Muitas empresas ainda praticam as vendas casadas. No entanto, essa é uma técnica que está sendo cada vez mais deixada de lado. Dessa forma, entenda mais sobre esse método e as razões de ele não ser bem-visto no mundo dos negócios.
As vendas casadas consistem em uma prática bem popular até poucos anos atrás, que obrigava o cliente a levar mais de um produto. Assim, nesse tipo de venda, o consumidor só poderia adquirir algo, se também comprasse outro objeto.
Isso sem que haja qualquer interesse da parte do público. No entanto, a venda casada acontece de duas maneiras: aberta ou velada.
No primeiro caso, o vendedor já deixa claro para a pessoa que ela precisa levar um produto para ter acesso a outro. Já no segundo, a empresa adiciona certo serviço no pacote do cliente, sem que ele mesmo faça essa solicitação.
O resultado disso é que a pessoa leva para casa algo que não queria, nem precisava. Dessa forma, é comum que ela reclame da empresa, seja pelas redes sociais ou para pessoas próximas. Isso prejudica bastante a reputação de uma marca.
De cara já deu para perceber que essa prática não é nada honesta. Assim, a legislação brasileira também encara as vendas casadas desse modo. Então, essa técnica é proibida no território nacional.
O Código de Defesa do Consumidor possui um artigo só sobre isso, o 39. Dessa forma, isso é considerado uma prática abusiva. Portanto, o cliente tem o direito de obter seu dinheiro de volta se quiser.
Outro ponto importante é que caso a empresa seja flagrada realizando esse tipo de venda, existem outras punições. Assim, ela pode ser multada ou o responsável pode ir para a prisão. A pena varia entre 2 e 5 anos.
Qualquer pessoa que tenha vivenciado ou saiba de um negócio que realize essa venda deve procurar o Procon. Afinal, esse é o órgão responsável por receber as denúncias.
A venda casada velada é ainda mais perigosa. Então, ela pode acontecer de várias formas, confira só:
Perceba que ao analisar os exemplos, quase todo mundo já passou por esse tipo de situação. Portanto, é muito importante entender como se defender desses abusos.
O principal motivo para evitar as vendas casadas é a punição judicial. No entanto, a reputação do negócio fica prejudicada. Além disso, os clientes não costumam se fidelizar, afinal, a empresa os obrigou a comprar algo.
Não existe nenhuma vantagem em praticar a venda casada. Então, quem deseja ter uma companhia de sucesso nunca vai optar por essa tática.
Sem dúvidas, afinal, existem diversas outras técnicas que fazem o cliente comprar mais, sem precisar recorrer às vendas casadas. No entanto, todas elas respeitam a vontade do público e oferecem algo útil para ele. Por fim, não coloque seu negócio em risco e seja sempre honesto com seus consumidores.