O que é marketing verde?

28 de fevereiro de 2024 Escrito por Diego Dias
O que é marketing verde? - Socialmaker

Marketing verde foca em práticas que trazem benefícios para a natureza ou que não agridem o meio ambiente, de modo geral. Por isso, entenda como funciona, quais são as vantagens e saiba detalhes de como adotar a tática em sua marca.

O que é marketing verde?

O marketing verde refere-se a práticas comerciais que buscam reduzir o impacto ambiental das ações de uma empresa. Além disso, essa estratégia também é chamada de:

  • marketing ambiental;
  • eco marketing;
  • marketing ecológico.

A visão tem como foco principal a promoção de produtos e serviços de maneira sustentável. Nesse sentido, destacam-se os esforços da empresa para preservar o meio ambiente e atender às crescentes demandas por responsabilidade social.

O que é marketing verde?

De modo geral, o marketing verde consiste na promoção de produtos ou campanhas que destaquem o cuidado de uma marca com a natureza. Imagem de Freepik

Como funciona?

Essa estratégia, em geral, começa com a integração de práticas limpas em todas as áreas da empresa, desde a cadeia de suprimentos até as operações diárias.

Desse modo, isso inclui a adoção de fontes de energia renovável, redução de resíduos e a criação de processos eficientes para não agredir a natureza.

A clareza também é crucial no eco marketing, um dos tipos de marketing mais comuns hoje em dia. Isso porque, as empresas comunicam suas ações de maneira transparente, além de dividirem:

  • conquistas;
  • metas;
  • desafios.

Com isso, é possível criar uma relação de confiança com os clientes, o que também impacta na autoridade da sua empresa e na referência da mesma como responsável, por exemplo.

Ele também envolve a educação desses clientes que consomem seus itens ou serviços. Afinal, as empresas informam sobre a importância de preservar e não poluir, além de como os clientes podem contribuir para práticas mais “limpas”.

Certificados e rótulos

Para a marca também é importante obter certificações ambientais e o uso de rótulos ecológicos, que validam as práticas da empresa.

Nesse sentido, esses selos ajudam os clientes a identificar produtos e serviços que atendem a padrões de sustentabilidade.

O que é marketing verde?

O marketing verde pode melhorar a imagem da sua marca e torná-la referência em práticas sustentáveis. Imagem de Freepik

Quais são as vantagens do marketing verde?

Empresas que adotam o marketing verde se destacam das demais do seu segmento, além de atraírem mais clientes que valorizam suas práticas. Ainda assim, pode-se destacar:

Práticas sustentáveis muitas vezes resultam em eficiências nas ações e redução de perdas. Desse modo, isso contribui reduzir seus custos a longo prazo.

Ainda assim, pessoas de valor e com talento também preferem colaborar com empresas que têm uma consciência ambiental.

Por isso, adotar práticas saudáveis para o planeta também ajuda a atrair e reter talentos focados em boas práticas, o que pode impactar em sua cultura interna.

Para que serve?

A tática serve como um meio para as empresas ajudarem de forma ativa para o cuidado com o meio ambiente. Com isso, podem reduzir a pegada de carbono e o impacto ambiental das suas ações do dia a dia.

Consciência social

Em geral, as empresas que adotam essas práticas ajudam na reeducação das pessoas. Ainda assim, também mostra o porquê de ajudar o meio-ambiente, para preservar o planeta, o que impacta de forma direta no bem-estar das pessoas.

O que é marketing verde?

O marketing verde pode ajudar na reeducação de pessoas sobre o porquê de cuidar do meio-ambiente e do planeta. Imagem de Freepik

Como implantar?

É ideal realizar análises ricas em detalhes sobre as operações de uma empresa para implantar a tática. Além disso, é ideal capacitar sua equipe, além de:

  • investir em comunicação clara;
  • envolver a sua cidade ou região;
  • evoluir de forma constante.

Este é um processo contínuo de melhoria. Então, entender isso e avaliar de forma regular a atuação ambiental da empresa é crucial, bem como buscar chances de inovação.

Isso porque, ele não é apenas uma tática de negócios, mas sim uma adesão à mudança do cenário atual para o futuro da Terra.