Marketing de geolocalização é um conceito que usa o local físico dos clientes para personalizar e otimizar campanhas. Por isso, ela usa tecnologias de ponta e é uma tática muito útil em várias situações para ampliar a taxa de conversão.
Marketing de geolocalização é um conceito onde se constrói planos para alcançar um público em um dado local. Dessa forma, é um recurso capaz de melhorar dados e resultados das marcas.
Ele é muito eficaz para fins comerciais, permitindo a oferta de descontos únicos para clientes de um dado local. Além disso, a prática faz o envio de alerta sobre eventos próximos.
Esse tipo de marketing usa o local para traçar as melhores táticas de vendas. Imagem de Lara Jameson em Pexels.
Ele funciona por meio do uso de GPS, Wi-Fi, Bluetooth e beacons. Portanto, as empresas separam o público-alvo com base no local e oferece experiências que vão lhe agradar, o que aumenta a eficácia de todas as campanhas.
Este tipo de marketing se relaciona ao geomarketing, porque ambos focam em saber onde o cliente está. Assim, serve para a marca poder tomar decisões de negócios com base em dados.
Ele também auxilia a buscar novas chances de mercado. Isso porque, ao mapear os rivais em uma dada região e melhorar como distribui seus produtos e serviços, seus resultados se tornam mais positivos.
O marketing de geolocalização permite ampliar as taxas de conversão da empresa. Imagem de Vojta Kovarik em Pexels.
O marketing de geolocalização usa, por exemplo, a segmentação e a publicidade geográfica. Desse modo, a seguir estão os principais elementos e suas funções.
Permite que a campanha se direcione para usuários em um dado local para, assim, traçar o mapa da jornada do cliente. Então, considera características demográficas e como as pessoas se comportam naquela região.
As empresas podem enviar ofertas e promoções únicas com base no local do cliente. Por isso, a intenção é incentivar a visita às lojas físicas próximas, com descontos que favorecem as vendas.
Anúncios online e a propaganda são feitos com base em onde o cliente se encontra. Dessa forma, promove bons produtos ou serviços para aquela área, com itens que possam lhe interessar, por se associar com o local.
Essa é uma tática muito útil para os negócios locais. Imagem de Pixabay em Pexels.
Neste tipo de marketing, as empresas podem ofertar descontos ou recompensas para clientes que fazem check-ins em suas lojas. Portanto, é um jeito de forçar o público a conhecer seu local e divulgar ele de modo espontâneo, ao mesmo tempo, em que sobem as vendas.
É crucial notar que o uso ético e transparente dos dados serve para garantir a privacidade de cada um. Assim, as pessoas devem estar cientes de como suas informações são coletadas e usadas.
O marketing de geolocalização possui várias funções, dentre elas, ajuda a entender o cliente e o comportamento do consumidor. Desse modo, abaixo estão as três principais:
Todos esses conceitos podem se aplicar para construir uma estratégia que atinja muitas pessoas que estão perto do seu negócio. Dessa forma, para ser colocada em ação, requer um bom time de marketing para ter sucesso nessa estratégia.