Use o Chatbot WhatsApp para melhorar seu suporte

4 de janeiro de 2024 Escrito por Diego Dias
Use o Chatbot WhatsApp para melhorar seu suporte - Socialmaker

O chatbot WhatsApp é uma ferramenta utilizada por muitas empresas e sua ajuda com o suporte é uma ótima opção. Além disso, o uso pode ser mais fácil do que muitas pessoas imaginam, sem que seja necessário muito investimento.

O que é o chatbot WhatsApp?

O chatbot WhatsApp é uma ferramenta do WhatsApp Business que responde de forma automática os contatos com mensagens pré-definidas. Ou seja, um robô que dá respostas automáticas quando alguém envia uma dúvida, por exemplo.

É importante pensar em como serão as mensagens, opções que a pessoa pode escolher na hora da conversa e deixar disponível 24 horas. Assim, é possível dar suporte a qualquer hora, com respostas rápidas que poderiam levar tempo se dependesse de uma pessoa.

Saiba qual é o seu objetivo

O primeiro passo é definir qual a função esse canal terá na comunicação com os clientes. Por exemplo, se é melhorar o suporte, fechamento de vendas, atendimento de qualidade, entre outros.

Use o Chatbot WhatsApp para melhorar seu suporte

O WhatsApp pode ser seu aliado com as vendas e ajudar os clientes, mas é importante pensar no conteúdo que será enviado. Fonte: Foto Freepik.

Qual é a principal vantagem do chatbot WhatsApp?

O uso do chatbot WhatsApp, garante agilidade no contato com os clientes, o que é essencial para a satisfação. Por isso, ao usar essa ferramenta é preciso ter o foco no cliente, na área de vendas ou prestação de serviço.

Para ficar mais claro do motivo de usar esse recurso, os principais benefícios são:

  • atendimento 24 horas e 7 dias por semana;
  • diminuir tempo de espera para o cliente durante o atendimento;
  • fazer propaganda e marketing dos produtos;
  • automatizar processo;
  • diminuir custos;
  • compartilhar dados de maneira segura;
  • atende muitas pessoas;
  • atendimento por meio de conversa.

A empresa assim como o cliente tem só a ganhar quando tem o uso de um robô que automatiza o suporte e atendimento com mensagens. Afinal, de um lado o negócio pode vender mais, e de outro o usuário tem acesso rápido às informações.

Use o Chatbot WhatsApp para melhorar seu suporte

Você pode conversar com um robô, ter um ótimo e rápido atendimento, ou seja, sem que precise esperar horas. Fonte: Foto Freepik.

Crie mensagens fáceis de entender

Um ponto muito importante é a criação das mensagens que os clientes receberão do robô, principalmente quando se trata de dúvidas. Assim, é um ponto que precisa de avaliação para que o investimento da automatização de processos renda ótimos retornos.

Saiba quando usar

É possível usar para suporte pós-venda para clientes, gerenciar vendas, melhorar a qualidade e pesquisa de leads. Porém, pode ter o uso para outras finalidades, como tirar dúvidas de um possível comprador, com bom atendimento ao cliente.

É importante ter o WhatsApp Business como um aliado na hora de vender e conquistar os clientes. Além disso, prestar atendimento para quem já comprou e tem a possibilidade de fazer outras compras no futuro.

Use o Chatbot WhatsApp para melhorar seu suporte

Comunicação, rapidez e suporte são importantes na hora de conquistar o cliente. Fonte: Foto Freepik.

Custos

Esse tipo de recurso tem custo a partir de 120 reais e aumenta conforme o número de robôs que a empresa precisa. Assim, é um investimento que vale a pena para as empresas, porém é preciso avaliar quais os objetivos, necessidades e custos.