O marketing 5.0 é um dos tipos que surgiram da evolução das técnicas e táticas com o avanço das tecnologias e mudanças de cenário mundial. Por isso, entenda um pouco mais sobre essa estratégia e qual é o foco deste braço do marketing moderno.
Marketing 5.0 é um conceito que foca no uso da tecnologia para o bem das pessoas, para um melhor convívio no meio social. Nesse sentido, entende que a tecnologia é algo que está neste meio e que deve servir para algo benéfico, com uso de:
Nesse momento, o foco é que as marcas invistam cada vez mais em soluções que facilitem, acima de tudo, a vida das pessoas.
Assim, muda o conceito de que todos devem se voltar à tecnologia, com uma visão que vai de encontro com esse ponto de vista.
Da mesma forma, o 5.0 segue essa abordagem, mas do ponto de vista das empresas, que também podem e devem contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
O marketing passou por diferentes estágios ao longo do tempo, partindo da ênfase no produto (Marketing 1.0) para colocar o consumidor em foco (Marketing 2.0).
Depois, ele evoluiu para o enfoque no ser humano (Marketing 3.0), de onde veio a era digital (Marketing 4.0) e agora enfrenta os desafios trazidos pela tecnologia (Marketing 5.0).
No entanto, essa evolução não é rígida, e muitas empresas ainda operam com mentalidades do Marketing 1.0 ou 2.0.
Isso porque, a transição entre esses estágios é uma orientação para as empresas que desejam se adaptar às mudanças do mundo e ter sucesso no mercado.
De início, o marketing focava na produção e nos produtos, onde destacava os processos. Assim, não havia distinção de marca ou segmentação de público, pois a concorrência era limitada.
No 2.0, o mercado e os clientes ficaram mais exigentes e o marketing se voltou para o consumidor. Afinal, surgiu a necessidade de entender comportamentos, interesses e criar táticas voltadas para diversos segmentos.
Este estágio concentrou-se no ser humano e levou em conta valores, causas e a personalidade por trás das ações dos clientes. Com isso, as marcas passaram a se humanizar, além de mostrar propósito e valores para gerar identificação.
O marketing 4.0 foi o avanço para a economia digital, marcada por tecnologias como IA e big data. Assim, ele buscou integrar essas tecnologias nas táticas de marketing para gerar mais valor ao mercado e os clientes, em geral.
O marketing 5.0 surge como uma resposta tática após a digitalização e o período instável causado pela Covid-19, onde focou na tecnologia para fazer o bem às pessoas.
É um guia para as empresas, pois indica como focar nas tecnologias disponíveis para o benefício do público. Afinal, as empresas precisam se posicionar diante dos desafios sociais e ambientais.
Philip Kotler destaca que a versão 5.0 será direcionado por componentes que incluem, portanto:
Assim, as marcas devem focar em avanços como IA e aprendizado de máquina, além de criar formas de coleta, integração e análise de dados.
Para adotar essa tática, as empresas devem focar em métodos ágeis para responder de forma rápida às demandas do mercado. Além disso, também é crucial entender como os clientes usam as tecnologias em sua jornada até a compra.
Assim, o foco total deve ser nas ações das pessoas, para poderem criar algo que faça real sentido e impacto na vida destas.