O que é o retargeting?

24 de dezembro de 2023 Escrito por Diego Dias
O que é o retargeting? - Socialmaker

O retargeting é uma técnica de marketing digital que tem aumentado vendas e mostrado seu valor no mercado online. Então, para conseguir vender mais e consolidar sua marca na internet, vale a pena entender mais sobre esse recurso.

O que é retargeting?

O retargeting é uma técnica de marketing que busca retomar o contato com um potencial cliente que não finalizou a compra. Ou seja, se uma pessoa já visitou o site ou uma loja e mostrou interesse em um produto, mas por algum motivo, não o comprou.

Assim, essa técnica auxilia no fechamento de vendas e seu objetivo principal é reconquistar o indivíduo. Dessa forma, pode utilizar anúncios, ou e-mail marketing como estratégia para convencê-lo.

Os cookies dos sites são grandes aliados no processo, pois eles registram os interesses dos visitantes, e depois isso é usado na prática. Afinal, é mais fácil ganhar o cliente se você já conhece seu comportamento e sabe qual produto oferecer.

Com isso, os anúncios de um produto que a pessoa já visualizou continuam aparecendo durante sua navegação. Isso porque a intenção é relembrar o cliente do seu serviço ou produto, e assim garantir a venda.

O que é o retargeting?

As compras online podem ser impulsionadas pelo uso da técnica de vendas – Foto de Negative Space no Pexels

Tipos de retargeting

A aplicação da técnica pode variar segundo o impacto que se busca para as campanhas. Dessa forma, existem três tipos que você pode usar no seu negócio para vender mais:

  • search;
  • site;
  • social.

O search, que se traduz como técnica de busca, usa os comportamentos de pesquisa e dados de navegação. Assim, ele garante que os possíveis clientes que irão receber esses anúncios possuem interesse no seu produto ou serviço.

Já o site, busca captar pessoas que já visitaram seu site e conhecem um produto. Dessa forma, a técnica pode mostrar produtos complementares ou até mesmo lembrar o visitante de algum item deixado no carrinho.

Enquanto isso, o social usa pessoas do topo do funil de vendas, que ainda não visitaram seu site ou produto. Assim, os anúncios segmentados são direcionados para estes potenciais clientes.

O que é o retargeting?

A taxa de conversão de vendas se torna mais alta com uso da técnica do retargeting. Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Por que fazer retargeting?

O retargeting é uma ótima maneira para aumentar as vendas de uma empresa porque aproveita melhor o tráfego gerado para a página, por exemplo. Com isso, é possível potencializar os efeitos de uma campanha de marketing, e consolidar sua marca e produtos.

Isso porque seus anúncios ativos e segmentados mostram sua forte presença no mercado, o que gera mais confiança nos consumidores.

O que é o retargeting?

Uma boa técnica de vendas é capaz de aumentar o volume de vendas finalizadas -Imagem do Freepik

Benefícios da prática

Há vários motivos para o retargeting ser uma boa estratégia de marketing para a sua empresa. O primeiro deles é a vantagem competitiva que sua marca ganha, uma vez que irá destacar no mercado online, ganhando vantagem sobre os concorrentes.

Outro benefício é a redução do custo de aquisição por cliente. Ou seja, fica mais barato alcançar novos clientes com anúncios bem segmentados. Assim, as campanhas possuem um bom planejamento e dão resultados melhores.

Ademais, a taxa de conversão de novas vendas sofre um aumento devido ao uso dessa técnica. Isso porque os esforços de campanha estão direcionados para pessoas que já mostraram ter interesse no produto oferecido.

Em suma, esta técnica pode trazer várias vantagens para as empresas que a utilizam. Por isso, vale a pena conhecê-la e usá-la para aumentar as vendas e obter resultados melhores.