Por que seu negócio precisa definir uma persona?

4 de janeiro de 2023 Escrito por Diego Dias
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A persona funciona como uma espécie de personagem fictício para representar os diferentes tipos de público. Assim, é uma técnica muito usada para atrair mais pessoas para vender o seu negócio. Com isso, é uma das ferramentas para fazer análise do mercado.

O que é a persona?

grupo de pessoas trabalhando em seus laptops

A persona é essencial para as empresas. Imagem: Canva Studio.

É uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing ou publicidade. Afinal, é uma forma de representar o seu cliente ideal, pois se baseia em dados e características demográficas. Com isso, também há a criação de suas histórias pessoais, os objetivos e motivações.

Diferença com público-alvo

É comum ter uma confusão entre os conceitos. Porém, o público-alvo representa uma pequena parcela da sociedade que vende os seus produtos e serviços. Ou seja, é uma forma de abranger o estudo e pesquisa do mercado.

Estratégias para criar uma persona

É fundamental montar estratégias para criar uma persona, por isso é um processo que precisa ter bastante estudo e pesquisa. Dessa forma, não pode simplesmente descrever alguém que você acha que representa os seus clientes. Portanto, deve seguir essas etapas:

  • Coletar os dados dos clientes;
  • Realizar perguntas essenciais;
  • Analisar os dados coletados;
  • Estruturar a persona;
  • Compartilhar com a equipe.

Uma boa coleta de dados é essencial para fazer um bom planejamento de pesquisa. Assim, um bom processo é usar entrevistas e questionários como método de estudo. Com isso, há duas formas para isso, a pesquisa qualitativa e a quantitativa.

Empresas B2B

Ao falar em empresas B2B, os clientes são a maior estratégia para os negócios. Por isso, é importante identificar as principais características do seu público por meio de um bom estudo. Assim, é essencial saber quem faz o papel de decisor, influenciador e comprador.

Quais são os principais tipos de persona?

A persona pode ser dividida em vários tipos, que facilitam na hora de atrair os clientes. Dessa forma, é importante se aprofundar nessa divisão, pois há várias opções dentro dessa ideia. Além disso, cada uma tem o seu propósito e é fundamental conhecer cada um deles:

  • Buyer;
  • Audience;
  • Proto;
  • Brand.

Não há uma fórmula exata para escolher a correta para investir em um bom marketing de conteúdo. Assim, é essencial manter uma forte reputação para ganhar uma relevância dentro do seu próprio setor. É essencial definir as suas estratégias para aumentar as vendas.

Função

É uma forma de aprofundar o seu conhecimento sobre o seu principal público. Assim, serve para entender como se comunicar com os seus clientes. Desse modo, ajuda a entender o valor do seu produto ou serviço, para definir os seus principais canais de comunicação.

Qual a importância de definir uma persona?

Há vários benefícios essenciais ao criar uma persona para o seu negócio. Assim, é possível otimizar a grande experiência do usuário para a sua empresa. Portanto, é uma forma de valorizar o seu serviço, bem como, é um bom método de aumentar as suas vendas.

Marketing

A sua definição contribui com o desenvolvimento de produtos, assim como exemplos de marketing de conteúdo. Desse modo, atende os seus clientes por meio de expectativas, dificuldades, comportamentos e objetivos. Como resultado, ajuda a atender as necessidades dos clientes.