Aprenda sobre benchmarking e use a seu favor

28 de dezembro de 2023 Escrito por Diego Dias
Aprenda sobre benchmarking e use a seu favor - Socialmaker

A palavra benchmarking significa em português ponto de referência e muitas pessoas não conhecem essa ferramenta. Além disso, algumas pessoas podem achar difícil, porém, é algo simples que pode ser usado em favor da empresa.

O que é benchmarking?

Benchmarking é pesquisar sobre outras empresas do mesmo ramo ou segmento, avaliar as estratégias e usar essas informações como referência. Ou seja, ver o que o concorrente está usando e melhorar os produtos, serviços e desempenho.

Há muitas vertentes dessa técnica que pode usar para melhorar os negócios, e cada uma funciona de uma maneira. Assim, o importante é escolher o que melhor se encaixa ao seu negócio, sendo que as principais são:

  • funcional: comparar com outras empresas do mesmo ramo;
  • competitivo: avaliar direto os produtos da empresa concorrente;
  • interno: Avaliação dos setores da empresa;
  • genérico: Comparação com as melhores empresas, que pode ser de outro setor;
  • processo: melhorar processos para diminuir os custos;
  • desempenho: avalia o que tem de padrão no setor com os obtidos pela empresa;
  • cooperação: duas empresas ficam parceiras e trocam experiências.

O que será usado como referência para avaliar a empresa depende muito do que se deseja melhorar. Assim, fazer uma avaliação profunda e geral da empresa pode ajudar na escolha e melhorar alguma área que não está indo tão bem.

Aprenda sobre benchmarking e use a seu favor

Não comece do zero, pegue referências para começar seu negócio. Fonte: Foto Freepik.

Busque referências entre os líderes do mercado

O ideal é que sempre a referência seja a melhor empresa daquele ramo ou segmento. Pois assim as informações serão com líderes do mercado e a análise de dados sobre quem tem sucesso, isso ajuda a melhorar pontos importantes.

Quais são os principais passos do benchmarking?

Os principais passos do benchmarking são: quem será a referência, determinar o que será avaliado e destacar os pontos positivos e negativos. Além disso, é importante fazer a comparação das informações, para ver o que melhorar ou o que não fazer.

Com essas informações em mãos fica fácil saber o que deu certo e usar isso para melhorar a empresa e os negócios. Ainda mais, quando há empresas concorrentes no mercado há mais tempo que podem fornecer muitas informações importantes.

Aprenda sobre benchmarking e use a seu favor

Veja o concorrente como uma oportunidade de melhorar sua empresa. Fonte: Foto Freepik.

As vantagens dessa estratégia

As vantagens podem levar a melhorias, usar ações de sucesso de outras empresas, ver o que tem de atual para ganhar destaque. Além disso, com as informações é possível criar ações mais eficientes e de qualidade para a empresa.

Uma pesquisa de mercado sobre os principais nomes do ramo pode não ser tão simples, mas com certeza vale a pena o tempo gasto. Ainda mais, pelos resultados que a empresa pode ter com essas informações.

Aprenda sobre benchmarking e use a seu favor

Use a informação como sua parceira em seu negócio e para que assim tenha sucesso. Fonte: Foto Freepik

Fontes de informações sobre outras empresas

Os lugares para conseguir as informações são em eventos, mentorias, parcerias, pesquisa de campo, ir pessoalmente à empresa. Assim será possível aprender com os erros e acertos de outras pessoas que já trabalham no mercado e criar negócios lucrativos.