As vendas de seguidores ocorrem nas redes sociais para aumentar os números mostrados nas contas dos usuários nas redes sociais. Porém, essa prática pode não ser legal e confiável e pode levar inclusive à exclusão do perfil conforme o caso.
As vendas de seguidores são uma prática na qual o empreendedor digital compra seguidores e curtidas para gerar engajamento. Então, elas aumentam o número de seguidores de uma conta em redes sociais, como Instagram e o Facebook.
A intenção dessa prática é aumentar a participação e o alcance das contas com seguidores comprados. Porém, eles não são pessoas reais que interagem com conteúdo. Assim, a ideia é tornar as contas mais relevantes, mas de uma forma não natural.
Muitas vezes, a falta de uma boa ferramenta de gestão de vendas e de marketing é o que leva os influenciadores a fazer uso dessa prática.
O falso engajamento criado pelas vendas de seguidores pode ocorrer de dois modos: pelas “fazendas de cliques” e por meio do uso de robôs.
O primeiro meio é a junção de grupos de pessoas e computadores. Elas passam o dia curtindo posts e criando comentários nos perfis escolhidos. Dessa forma, os influenciadores que usam essa prática ganham uma interação falsa.
As vendas de seguidores não são mais permitidas desde agosto de 2022. Portanto, desde essa data, a Justiça proíbe venda de seguidores e curtidas no instagram, com a possibilidade de recebimento de multas, processos judiciais e exclusão de contas.
Então, além dos termos de uso do Instagram proibirem a prática, agora ela pode ser alvo de um processo na Justiça. Assim, buscar interação por meios artificiais pode ser muito prejudicial e trazer vários danos para as empresas que os utilizam.
Dessa forma, confira a seguir alguns prejuízos que as vendas de seguidores podem trazer para o empreendedor digital se for praticada:
A Meta, empresa dona do Instagram, fez um pedido sobre a empresa Igoo Networks, para tentar conter a prática na plataforma. Em resposta à solicitação, a 1ª Vara Empresarial e de Conflitos de Arbitragem de São Paulo proibiu a venda.
Em suma, vender curtidas e seguidores é uma prática criminosa, que traz muitos problemas para quem a pratica. Portanto, buscar estratégias de marketing de vendas legais, que funcionam é a melhor forma de ganhar a interação de forma orgânica nas redes.