A palavra benchmarking significa em português ponto de referência e muitas pessoas não conhecem essa ferramenta. Além disso, algumas pessoas podem achar difícil, porém, é algo simples que pode ser usado em favor da empresa.
Benchmarking é pesquisar sobre outras empresas do mesmo ramo ou segmento, avaliar as estratégias e usar essas informações como referência. Ou seja, ver o que o concorrente está usando e melhorar os produtos, serviços e desempenho.
Há muitas vertentes dessa técnica que pode usar para melhorar os negócios, e cada uma funciona de uma maneira. Assim, o importante é escolher o que melhor se encaixa ao seu negócio, sendo que as principais são:
O que será usado como referência para avaliar a empresa depende muito do que se deseja melhorar. Assim, fazer uma avaliação profunda e geral da empresa pode ajudar na escolha e melhorar alguma área que não está indo tão bem.
O ideal é que sempre a referência seja a melhor empresa daquele ramo ou segmento. Pois assim as informações serão com líderes do mercado e a análise de dados sobre quem tem sucesso, isso ajuda a melhorar pontos importantes.
Os principais passos do benchmarking são: quem será a referência, determinar o que será avaliado e destacar os pontos positivos e negativos. Além disso, é importante fazer a comparação das informações, para ver o que melhorar ou o que não fazer.
Com essas informações em mãos fica fácil saber o que deu certo e usar isso para melhorar a empresa e os negócios. Ainda mais, quando há empresas concorrentes no mercado há mais tempo que podem fornecer muitas informações importantes.
As vantagens podem levar a melhorias, usar ações de sucesso de outras empresas, ver o que tem de atual para ganhar destaque. Além disso, com as informações é possível criar ações mais eficientes e de qualidade para a empresa.
Uma pesquisa de mercado sobre os principais nomes do ramo pode não ser tão simples, mas com certeza vale a pena o tempo gasto. Ainda mais, pelos resultados que a empresa pode ter com essas informações.
Os lugares para conseguir as informações são em eventos, mentorias, parcerias, pesquisa de campo, ir pessoalmente à empresa. Assim será possível aprender com os erros e acertos de outras pessoas que já trabalham no mercado e criar negócios lucrativos.