Como criar mensagens de vendas pelo whatsapp eficientes?

22 de outubro de 2022 Escrito por Diego Dias
Como criar mensagens de vendas pelo whatsapp eficientes? - Socialmaker

Ter critérios para criar mensagens de vendas pelo WhatsApp pode gerar ótimos resultados. Afinal, ele está entre os aplicativos mais baixados do mundo e seus clientes com certeza usam. Então, veja algumas dicas e aprenda como vender online por ele.

Por que usar mensagens de vendas pelo WhatsApp?

A plataforma WhatsApp é um canal importante para que os clientes se relacionem com as empresas. Mas, é essencial que saiba fazer bom uso das mensagens para que o contato gere vendas. Assim, você pode usá-la para: 

  • Apresentar o produto ou serviço da sua empresa; 
  • Enviar propostas;
  • Nutrir os leads;
  • Negociar e fechar acordos.

Você deve evitar o excesso no WhatsApp. Ou seja, não dispare inúmeras mensagens aos seus contatos e espere um retorno. Bem como, atenção ao horário que irá responder ou enviar algo, preze sempre por algo entre às 8h e 18h.  

Qual a principal característica das mensagens de vendas pelo WhatsApp?

A comunicação ágil e direta determina que esta via seja um excelente ponto de contato entre você e o seu cliente. Afinal, as mensagens de vendas pelo WhatsApp são imediatas. 

Tela de smartphone em foco no menu de aplicativos e em destaque o ícone do whatsapp com duas notificações

Ao conversar com seus clientes pelo WhatsApp tenha atenção ao tom de voz. Imagem de ITECHirfan no Pixabay

Qual a ferramenta que você deve usar para enviar mensagens de vendas pelo WhatsApp? 

A versão do aplicativo que você costuma usar para conversar com os seus amigos e familiares não é o melhor canal para criar uma relação comercial. Desse modo, o WhatsApp Business é o meio ideal para firmar vínculos desse tipo. 

Esta ferramenta é gratuita, então, basta fazer o download na loja de aplicativos do seu celular. Aliás, os clientes podem usar a outra versão, que não haverá nenhuma diferença. Mas, a empresa com o Business tem funções como:

  • Dados como o nome da empresa, site e endereço; 
  • Criação de um catálogo de produtos ou serviços;
  • Mensagens automáticas, 
  • Informações sobre o horário de expediente;
  • Acesso a dados que permitem fazer a análise de estratégias; 
  • Organização das conversas com os clientes por meio de etiquetas. 

Estes recursos permitem que você passe uma imagem mais profissional. Afinal, ao enviar mensagens de vendas pelo WhatsApp o cliente terá mais informações sobre sua empresa ao clicar no perfil.

Crie uma estratégia para o envio de mensagens pelo WhatsApp

É importante ter a permissão dos leads para enviar as mensagens. Após isso, crie um projeto de comunicação que estimule o público-alvo a interagir e comprar. Por exemplo, tenha uma abordagem de vendas com o envio semanal sobre as novidades da marca.

Qual a melhor forma para enviar mensagens de vendas pelo WhatsApp?

Evite o envio de mensagens em massa. Aliás, o uso de uma comunicação personalizada com o lead influencia de forma direta e positiva nos resultados com o cliente. Além disso, seja sempre educado e inicie uma conversa apenas no horário de expediente. 

Como abordar o lead por meio das mensagens pelo WhatsApp?

Há algumas etapas a serem cumpridas para conseguir a primeira compra e manter os clientes. Portanto, a sua gestão comercial depende de ações constantes, por exemplo:

  • Manter o contato após a primeira aproximação; 
  • Enviar arquivos de vídeo e imagem; 
  • Criar ações de fidelização, como clube de pontos e bônus; 
  • Oferecer suporte ao cliente.

Mostre que você conhece o seu público-alvo ao enviar as mensagens de vendas pelo WhatsApp. Além disso, se perceber algum tipo de interesse é preciso gerar estímulos para que a compra aconteça de fato. 

https://www.youtube.com/watch?v=e9mD18__s7U 

Construa uma relação sólida com o seu cliente 

Você não deve buscar somente obter vendas, mas, também, manter a sua clientela satisfeita. Por este motivo, é muito importante criar uma boa relação com o lead e sempre oferecer o melhor produto ou serviço. 

Saiba identificar em qual etapa do processo de compra o seu cliente está 

Conseguir perceber o estágio do acordo é crucial para você manter a qualidade do atendimento. Dessa forma, é possível programar o envio das mensagens de vendas pelo WhatsApp de acordo com a  interação que possui com o lead ou cliente.

Aproveite o seu status do WhatsApp

Esta função é uma aliada para que os seus possíveis clientes vejam o que você oferece. Assim, se houver um conteúdo interessante, os seus contatos podem responder e até mesmo fazer pedidos, de forma mais ágil e eficaz.

Use a mesma linguagem que o seu público-alvo

Usar a linguagem do cliente não quer dizer imitar o modo como ele fala. Então, você precisa saber o quanto ele conhece sobre o seu negócio. Logo, será possível se comunicar de forma clara e eficiente. 

Mão feminina segura smartphone com fundo da imagem em desfoco, onde na tela ela conversa com outra pessoa pelo aplicativo whatsapp

Um dos diferenciais do WhatsApp é que a conversa é imediata. Imagem de Heiko no Pixabay

Aumente suas vendas com o WhatsApp   

Oferecer um canal para seus clientes como o WhatsApp é essencial para aumentar as vendas. Além disso, aliar essa ação com o Marketing de Conteúdo ajuda na captação de leads e na fidelização.

Seja sagaz no uso do WhatsApp

O contato inteligente deve ser uma prioridade. Por isso, pense que você tem que convencer o cliente de forma rápida e eficaz. Afinal, ele precisa entender logo no primeiro momento o porquê do seu contato por meio de mensagens de vendas pelo WhatsApp.

Crie uma mensagem clara e simples que apresente seu negócio. Então, ao conquistar a confiança do lead estará mais perto de realizar um bom negócio. Portanto, use esse aplicativo como um aliado.