O que é o marketing 5.0?

1 de março de 2024 Escrito por Diego Dias
O que é o marketing 5.0? - Socialmaker

O marketing 5.0 é um dos tipos que surgiram da evolução das técnicas e táticas com o avanço das tecnologias e mudanças de cenário mundial. Por isso, entenda um pouco mais sobre essa estratégia e qual é o foco deste braço do marketing moderno.

O que é o marketing 5.0?

Marketing 5.0 é um conceito que foca no uso da tecnologia para o bem das pessoas, para um melhor convívio no meio social. Nesse sentido, entende que a tecnologia é algo que está neste meio e que deve servir para algo benéfico, com uso de:

  • IA e PLN;
  • uso de ciência robótica;
  • realidade aumentada e VR.

Nesse momento, o foco é que as marcas invistam cada vez mais em soluções que facilitem, acima de tudo, a vida das pessoas.

O que é o marketing 5.0?

O marketing 5.0 é um conceito que foca no uso da tecnologia para facilitar a vida das pessoas. Imagem de rawpixel.com em Freepik

Assim, muda o conceito de que todos devem se voltar à tecnologia, com uma visão que vai de encontro com esse ponto de vista.

Da mesma forma, o 5.0 segue essa abordagem, mas do ponto de vista das empresas, que também podem e devem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

Evolução do marketing

O marketing passou por diferentes estágios ao longo do tempo, partindo da ênfase no produto (Marketing 1.0) para colocar o consumidor em foco (Marketing 2.0).

Depois, ele evoluiu para o enfoque no ser humano (Marketing 3.0), de onde veio a era digital (Marketing 4.0) e agora enfrenta os desafios trazidos pela tecnologia (Marketing 5.0).

No entanto, essa evolução não é rígida, e muitas empresas ainda operam com mentalidades do Marketing 1.0 ou 2.0.

Isso porque, a transição entre esses estágios é uma orientação para as empresas que desejam se adaptar às mudanças do mundo e ter sucesso no mercado.

Estágios anteriores

De início, o marketing focava na produção e nos produtos, onde destacava os processos. Assim, não havia distinção de marca ou segmentação de público, pois a concorrência era limitada.

O que é o marketing 5.0?

O marketing 5.0 foi um dos principais avanços do marketing nos últimos anos. Imagem de Freepik

No 2.0, o mercado e os clientes ficaram mais exigentes e o marketing se voltou para o consumidor. Afinal, surgiu a necessidade de entender comportamentos, interesses e criar táticas voltadas para diversos segmentos.

Marketing 3.0

Este estágio concentrou-se no ser humano e levou em conta valores, causas e a personalidade por trás das ações dos clientes. Com isso, as marcas passaram a se humanizar, além de mostrar propósito e valores para gerar identificação.

Marketing 4.0

O marketing 4.0 foi o avanço para a economia digital, marcada por tecnologias como IA e big data. Assim, ele buscou integrar essas tecnologias nas táticas de marketing para gerar mais valor ao mercado e os clientes, em geral.

Qual é a importância do marketing 5.0?

O marketing 5.0 surge como uma resposta tática após a digitalização e o período instável causado pela Covid-19, onde focou na tecnologia para fazer o bem às pessoas.

É um guia para as empresas, pois indica como focar nas tecnologias disponíveis para o benefício do público. Afinal, as empresas precisam se posicionar diante dos desafios sociais e ambientais.

Componentes desta tática

Philip Kotler destaca que a versão 5.0 será direcionado por componentes que incluem, portanto:

  • marketing orientado por dados;
  • marketing ágil;
  • preditivo;
  • contextual;
  • aumentado.

Assim, as marcas devem focar em avanços como IA e aprendizado de máquina, além de criar formas de coleta, integração e análise de dados.

O que é o marketing 5.0?

As empresas devem conhecer o marketing 5.0, pois ele deve se tornar cada vez mais atual. Imagem de Freepik

Mais dicas para implantar

Para adotar essa tática, as empresas devem focar em métodos ágeis para responder de forma rápida às demandas do mercado. Além disso, também é crucial entender como os clientes usam as tecnologias em sua jornada até a compra.

Assim, o foco total deve ser nas ações das pessoas, para poderem criar algo que faça real sentido e impacto na vida destas.