Os KPIs são necessários para atingir as metas de vendas?

22 de fevereiro de 2023 Escrito por Diego Dias
Os KPIs são necessários para atingir as metas de vendas? - Socialmaker

Os KPIs ajudam a traçar medidas estratégicas, a fim de atingir metas organizacionais e aumentar as vendas de produtos ou serviços. Além disso, os indicadores de desempenho em vendas mostram se você deve seguir com os mesmos métodos ou mudar a rota.

O que são KPIs?

A sigla KPIs traduzida do inglês significa indicadores-chave de desempenho, ou seja, são medidores quantitativos de um processo para atingir objetivos específicos. Desse modo, eles são utilizados para fornecer metas aos funcionários e ver o seu progresso.

Qual a importância dos KPIs para as vendas?

Os KPIs são importantes por permitirem uma visão clara de como atingir os objetivos do seu negócio, dessa forma, é possível orientar uma equipe e empresa de forma mais assertiva, facilitando a previsão e realização de vendas futuras.

Lupa sobre folha com gráficos impressos em cima de mesa de madeira e ao lado de caderno com capa em espiral de ferro

Deve-se analisar as métricas para melhorar os indicadores de desempenho ou KPIs. Imagem de RODNAE Productions no Pexels

Quais são os principais tipos de KPIs?

Existem vários tipos de KPIs, como unidade funcional, operacional e estratégico, tanto para medir o progresso mensal como a longo prazo. Além disso, todos os índices de desempenho utilizam meios para atingir as metas de forma mais rápida e eficiente.

Unidade Funcional

São indicadores para funções específicas, como finanças ou Tecnologia da Informação. Assim, nesses primeiros, os medidores analisam margem de lucro bruto, líquido e índices de ativos, já nos de TI rastreiam o tempo de resposta ou médio de atividade.

Operacional

Esses KPIs são aplicados em processos de eficiência nas atividades tanto individuais quanto de grupos. Além disso, medem o desempenho em curto prazo, como vendas por região, custo de transporte, CPC (custo por clique) e CPA (custo por aquisição).

Estratégico

Esses indicadores-chave de desempenho monitoram a longo prazo os fatores internos e externos das metas organizacionais. Assim, é verificado a atuação da empresa em serviços de entrega, lucratividade e entre outros.

Pessoas ao redor de mesa branca de reunião com uma delas usando notebook e alguns objetos como post-its espalhados ao redor dos membros da reunião

Os KPIs te ajudam a atingir as suas metas de vendas. Imagem de Yan Krukau no Pexels

Por que você precisa de KPIs para aumentar as vendas?

Os KPIs priorizam as atividades úteis e direcionam para o caminho certo de otimização do processo de vendas. Ademais, sem o uso desses indicadores, atingir as metas será mais difícil, pois você não estaria sendo estratégico.

5 fatores em que os KPIs vão melhorar na sua empresa

Aplicar os indicadores de forma correta nos negócios irá facilitar na sua organização e melhorar o desempenho das funções junto com os lucros. Contudo, existem 5 fatores principais que serão melhorados na sua empresa com ajuda deles:

  • melhor análise da saúde da empresa;
  • medir o progresso da empresa de forma clara;
  • oportunidade de analisar padrões ao longo do tempo;
  • resolver problemas e aproveitar oportunidades;
  • aplicação de ajustes para permanecer no caminho certo.

Estes são apenas alguns dos benefícios que um bom planejamento estratégico com o uso dos KPIs podem oferecer ao seu negócio.

Quais são os KPIs de vendas mais utilizados?

Cada organização utiliza indicadores-chave de desempenho para potencializar as suas vendas, mas alguns são mais eficazes do que outros e por isso, são mais utilizados. Os principais fatores são:

  • acompanhar o crescimento mensal das receitas e vendas;
  • destacar os melhores membros da equipe, a fim de comparar e motivar os colegas;
  • analisar margem de lucro entre produtos e serviços diferentes;
  • criar estratégias competitivas através da análise de preços dos concorrentes;
  • análise de produto ou serviço com melhor ação de vendas.

Com isso, então, é possível notar que há vários fatores que podem ser estudados com o auxílio dessa ferramenta para ter negócios lucrativos.

O que vai mudar após aplicar os KPIs na sua empresa?

A aplicação certa dos KPIs na sua empresa irá trazer um melhor desempenho e resultados mais rápidos, além de eficazes. Ademais, eles existem para ver os pontos positivos e negativos, a fim de ajudar nas próximas decisões.