para aumentar o faturamento do negócio.
A taxa de conversão é um indicador que mostra o percentual de pessoas que cumpriram uma ação determinada pela CTA. Desse modo, é um fator essencial para medir a eficácia das vendas em um negócio e obter dados sobre o perfil do cliente ideal.
A conversão pode corresponder a preencher um formulário, fazer a leitura de um artigo, entrar em contato ou uma compra consolidada. Muitos profissionais associam o termo à conversão em vendas, o que é um erro, pois é um conceito mais amplo.
A conversão em vendas é o indicador percentual que mede as vendas de um produto ou serviço de uma empresa no digital. Assim, em comércios eletrônicos no Brasil, essa taxa tem média de 1,33% e pode chegar a 3,6%, segundo dados da empresa Compass.
A medida da taxa de conversão é mostrada através do seguinte cálculo: número de conversões dividido pelo número de visitantes multiplicado por 100%. Esse cálculo pode demonstrar, por exemplo, quando a taxa está baixa para assim, buscar o motivo.
Para aumentar a taxa de conversão em vendas é preciso melhorar a qualidade da página e criar CTAs personalizadas. Além disso, é necessário observar alguns fatores que são essenciais para bons resultados. Dentre eles, pode-se citar:
Para uma boa performance no site, por exemplo, é possível medir por meio de ferramentas de análise de velocidade de carregamento como o GTMetrix e Google Speed Insights.
Já o copy de um site pode impactar nas vendas online, pois o texto é o veículo de conexão emocional com a solução apresentada pelo produto ou serviço.
Outro fator muito importante é a User Experience durante todo o processo do funil de vendas. Afinal, quando há uma boa experiência, as pessoas se sentem mais movidas a comprarem.
A clareza de uma oferta, aliás, é também um fator relevante para aumentar as conversões. Já que, isso cria um elo de conexão entre a solução e como ela se adequa ao cliente final.
A criação de provas sociais em uma página pode levar o usuário a se convencer que o produto é confiável. Dessa forma, 30% dos consumidores se sentem mais motivados a comprarem quando existem provas sociais em um site, segundo dados da empresa Statista.
Como o percentual de vendas é um fator decisivo para o sucesso de um negócio, analisar cada passo no funil de vendas é essencial. Desse modo, são necessários testes constantes para que as ações possam ter validação na estratégia.