A carteira de clientes é uma das peças de suma importância para uma empresa obter lucros, bem como crescer no mercado. Leia este artigo, entenda o porquê disso e dicas precisas para você criar uma lista de contatos com o perfil do seu negócio.
A carteira de clientes são os contatos que o vendedor tem de empresas ou alguém que já fechou negócio com ele em algum momento. Ou seja, é o portfólio de quem ele se comunica, como pessoas ou negócios que podem adquirir os produtos da sua marca.
Isso é de suma importância para qualquer empreendimento, uma vez que é por meio de uma base sólida de consumidores que uma empresa cresce. Em suma, a carteira tem dua categorias básicas, determinando sua regularidade, são elas:
É nos clientes ativos que você deve focar o seu ciclo de vendas, afinal, é por causa deles que o seu negócio obtém lucro. No entanto, para recuperar os inativos, a princípio, um plano de ações pode resolver.
Tenha em mente que essa ferramenta é muito mais do que uma lista de contatos de quem irá comprar os seus produtos ou serviços. Por isso, é vital que a carteira contenha dados precisos sobre cada cliente para que você possa criar uma estratégia eficaz para abordá-lo.
Uma carteira de clientes é uma lista de contatos que a empresa tem de seus compradores. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.
A carteira de clientes têm várias serventias, ao passo que uma delas é a gestão de relacionamento com os contatos da sua empresa. Visto que a ferramenta permite que você obtenha dados precisos sobre eles, como:
Tais informações são vitais para a sua equipe conseguir não só um controle de vendas, mas entender qual é a melhor forma de abordá-los. Assim, as chances de dar a eles uma boa experiência de compra é maior.
Isso também permite que a empresa avalie o desempenho do seu time com base na gestão da carteira e os seus dados. Ou seja, saber quais são os vendedores com alto índice de sucesso e que conseguem reter os clientes de forma eficiente.
Uma carteira de clientes possibilita melhorar a relação da empresa com o público. Imagem de Kampus Production no Pexels.
Para criar uma carteira de clientes o foco deve ser a prospecção, ao passo que essa é uma tarefa constante dentro da empresa. Então, explore as formas de conseguir contatos, como ir a eventos, networking, conteúdo na internet, entre outros, após isso, faça:
Isso vai ajudar você a prospectar novos clientes para a sua empresa e criar uma carteira com o perfil ideal de contatos. Contudo, é vital que você se atente à segurança de dados de todos eles.
Para criar uma carteira de clientes, sempre busque prospectar cada vez mais clientes. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels.
Para concluir, tenha em mente que o processo de prospecção para sua carteira é contínuo. Ou seja, conforme a empresa cresce, a ferramenta também deve evoluir, então sempre colete novas informações sobre a sua rede de contatos.00