Saber como planejar o marketing de conteúdo da sua marca é essencial. Afinal, essa ferramenta pode atrair usuários e ajudar na fidelização de clientes para ter mais chance de lucro. Mas, para isso é preciso criar um plano para vender mais pelo WhatsApp Business.
O marketing de conteúdo é uma forma de atrair clientes de modo orgânico. Ou seja, por meio de materiais que a sua empresa cria. Por exemplo, textos, posts em redes sociais ou e-books.
O marketing de conteúdo pode ser feito de maneira escrita ou audiovisual. Por isso, é uma ferramenta de sucesso hoje em dia. Aliás, pode-se criar diferentes materiais com foco em seu nicho em formatos como:
Todos os assuntos produzidos devem ter a ver com o produto que se vende ou serviço que oferece. Mas, também precisa entregar informação, isto é, ser relevante. Dessa forma, tem como foco o usuário e o que ele precisa naquele momento.
Para saber como planejar o marketing de conteúdo da sua empresa, considere que com a internet, as pessoas passaram a ver apenas aquilo que é interessante para elas. Assim, é preciso envolver o seu público e atrair clientes com materiais que sejam relevantes.
Uma das vantagens de investir em marketing de conteúdo é a redução em gastos de anúncios que não geram interesse para o público. Ou seja, a promoção com intenção de informar, tem um alcance e conversão muito mais amplo. Outros pontos importantes são:
Tornar o cliente fiel também é um benefício que ele traz. Pois, a organização mostra interesse em sanar todas as dúvidas dos consumidores. Então, os usuários passam a ter mais confiança em seus produtos e serviços.
O principal objetivo do marketing de conteúdo é gerar resultados positivos, elevar o número de vendas e lucros. Por isso, é necessário ter um plano de ação. Dessa forma, métodos serão criados para que a meta seja atingida.
Para criar uma estratégia de marketing é preciso estar claro quem é a sua persona. Além disso, conhecê-la a fundo, a fim de descobrir os seus interesses, dores e desejos. Outros conceitos importantes são, por exemplo:
Todos esses pontos serão interessantes para avaliar e acompanhar o desempenho das suas atividades. Assim, você será capaz de entender se tudo contribui para alcançar o objetivo final.
O conteúdo de marketing atraente é aquele que responde por meio das suas palavras e abordagem às necessidades, desejos e dores do consumidor. Assim, a ideia é convencer o cliente de que o seu produto ou serviço é o que ele precisa.
Antes de criar um texto, pense e trace um objetivo que vai te ajudar a decidir qual direção irá tomar. Dessa forma, as chances de conversão de vendas são maiores. Veja três ideias de marketing de conteúdos para WhatsApp:
Outro sentimento interessante é o medo. Desperte a insegurança e o medo, a escassez e a perda. Tudo isso são gatilhos mentais que motivam o público a fazer a compra com urgência.
O marketing nas redes sociais é muito útil para divulgar os seus produtos e serviços. Ainda assim, pode ser usado como um meio de informação e diversão. Dessa forma, o público se alegra e interage de maneira natural.
Planejar o marketing de conteúdo para vender mais pelo WhatsApp deve ser feito de maneira pessoal e que gere conexão, pois ele é um dos apps mais populares do Brasil. Além disso, se tornou muito importante para a comunicação.
Ele é um dos canais mais flexíveis de promoção e de venda. Então, melhore o seu atendimento e sua forma de se relacionar com os clientes, ofereça todo suporte necessário, divulgue novos produtos e serviços. Porém, não seja invasivo.
Enviar mensagens mais pessoais e não inundar de propagandas, são ótimas para criar o marketing de conteúdo para o WhatsApp. Ainda assim, seja objetivo e deixe que o consumidor conduza a conversa.
Faça um planejamento com ações de estratégias de marketing. Por ser um app pessoal, é necessário ter alguns cuidados para não ser oportuno, por exemplo:
Aplique as suas técnicas de vendas pelo whatsapp para se aproximar do usuário. Dessa forma, os seus lucros irão crescer com o aumento das conversões e os clientes ficarão satisfeitos com a experiência de compra da sua marca.