A gamificação não é muito conhecida, mas ganha destaque no meio empresarial e no setor educacional. Essa é uma ferramenta inovadora que pode ajudar nas vendas, por exemplo, quando se aplica de maneira correta.
A gamificação é o uso ou inclusão de jogos na rotina da equipe da empresa, para que tarefas sejam concluídas e haja motivação. Ou seja, é um jeito de ter um desafio e uma recompensa quando tem uma atividade para alcançar, por exemplo, venda direta.
Isso gera muitos benefícios para a empresa e para as pessoas que conseguem atingir as metas. Assim, é um jeito de motivar simples que traz muitos resultados, principalmente quando o assunto é venda, tais como:
Todos ganham quando há a aplicação desse método simples e divertido, quando somado a outras ferramentas, como dicas de vendas, tem só a melhorar.
Quando a empresa deixa o local de trabalho leve e saudável faz com que diminua as demissões e saídas de funcionários. Ainda mais, quando há o reconhecimento de seu trabalho e motivação, isso ajuda a atrair ainda mais pessoas para trabalhar.
A gamificação em vendas pode ser aplicada de muitas maneiras, a depender de quais são os objetivos da empresa e das vendas. Além disso, é importante determinar metas que sejam alcançadas para o resultado ser de motivação.
Para vender e alcançar o objetivo é importante ter ferramentas que indiquem o desempenho. Pois assim os funcionários e gestores podem acompanhar a evolução de cada um e dar informações de como está indo.
Para motivar a equipe com jogos, é preciso determinar como vai funcionar e os objetivos, estabelecer os indicadores de desempenho. Além disso, é importante determinar tudo que for necessário, colocar em prática e acompanhar os resultados.
Quando há um motivo que as pessoas entendem, fica muito mais fácil de fazer as etapas e ter sucesso com o objetivo. Ou seja, ter clareza no que se quer alcançar é fundamental para que todos andem na mesma direção.
A clareza e comunicação é muito importante em qualquer ambiente de trabalho entre as pessoas que desempenham diferentes funções. Afinal, quando há informações claras fica muito mais fácil de saber o que fazer, como fazer e ir em busca de algo mais se necessário.
A recompensa dos jogos deve ser relevante para as pessoas que vão receber e para a atividade realizada. Além disso, é importante saber o quanto a empresa tem de orçamento para investir, é fundamental deixar claro no início qual será o prêmio.
Os prêmios podem variar bastante, como vale-presente, recompensa em dinheiro ou dia de folga, sendo possível muitas premiações que motivam o funcionário. Assim, é possível ter uma vantagem competitiva ao engajar a equipe a participar.