Prospecção ativa e passiva: como isso te ajuda a vender mais?

16 de julho de 2023 Escrito por Diego Dias
Prospecção ativa e passiva: como isso te ajuda a vender mais? - Socialmaker

A prospecção é um tipo de processo que serve para que as empresas superem o desafio de crescer e se desenvolver de modo organizado e rentável. Por isso, veja o que significa e como funciona esse método e qual a diferença entre o aspecto ativo e passivo que ele possui.

O que é prospecção?

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A prospecção é um processo muito útil para aumentar a sua renda e o nome da marca. Imagem de Antoni Shkraba em Pexels.

Prospecção é o processo de identificar e buscar novas chances de encontrar negócios potenciais para a sua marca. Dessa forma, é uma atividade essencial para se aprimorar e desenvolver de modo ordenado e com uma visão de futuro mais clara e atingível.

Ela conta com os estilos ativo e passivo, que tem as suas diferenças em termos de métodos e do nível de dificuldade que eles possuem. Então, a maioria das variações estão na abordagem e no grau de iniciativa por parte da empresa para o contato inicial.

Como o contexto digital transforma a forma de prospectar?

Hoje em dia o contexto digital traz alguns desafios e vantagens para prospectar nos negócios de estilo B2B. Isso porque, é comum que o cliente use muitos canais diferentes para se informar antes de decidir pela compra, o que os torna mais detalhistas e exigentes.

Quais as principais dificuldades?

A prospecção apresenta algumas dificuldades grandes no caminho até a conversão das leads geradas em suas redes sociais ou páginas online. Assim, algumas das principais delas são as opções que estão listadas logo a seguir:

  • é preciso gastar mais tempo buscando registros antes de contactar novos clientes;
  • o excesso de dados prejudica o ato de filtrar melhor as informações;
  • as políticas de segmentação devem ter focos em nichos;
  • é crucial traçar uma relação mais próxima com os clientes.

Os times de vendas que desejam se destacar nesse setor tem que conseguir utilizar as novas ferramentas que surgem. Além disso, precisam fazer o melhor uso possível da tecnologia para obter bons números e fazer com que a sua renda cresça de modo considerável e prático.

Quais as melhores facilidades?

O meio online também oferece boas vantagens para a prospecção e vale a pena discuti-las um pouco. Dessa forma, algumas das principais formas como eles beneficiam o ciclo de vendas das marcas, estão listadas abaixo:

  • mais fácil obter sucesso na busca de novos clientes;
  • aumenta os lucros da receita;
  • é possível oferecer mais informações sobre os produtos;
  • torna mais simples o processo de gerar uma relação com seus leads;
  • possuem uma influência maior sobre seus compradores.

Com a grande quantidade de ferramentas digitais é mais fácil encontrar soluções para se aplicar estratégia para identificar e cativar clientes. Então, todos esses benefícios tornam as equipes mais confiantes para realizar o processo e conseguir melhores resultados.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

A prospecção ativa e passiva tem diferenças desde a primeira abordagem até o momento de aquisição final de novos clientes ou chances de negócio. Assim, possuem papéis únicos ao longo da estratégia de vendas e marketing e vale a pena conhecer mais.

Como funciona a ativa?

O estilo envolve uma abordagem proativa, na qual a empresa toma a iniciativa de identificar e abordar clientes em potencial. Por isso, nesse caso, a marca tem que entrar em contato e tomar a primeira atitude, o que pode ser feito por vários meios como os que estão a seguir:

  • telefone;
  • e-mail;
  • visitas pessoais;
  • eventos de networking.

A meta principal é identificar leads qualificados e iniciar o processo de vendas de modo único e personalizado. Dessa forma, embora dê mais trabalho, oferece um controle maior e permite que o time selecione os prospects que se encaixam mais no perfil desejado de persona.

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A prospecção auxilia a marca a crescer e converter mais vendas. Imagem de Andrea Piacquadio em Pexels.

Como funciona a passiva?

A prospecção passiva se refere a atrair clientes em potencial por meio de estratégias de marketing e comunicação. Então, é um sistema que precisa utilizar as ferramentas de criação de conteúdo de qualidade para agradar e cativar as pessoas em busca de tráfego orgânico.

O intuito desse processo é despertar o interesse dos potenciais clientes, o que pode fazer com eles entrem em contato de modo voluntário. Por isso, aqui, a empresa cria uma presença online forte, o que requer um time que seja qualificado e saiba se comunicar por meio de:

  • website;
  • blog;
  • redes sociais;
  • Marketing Digital.

A criação de conteúdo deve ser relevante para que seu blog corporativo, com mecanismos de busca otimizados (SEO), anúncios online e uma presença ativa nas redes sociais. Assim, nesse caso o ideal é esperar que o lead se interesse ao ponto de entrar em contato.

Quais os pontos fortes e fracos de cada tipo de prospecção?

Ambos os tipos de prospecção oferecem uma série de pontos positivos e negativos de acordo com custos, esforço e tempo de recompensa. Portanto, vale a pena conhecer mais detalhes sobre elas e entender porque são aspectos tão importantes para concretizar negócios.

Com o estilo ativo é possível ter mais controle de seus atos, com uma abordagem adaptável e mais assertiva. No entanto, demanda mais esforço e recurso da empresa para funcionar bem e chegar ao seu objetivo final com sucesso, ou seja, aumentar a sua taxa de conversão.

No outro lado, o modo passivo é mais escalável e pode gerar um fluxo contínuo de leads qualificados. Mas, o sistema requer um plano maior, com estratégias que se tornem efetivas no marketing e criação de conteúdo para atrair potenciais clientes.

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A prospecção ativa e passiva podem se aliar para melhorar os resultados obtidos. Imagem de Lukas em Pexels.

Por que é importante que as duas prospecções estejam alinhadas?

É válido dizer que para ter bons resultados de prospecção é crucial ter uma abordagem híbrida, onde atue de modo passivo e ativo, capaz de atrair ao máximo seu público-alvo. Dessa forma, não é necessário escolher entre eles e sim buscar meios de juntá-los.

Combiná-las é a melhor forma de buscar oportunidades e negociar com novos clientes, já que se complementam no processo de vendas. Assim, a junção ajuda a maximizar o sucesso para identificar e adquirir novos clientes.

O modelo ativo é eficaz quando se pode ter um controle mais direto sobre os leads e se busca resultados rápidos. Enquanto isso, a passiva serve para companhias que querem atrair um volume maior de leads ao longo do tempo, por isso, as duas juntas garantem bons resultados.