O marketing de conteúdo é uma ferramenta para quem quer vender mais e alçar voos mais altos. Então, você vai aprender neste guia as vantagens que ele traz para sua empresa, as estratégias e como começar. Confira neste artigo.
É um modo de usar o conteúdo para vender seus produtos ou serviços de um jeito velado com valor e não preço, em várias mídias. Por isso, o objetivo é chegar até as pessoas e apresentar algo de qualidade, sem que pareça ser uma venda direta.
É um jogo de construção de uma relação com os clientes por meio das etapas da sua jornada de compra. Por isso, a sutileza é uma de suas características. Logo, ele tem que sanar sua dor com o que a empresa tem a oferecer. Então, veja como funciona:
Para chegar às pessoas, uma marca deve:
Para oferecer valor, uma marca pode:
O marketing tradicional pode ser percebido de forma evidente. Isso porque, o marketing de conteúdo busca atender às demandas do cliente. Assim, não oferece o produto no primeiro encontro, é como uma sedução que aos poucos o convence.
Assim como em um relacionamento, a confiança é construída com os clientes ao longo do tempo. Porém, o seu trajeto, vai do momento que conhece sua marca até a compra. No entanto, pode ser dividida em três etapas.
O início da jornada de compra se inicia na conscientização, onde os potenciais clientes identificam suas necessidades. Então, nesta fase os conteúdos explicativos e de instrução que falam sobre a sua dor e soluções funcionam melhor.
Os buscadores são excelentes meios de direcionar o público para o seu negócio. Por isso, a importância de um conteúdo otimizado.
Nesta fase, o consumidor considera resolver o problema. Ou seja, estão dedicados a aprender mais e procurar respostas para a sua dor. Então, nesta etapa o conteúdo deve ser informativo e mostrar como seus produtos ou serviços podem ajudar.
A decisão é a fase final, ele está apto para escolher o que irá ajudá-lo a resolver o seu problema. Portanto, o marketing de conteúdo neste estágio pode transformar leads em clientes.
Nessa fase o conteúdo deve ser persuasivo e inclusivo para quebrar qualquer objeção ou medo que ele tenha antes da compra.
A palavra “conteúdo” se tornou universal no marketing, mas você precisa entender o conceito. Então, quando falamos de marketing de conteúdo, tudo aquilo que compartilha saber de forma escrita, visual ou em áudio. Portanto, isso pode incluir:
Isso tudo é muito dinâmico, a cada dia surge um jeito ou um meio novo onde pode ser feito e divulgado. Mas, esta é uma das formas mais usuais de produção.
Há várias formas de falar do marketing de conteúdo. No entanto, algumas empresas se focam em uma estratégia, enquanto, outras mesclam várias. Portanto, a abordagem correta depende de qual é o público e os seus objetivos.
A liderança de pensamento é fornecida pelos principais nomes de um campo ou espaço específico que compartilha perspectiva ou ideias de um segmento ou marca. O objetivo é desenvolver saber e experiência e ser reconhecido como referência de uma área.
São técnicas para elaborar textos com o uso de palavras-chave que buscam atender a uma demanda existente. Por isso, a estratégia de SEO busca fornecer informações úteis ligadas às perguntas de pesquisa na forma de um post no blog.
O marketing de produto é focado em vendas. Então, esse tipo de estratégia pode ter relatos de clientes ou estudos de caso sobre o seu produto na vida deles. Use Webinars que demonstram como seu produto funciona.
Produzir conteúdo é a primeira parte, mas não é a única. Ainda que você tenha o melhor texto do mundo, não pode achar que os compradores o encontrarão. Então, é aí que a ato de distribuir se faz presente.
Em certos canais permite compartilhar dentro da plataforma, como e-mail marketing ou mídias sociais, no entanto, outros, como podcasts ou posts em blogs, não. Mas, é preciso escolher uma estratégia para atrair o seu público.
Os canais de distribuição de conteúdo incluem:
Você também pode publicar e compartilhá-lo várias vezes para ter mais impacto. Por exemplo, pode postar no TikTok e no Instagram Reels, com isso aumenta o alcance da postagem.
De modo geral, até os melhores canais que estão disponíveis não irão compensar uma estratégia de marketing de conteúdo abaixo da média. No entanto, pode simplificar o processo e fazer o trabalho com mais foco. Veja em seguida, alguns exemplos:
Ter os instrumentos certos em mãos, irá ajudar a acelerar a produção, fazer bons conteúdos e alavancar suas técnicas de vendas. Ter disciplina e um plano trará resultados.
Os esforços de marketing de conteúdo podem elevar a visibilidade da sua empresa e atingir seu público-alvo. Para começar com o marketing de conteúdo:
Não é uma tarefa fácil, mas um pouco de organização e compromisso serão eficazes. Dessa forma, ter metas bem alinhadas e conhecer a sua persona ajudará muito.
O tipo varia por empresa, isso porque, existem inúmeras formas de trajetos de marketing de conteúdo para você explorar, no entanto, quatro deles se destacam. Assim, isso te dará alguma ideia do que pode ser feito em criação de conteúdo. Confira quais são:
Esses são os quatro tipos que estão em evidência no momento. Portanto, você pode misturar estes e outros para aumentar o tráfego e as vendas.
Escrever alguns artigos, fazer vídeos e posts de blog que sejam ótimos, não garantem que você converterá um lead em uma possível venda amanhã. Leva tempo fazer a diferença. Então, alimente seu público, e promova suas histórias épicas.
Uma estratégia concreta pode garantir que você crie um conteúdo, que de fato tenha valor. Portanto, é preciso que você o leve até seu público de forma eficaz.
Ter uma persona bem estabelecida e criar conteúdo que convença o leitor. Além de ter uma jornada de compra bem estruturada para distribuir nos canais certos do seu nicho. Com certeza, isso levará seu negócio para outro nível.