Lucro líquido é um conceito muito importante para todas as empresas que desejam fazer sua análise de dados e desempenho. Isso porque, se trata de uma métrica capaz de mostrar a evolução do negócio com o passar do tempo.
Lucro líquido é uma medida financeira que representa o resultado de uma empresa após a dedução de todos os custos e despesas, como, por exemplo, os impostos. Dessa forma, é o valor que resta após todas as saídas de dinheiro.
A fórmula básica para calcular o lucro é muito simples, já que se trata apenas de uma conta de menos, mas, envolve muitos valores. Assim, o primeiro passo é saber qual é o valor de receita total que a marca obteve em um dado período e subtrair disso, itens como:
Então, para conseguir obter o valor final é importante entender o que esse termos significam e o que eles englobam. Portanto, veja a seguir quais as definições de cada um deles e porque você tem que considerá-los na hora de entender o valor final arrecadado pela marca.
O montante total de dinheiro gerado pela empresa por meio de suas operações são as receitas totais. Aliás, inclui vendas de produtos ou serviços, investimentos, entre outras fontes de renda.
Os custos totais incluem todos os custos que se associam à produção de bens ou serviços. Então, isso pode envolver gastos de matéria-prima, mão de obra, despesas operacionais e outros custos variáveis ou fixos.
As despesas totais se referem a todos os valores que não se relacionam de modo direto à produção. Dessa forma, tem que ser eliminado do lucro líquido, porque inclui despesas administrativas, marketing, custos de vendas e mais.
O valor dos impostos pagos pela empresa sobre seu lucro bruto deve ser diluído. Isso porque, o líquido tem que representar o dinheiro que não tem um destino fixo, ou seja, o que sobra após pagar as contas.
O lucro líquido é uma métrica crucial para avaliar a saúde financeira de uma organização e como ela pode gerar lucros sustentáveis. Assim, dá uma ampla visão dos resultados financeiros, ao considerar os custos de operação e também os encargos fiscais.
Vale dizer que esse não é o único indicador financeiro que importa. Ou seja, os investidores tendem a analisar outros critérios para avaliar o desempenho de uma marca, já que:
Costuma-se encontrar este tipo de lucro nos relatórios financeiros anuais e trimestrais das empresas. Isso porque, é um ponto onde quem investe verifica se houve ou não o crescimento esperado. Então, a partir disso, define quais serão os seus próximos passos na empresa.
O lucro líquido é uma métrica financeira crucial, porque oferece insights precisos sobre a saúde da empresa sob o aspecto financeiro. Por isso, é um dado que permite avaliar com clareza como está o faturamento da sua empresa.