Mobile Marketing é uma tática de marketing que envolve as funcionalidades de aparelhos mobile como celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel. Entenda como funciona na prática e como esse modelo pode ser útil para o seu negócio.
O Mobile Marketing é um processo de marketing que tem por objetivo influenciar, relacionar e interagir com a audiência com o uso de dispositivos móveis. Alguns exemplos destes dispositivos são celulares e tablets.
Eles servem hoje como uma parte do corpo humano, afinal, quase todos os habitantes do planeta possuem um aparelho deste tipo. Por isso, é importante adaptar o seu plano de marketing para este tipo de ferramenta a fim de alcançar mais pessoas e converter mais.
No Brasil são mais de 72 milhões de usuários conectados a seus aparelhos diariamente, segundo levantamento da Nielsen. Já em 2015 uma pesquisa do Mercado Pago retratou o aumento do número de pagamentos via smartphone no Brasil em 46%.
Vale ressaltar ainda que 70% dos brasileiros não saem de suas casas sem seus celulares, porque os consideram mais importantes que dinheiro e documentos pessoais, por exemplo. Por isso, esse modelo deve fazer parte das suas ações para fazer o seu negócio crescer.
São diversas as vantagens ao investir no Mobile Marketing, afinal, são muitos os clientes que fazem uso de um dispositivo pessoal. Então, veja em seguida uma lista com as principais para você decidir sobre a inclusão desse método no seu plano:
As principais operações de Mobile Marketing que você pode usar no seu negócio variam com a estratégia. Conheça um pouco sobre cada uma e veja qual será melhor aplicada no seu plano para alavancar sua empresa.
É um método que consiste em enviar mensagens de texto para pessoas que foram selecionadas de forma prévia em uma base de contatos cadastrados. Nesse sentido, é um meio de manter um relacionamento mais estreito com o cliente e gerar vendas online.
Servem, de modo geral, para lembretes e avisos como:
Também conhecido como Marketing de Proximidade, o Bluetooth Marketing pode ter uso na sua ação para aparelhos móveis. Esse modelo, então, faz o uso da função de compartilhamento de arquivos para informações como listas de preços e links de acesso.
O cliente fica por dentro dos seus serviços e produtos disponíveis e isso pode ser representado pelo envio de um catálogo, por exemplo. Além disso, é um modo gratuito de promover o marketing do seu negócio e traz vantagens para a empresa e para o cliente.
Quanto mais fácil de navegar, melhor a posição do site nos buscadores e essa função faz parte do Mobile Marketing. Portanto, se você criar uma página que seja visualizada de forma correta em tablets e smartphones, há mais chances de concluir vendas.
O QR Code Marketing é uma ferramenta muito eficaz para o marketing para dispositivos móveis. Uma vez que, esse mecanismo traz excelentes efeitos para o seu plano. Com o seu uso você consegue direcionar o cliente para uma página por meio da leitura de um código.
Esse código de barras é gerado em 2D e pode ser distribuído em panfletos, embalagens e cartazes, por exemplo. O que facilita a comunicação entre a marca e a sua audiência, bem como, mantém a segurança do público com informações corretas.
Sem dúvida os aparelhos mobile se tornam cada dia mais importantes para os usuários e o Mobile Marketing é essencial para o seu plano. Por isso, vale a pena investir parte dos seus recursos nesse tipo de ferramenta para vender mais e melhor.
Basta verificar quais os melhores métodos e modelos se aplicam de forma mais assertiva na organização para que você alcance os objetivos traçados no seu projeto.