Saber qual é o lucro presumido da sua empresa é de suma importância, uma vez que ele é vital para o seu planejamento estratégico. Por isso, este artigo irá detalhar de uma forma simples o que é este regime, bem como, qual é o jeito certo de calcular a sua tributação.
Lucro presumido é uma forma simples de fazer a tributação dos impostos da empresa sobre a receita para saber o seu lucro. Em suma, esse conceito se destaca pelo seu cálculo, visto que ele é feito com base na presunção, ao invés de resultados efetivos.
É uma forma de obter tais dados que pode ser muito benéfico em alguns casos, todavia, há outros em que não se recomenda. No entanto, o seu uso é ideal para a maioria das empresas no Brasil, desde que elas atendam a alguns requisitos, por exemplo:
O empreendimento que faz uso desse regime tributário, sejam elas pequenas empresas ou de médio porte, tem alíquota que varia conforme suas atividades. Ao passo que, a porcentagem varia de 16% a 32% sobre o seu lucro.
A ideia que fomenta esse conceito é simplificar todo o processo de uma empresa ao fazer a tributação dos seus impostos. Principalmente para as pequenas, pois se elimina a necessidade de detalhes sobre as despesas e receitas.
Nesse tipo de regime tributário, há alguns impostos a se considerar, como os de cálculo que ocorrem todos os meses. Por exemplo, o ISS, PIS e COFINS, cuja cobrança ocorre mensalmente na empresa.
A apuração trimestral também entra na lista, são eles o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e o CSLL (Contribuição Social Sobre Lucro Líquido). Em suma, eles incidem nas alíquotas da empresa de 15% e 9%, respectivamente.
É importante frisar que as empresas que fazem o uso desse regime tributário não podem deduzir todas as suas despesas. Por outro lado, deve-se considerar apenas algumas específicas com a determinação da legislação.
O empreendimento que se encaixa nesse critério de presunção pode optar por uma tributação simples ou pelo regime de lucro real. No entanto, a escolha entre as duas opções se dá por alguns aspectos que cada empresa deve considerar, por exemplo, as:
Tudo o que você precisa fazer é avaliar cada um desses pontos para saber qual deles deve adotar na sua empresa para cálculo tributário. Contudo, o ideal é consultar um profissional da área para uma decisão mais assertiva sobre o seu caso.
O lucro presumido se calcula com uma porcentagem pré-definida sobre a receita bruta da empresa, mas você deve seguir alguns passos importantes, são eles:
Essas são as etapas do regime de tributação que o seu negócio deve implantar para calcular a sua presunção de lucro. Por fim, para que isso ocorra da forma certa, é vital que você tenha ajuda de um profissional da área.