As objeções de vendas são um desafio comum na rotina do vendedor online ou físico. Isso porque, sempre há fatores que deixam o cliente em dúvida se quer ou não levar o produto. Mas, para conseguir contornar a situação, veja algumas dicas que podem ajudar.
As objeções de vendas são preocupações e inseguranças manifestadas pelo cliente antes de adquirir um produto. Ou seja, se trata dos obstáculos que o vendedor precisa contornar para conseguir fechar negócio.
É importante saber que tem inúmeros fatores que podem te impedir de avançar na conclusão da compra. Desse modo, é crucial ter uma equipe preparada para entender o perfil de cada consumidor e se adequar para alcançar o melhor resultado.
O primeiro passo para contornar as objeções de vendas é praticar a escuta ativa. Ou seja, treine o seu time para escutar com atenção o que o cliente está dizendo e expressando.
Acontece que o corpo das pessoas falam muito sobre elas. Portanto, se o vendedor souber interpretar os sinais, vai perceber que uma abordagem está deixando o consumidor reprimido e com isso, vai poder mudar de tática. Além disso:
Não há nada pior do que se sentir enganado. Desse modo, seja sempre claro e transparente com os seus clientes sobre o produto, inclusive, o preço. Então, com isso, ele sentirá a confiança necessária para fechar a compra e deixar de lado as objeções.
Fazer as perguntas certas pode tornar o processo de negociação mais prático e rápido. Isso porque, você vai conseguir identificar e responder às dúvidas de forma precisa. Ou seja, vai dizer o que ele precisa ouvir.
Ao seguir esse padrão, fica mais fácil despertar o interesse do consumidor. Afinal, ele fazer questão de prestar atenção em cada palavra, o que vai facilitar a etapa de conhecer o produto.
Imagine que você foi em uma loja onde o vendedor não faz perguntas, apenas fala sobre o item. Então, ao fazer isso, há uma grande possibilidade que o seu interesse pela compra diminua ainda mais porque a situação fica massante.
Muitos consumidores criam objeções para comprar o produto, porque ao fazer uma pergunta, não recebe uma resposta empática. Ou seja, o vendedor autônomo mostrou desinteresse ou desrespeito.
De forma natural, mostre todos os benefícios do item que o seu cliente está interessado. Inclusive, sempre fale sobre aspectos que vão além do objeto, como preço, tempo de garantia e mais.
Esse momento deve acontecer logo no início da venda. Isso porque, às vezes, o consumidor vê o produto e tem uma impressão errada sobre ele, o que acaba criando objeções. Então, mostre que existe um equívoco na percepção.
Ofereça soluções lógicas e realista para os motivos que estão dificultando a compra. Então, por exemplo, se o problema for o preço, você pode analisar a possibilidade de oferecer um desconto exclusivo.
Ao fazer isso, seu cliente vai se sentir importante, o que ajudará na fidelização e ainda, vai fechar a compra. Mas, isso deve ser feito com muito cuidado para não causar prejuízos. Então, analise bem todo o contexto.
As dicas citadas devem ser sempre aplicadas conforme a necessidade e ainda possibilitam ajudar em suas técnicas de vendas pelo WhatsApp. Desse modo, será possível contornar as objeções, fechar mais negócios e com menos esforço.