Call to action exemplos: veja dicas para usar com seu cliente no WhatsApp

2 de novembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Call to action exemplos: veja dicas para usar com seu cliente no WhatsApp - Socialmaker

Call to action exemplos são formas de fazer com que o cliente tome uma ação imediata conforme o objetivo da estratégia. Neste artigo você entenderá o que é essa expressão, bem como dicas para você usar com o seu cliente no WhatsApp.

O que é call to action exemplos?

Call to action exemplos, ou CTA, é um termo que significa chamada para ação no marketing, que visa melhorar as vendas na internet. Em síntese, há alguns exemplos que caracterizam essa expressão no meio digital, como:

  • “clique aqui para saber mais”;
  • “se inscreva agora”;
  • “compre hoje mesmo e tenha descontos”;
  • ‘assine a nossa newsletter’;
  • “siga nossa página nas redes sociais”;
  • “adicione este item ao seu carrinho”;
  • “faça uma demonstração gratuita”.

Essas são as chamadas para ação mais comuns, todavia, existem várias outras que vão depender do que deseja que o cliente faça. A princípio, a ideia é induzir o usuário a uma decisão imediata.

Os CTAs ficam nos posts, descrições de produtos, artigos com conteúdo relevante e anúncios em sites, blogs e redes sociais. Além disso, é vital que a posição do botão de call to action esteja bem posicionado na página para atrair a atenção do público.

Call to action exemplos: veja dicas para usar com seu cliente no WhatsApp

O call to action exemplos é um termo que significa “chamada para ação’ no marketing. Imagem de Magnetme no Pexels.

Quais são as dicas de call to action exemplos para usar no WhatsApp?

Usar o call to action exemplos no WhatsApp requer que você seja direto na abordagem com o cliente. Nesse sentido, é vital que o vendedor faça uma abordagem simples, antes mesmo de mostrar o seu CTA ao cliente.

Comece o diálogo de uma forma amigável, chame-o pelo nome para criar um ambiente de respeito mútuo e confortável para a conversa. Além disso, use uma linguagem fácil de entender, evite os jargões e gírias, isso mostra que a abordagem é séria.

Tenha em mente que o seu CTA deve ser direto e simples, ao passo que o WhatsApp é uma forma de contato mais pessoal. Por isso, não enrole sobre a sua intenção para que ele não desista da conversa.

Call to action exemplos: veja dicas para usar com seu cliente no WhatsApp

O call to action exemplos no WhatsApp precisa de abordagens cuidadosas para ser eficaz. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Crie a sensação de urgência

A sensação de urgência, caso seja aplicável à ocasião, é um dos principais gatilhos mentais para fazer o cliente decidir. Em suma, há algumas palavras que auxiliam o seu CTA a se tornar eficaz, por exemplo, “hoje”, “agora”, “última chance”, entre muitos outros.

Isso induz o usuário a querer tomar uma ação, seja por interesse ou curiosidade, o que os fará tomar uma decisão imediata. No entanto, é vital que, ao aplicar essa técnica, tenha a ética de não oferecer algo que não cumpre o que promete para o cliente.

Call to action exemplos: veja dicas para usar com seu cliente no WhatsApp

O call to action exemplos para WhatsApp precisa criar um senso de urgência no cliente. Imagem de MART PRODUCTION no Pexels.

Incentive a resposta

Uma das formas de ser eficaz na chamada para a ação é incentivar a resposta. Em síntese, ao invés de usar CTAs simples, você pode optar por algo mais dinâmico, como “como posso ajudar?” ou “quais a sua pergunta?”

Isso estimula a conversa, além de mostrar ao usuário que você está disposto a ajudar e tirar todas as dúvidas que ele tem. Por último, forneça os links que levam o cliente à página de vendas para que ele conclua o processo e faça a compra.

Ajuste e melhoria

Para finalizar o artigo, tenha em mente que aplicar um CTA pelo WhatsApp não segue um método único, pois todo cliente é diferente. Então, sempre faça testes para saber qual é a melhor forma de abordar o usuário e se moldar a ele conforme a conversa anda.