Como melhorar o atendimento ao cliente dentro da sua empresa

6 de fevereiro de 2023 Escrito por Diego Dias
Como melhorar o atendimento ao cliente dentro da sua empresa - Socialmaker

Hoje o atendimento é uma das principais estratégias para conquistar um cliente. Ainda mais com o uso do WhatsApp e também das redes sociais. Assim, aproxima os clientes e as empresas.

O que é um bom atendimento?

Um bom atendimento é aquele onde o cliente tem todas as suas dúvidas sanadas. O WhatsApp e também as redes sociais vem sendo cada vez mais utilizados como meio de atender o público.

Para se ter uma qualidade no atendimento ao cliente é essencial entender quais são as necessidades que o usuário tem. Como por exemplo:

  • dúvidas sobre um produto;
  • informações sobre o serviço;
  • explicar o funcionamento da empresa.

Além disso, é importante que o consumidor se sinta à vontade para descrever quais os problemas ou necessidades que o mesmo tem em relação a sua empresa.

Mulher sorridente sentada diante de mesa usando notebook e fones de ouvido enquanto aparentemente realiza um atendimento online

Um bom atendimento é aquele que consegue solucionar os problemas do cliente em um único chamado. Foto retirada do site Freepik

Como melhorar o atendimento ao cliente?

Para melhorar o atendimento ao cliente é necessário analisar vários fatores importantes. Além disso, é preciso adotar algumas práticas para que o cliente esteja satisfeito com a empresa . Veja 5 dicas para garantir uma boa experiência no WhatsApp Business:

1 – Busque entender com o cliente o que ele precisa naquele momento

Ao receber uma solicitação ou chamados, mostre para seu consumidor que a empresa irá ajudá-lo. Por isso, busque entender o que ele precisa, além de ter um cuidado com as informações passadas durante esse processo. Faça perguntas que tenham relação com a solicitação dele. Isso ajudará a entender melhor e assim solucionar o problema ali descrito.

2 – Alinhar a linguagem com o time de atendimento

Alinhar com o time de atendimento como será a linguagem usada, é importante para que a empresa seja bem vista pelos usuários. Isso porque evitar que ocorra alguma diferença na forma das explicações.

Mulher sentada em local de superfície verde com cabelo amarrado dos dois lados e digitando algo no celular

Quando o cliente realiza um atendimento via WhatsApp ele busca rapidez e soluções de sua empresa. Foto retirada do site Freepik.

3 – Entenda o motivo das reclamações

Ao receber uma reclamação, busque entender juntamente ao cliente o que fez ele não gostar de um produto ou do processo de vendas. Além disso, procure saber o que esse consumidor gostaria que melhorasse e aceite sugestões.

4 – Peça feedbacks de atendimento

Após cada atendimento, solicite à pessoa que foi atendida o chamado que dê uma nota ou feedback sobre a forma com ele tudo aconteceu. É por meio desses dados que é possível melhorar ainda mais os meios de suporte ao cliente.

5 – Cultive o relacionamento durante e após o atendimento

Trazer novos clientes para a empresa é difícil. Contudo, manter um cliente é ainda mais complicado. Por esse motivo, é interessante buscar por medidas que ajudem a cultivar esse relacionamento não só durante o atendimento, mas depois também.

Assim, após sete dias da abertura do chamado, entre em contato com quem solicitou e pergunte se o problema foi resolvido. Caso ainda haja insatisfação, procure entender e assim solucionar da melhor maneira.

https://www.youtube.com/watch?v=PWuU_eocDs4

O atendimento pelo WhatsApp é sempre necessário?

Com a grande utilização do WhatsApp, é importante que empresas invistam sempre em um bom atendimento ao cliente no WhatsApp. Por essa maneira, é necessário treinar o time de atendentes para que os mesmos possam esclarecer qualquer dúvidas dos usuários.