Como fazer marketing social no WhatsApp?

29 de fevereiro de 2024 Escrito por Diego Dias
Como fazer marketing social no WhatsApp? - Socialmaker

Marketing social é uma tática que consiste em ações sociais, voltadas para o bem das pessoas, em geral, o que pode ajudar a conquistar clientes. Por isso, entenda um pouco mais como funciona o marketing 3.0 ou social e como planejar ações para o seu WhatsApp.

O que é marketing social?

O marketing social associa táticas de negócios a causas relevantes e foi descrito por Philip Kotler em suas obras, no marketing 3.0. Por sua vez, o foco dessa tática é causar impactos positivos no meio social, com ações que podem envolver:

  • consciência sobre alguns temas;
  • arrecadar fundos;
  • divisão de dados relevantes, por exemplo.

Já esse tipo de marketing feito no WhatsApp refere-se ao uso estratégico deste app de mensagens para promover ações sociais.

Nesse sentido, pode envolver causas nobres ou o engajamento com a comunidade, ou com pessoas ao seu redor, que consomem a sua marca.

Como fazer marketing social no WhatsApp?

O marketing social é um dos tipos que foca no bem das pessoas no convívio em comunidade. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Como ele funciona no Whatsapp?

Uma das principais funções do WhatsApp para o marketing social são os grupos e as listas de transmissão. Assim, eles permitem que as marcas alcancem um grande número de pessoas ao mesmo tempo, o que ajuda na promoção de interações e troca de dados.

Conteúdo que engaja

Publicar conteúdo envolvente é essencial no marketing. Desse modo, isso inclui, de maneira bem geral:

  • uso de mensagens claras;
  • imagens impactantes;
  • vídeos.

É ideal ainda o uso de materiais que ressoem com a audiência e incentivem a participação ativa das pessoas que consomem da marca.

Afinal, o WhatsApp é crucial para campanhas de conscientização, seja sobre questões sociais, ambientais ou de saúde. Então, compartilhar as mensagens de forma fácil pode ampliar o alcance da sua campanha.

Arrecadar fundos

Muitas marcas usam o WhatsApp para campanhas de arrecadação de fundos. Desse modo, a simplicidade das transações financeiras na plataforma facilita a doação por parte dos usuários.

Suporte aos clientes

Você pode usar o app para fornecer suporte e atendimento ao cliente em iniciativas sociais. Assim, você cria uma interação direta com o público, além de aumentar a confiança de todos na causa.

Como fazer marketing social no WhatsApp?

O marketing social no WhatsApp é crucial para trazer as pessoas para junto da sua marca em uma causa comum. Imagem de diana_mironenko em Freepik

Como fazer marketing social no WhatsApp?

Para fazer o marketing social no WhatsApp, você pode formar grupos específicos para cada campanha ou causa. Assim, isso ajuda a manter a comunicação organizada e focada.

Incentive também a participação dos membros do grupo. Afinal, perguntas, enquetes e desafios podem aumentar a interação e o engajamento.

Comunicação e ferramentas

Seja transparente sobre o propósito da campanha ou iniciativa, pois a confiança é crucial nesse tipo de marketing. Ainda assim, se a arrecadação de fundos for parte da estratégia, use ferramentas de pagamento seguras e de fácil acesso.

Meça os resultados

Você deve acompanhar de perto o sucesso e resultados das campanhas. Com isso, é possível acompanhar métricas cruciais, como engajamento, alcance e, claro, possíveis conversões.

Como fazer marketing social no WhatsApp?

O marketing social no WhatsApp pode ser crucial para o sucesso de uma campanha. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Vantagens de uso do Whatsapp

O recurso conta com bilhões de usuários ativos e oferece um alcance significativo de forma imediata. Desse modo, permite que mensagens e campanhas atinjam um grande público em pouco tempo.

Esse app também permite, acima de tudo, um engajamento mais direto e pessoal com o público. Assim, a chance de interação promove uma relação mais próxima entre a organização e os usuários.